top of page

REFORÇOS DE ABAS E BANDEJAS DE ACM: COMO EVITAR PROBLEMAS DE INSTALAÇÃO E DESPRENDIMENTO

Atualizado: 8 de mai. de 2023

*Por Johnny Vieira de Souza – responsável pelo departamento de projetos da Projeto Alumínio, arquiteto e professor universitário


Hotel Ibis Styles, São Paulo (SP)/Divulgação


O ACM, assim como qualquer outro tipo de material da construção civil, necessita de cuidados de instalação que são preponderantes para garantir estabilidade, segurança e apelo estético no qual foi designado. Adquirir um material de alto padrão sem mão de obra capacitada, pode resultar em perdas técnicas e estéticas, em muitos casos, comprometendo todo o valor investido.


Uma empresa de mão de obra qualificada é capaz de identificar e propor soluções assim que recebe o projeto de fachadas, evitando problemas futuros originados por falta de conhecimento técnico.


Talvez, um dos problemas visivelmente mais identificados nas fachadas de ACM é a falta de planicidade dos módulos, que gera uma má impressão visual, em alguns casos, pode originar problemas maiores, como o desprendimento dos módulos da subestrutura. Um dos fatores associados ao problema pode ser o subdimensionamento das juntas de dilatação (leia mais aqui).


Outro fator importante para evitar problemas deste tipo, está associado à necessidade de avaliar o projeto de paginação e o material adquirido antes de realizar o projeto executivo de fachadas, no qual determinará o sistema de instalação e paginação final.


É importante ressaltar que neste cenário o instalador deverá avaliar as condições locais da obra (altura, topografia, entorno e região), do projeto (paginação e sistema de instalação) e do ACM adquirido (espessura das lâminas, tipo de núcleo e espessura final do painel). Caso a área do módulo seja superior a recomendada (figura 01), a instalação deverá ter reforços estruturais, no módulo e/ou em suas abas.


Fonte: Manual de aproveitamento e modulação Projeto Alumínio (2022)


A inobservância quanto à recomendação da tabela acima, sem a utilização de reforços estruturais, no módulo e/ou em suas abas, pode causar complicações decorrentes de deformações e/ou desprendimentos de módulos da estrutura auxiliar.


Um dos motivos para tal consequência poderá estar na profundidade da usinagem (leia mais aqui), na especificação do ACM, no tamanho do módulo e na distância das cantoneiras de fixação. A ação do vento poderá ser um fator preponderante para deformação e/ou desprendimento (figura 02).


Fonte: Manual de aproveitamento e modulação Projeto Alumínio (2022)


É importante frisar que em toda aplicação é necessária a subestrutura de alumínio, que deverá ser bem fixada e totalmente alinhada com a paginação dos módulos, a fim de proporcionar apoio para fixação do módulo de ACM. O dimensionamento dos perfis e o método de fixação dependerá das condições da obra (consulte um engenheiro ou arquiteto especialista).


REFORÇOS E FIXAÇÃO DOS MÓDULOS


A utilização de reforço estrutural é necessária nas seguintes condições:


  • Quando a área da bandeja for superior a máxima permitida (figura 01);

  • Quando o módulo estiver a mais de 20m de altura, em regiões abertas (litorâneas ou prédio isolado) ou com grande incidência de ventos (consultar ABNT NBR 10821 – isopletas dos ventos);

  • A fixação da bandeja de ACM na subestrutura deverá ser feita por cantoneiras de alumínio específicas para ACM com abas desencontradas ou cantoneira “simples” com medidas inferiores às abas, sendo presas por dois rebites no módulo de ACM (figura 03).

Fonte: Manual de aproveitamento e modulação Projeto Alumínio (2022)


  • Os reforços, quando utilizados em painéis inferiores a 2500mm de comprimento, devem ser fixados por silicone ou fita dupla-face Dfix diretamente no painel e não precisam necessariamente encostar-se às extremidades da largura da bandeja (figuras 03 e 04);


Fonte: Manual de aproveitamento e modulação Projeto Alumínio (2022)


  • Em módulos com comprimentos superiores a 2500mm, os reforços devem fazer parte da subestrutura e serão fixados na estrutura auxiliar para evitar o excesso de peso sobre a usinagem do módulo (figura 05);


Fonte: Manual de aproveitamento e modulação Projeto Alumínio (2022)


  • O afastamento das cantoneiras em relação ao canto dos módulos deverá ser de 100mm. O espaçamento entre as cantoneiras de fixação (independentemente dos dimensionamentos do módulo) deverá ser de 300 a 350mm (figura 03);

  • O reforço em módulos com medidas inferiores a 2500mm poderá ser um tubo de alumínio de seção retangular, perfil do tipo T ou cantoneira (figuras 03 e 04);

  • Instalações de painéis em forros, para evitar o abaulamento pelo peso próprio do painel, deverão ter reforços (figuras 04 ou 05);

  • Quando utilizar painéis de 4mm, com lâminas 0,30mm cada (série 4300) com sistema de fixação mecânica através de abas, deverá haver reforços de abas com cantoneiras de alumínio coladas com fitas Dfix entre as cantoneiras que fixam o módulo (figura 06).

Fonte: Manual de aproveitamento e modulação Projeto Alumínio (2022)


É importante salientar que a norma ABNT NBR 15446 afirma que os painéis de ACM adequados para instalação externa são aqueles com lâminas 0,50mm e espessura total de 4mm, portanto, qualquer outro material fora das especificações mínimas de lâminas e espessura, para instalação externa, estarão fora da norma.


Para instalações com módulos tipo bandeja, que envolvem painéis com lâminas 0,30mm, é obrigatório a colocação de cantoneira de alumínio como reforço de usinagem da aba, conforme figura 06.


A especificação técnica de acessórios e do ACM deverá ser realizada somente por um profissional capacitado (engenheiro ou arquiteto consultor de fachadas). Há necessidade de levar em consideração fatores como características físicas e geográficas da obra, região em que o painel será instalado, bem como o tipo de material adquirido (espessura total e das lâminas), dimensionamento do painel, peso e método de instalação.


Em caso de dúvidas ou sugestões de paginação e avaliações para especificação técnica, o departamento de arquitetura da Projeto Alumínio está à disposição, no horário comercial de segunda a sexta-feira, pelo contato (17) 4009-8236.


*Os artigos publicados com assinatura são de responsabilidade dos respectivos autores e podem não interpretar a opinião da revista. A publicação tem o objetivo de estimular o debate e de refletir as diversas tendências do mercado, com foco na evolução da indústria de esquadrias e vidro.

V&S Blog.jpg

 Receba notícias atualizadas no seu WhatsApp gratuitamente. 

bottom of page