top of page

PRIMER COASTAL: A EVOLUÇÃO DA PINTURA DO ACM

Com exclusividade e em parceria com a Sherwin Williams, a Projetoal traz o sistema de pintura de primer com tecnologia Coastal para todas as séries fabricadas no Brasil


*Por Johnny Vieira de Souza – responsável pelo departamento de projetos da Projeto Alumínio, arquiteto, consultor ACM e professor universitário 


No passado, o ACM era um revestimento tratado como um material importado e genérico, ou seja, tido como “único” sem diferenças técnicas ou com diferenças muito sutis entre marcas concorrentes. A especificação por técnicos era limitada, pois as informações também eram de difícil acesso ou pouco exigidas. Este fator era impositivo e basicamente nivelava todas as marcas de ACM no mesmo patamar de qualidade, gerando no mercado uma disputa incessante pelo menor valor por metro quadrado.


Atualmente, o revestimento se disseminou nas construções em geral, inclusive nas aplicações (leia mais aqui - https://www.contramarco.com/post/as-diferentes-aplica%C3%A7%C3%B5es-dos-pain%C3%A9is-de-acm). Disputando diversos mercados de aplicação, desde os mais simples, como bandeiras de comunicação visual, sendo visto como a evolução das antigas lonas impressas em comércios de pequeno porte, até os mercados de alto padrão de revestimentos, como de prédios altos e edificações complexas, sendo visto como a evolução dos revestimentos no geral, principalmente pelas propriedades técnicas e estéticas que possui, o ACM ganhou várias facetas e diferentes composições, que vão muito além de questões estéticas (leia mais aqui - https://www.contramarco.com/post/garantia-do-acm-como-especificar-o-material-correto-de-acordo-com-as-caracter%C3%ADsticas-da-obra).


A Projetoal, líder em fabricação de ACM de alta performance no Brasil, através da parceria exclusiva com a multinacional Sherwin Williams, trouxe para o mercado nacional a tecnologia de primer Coastal. A solução de tinta, associada ao processo da linha de pintura da Projetoal, trata-se de uma inovação no mercado de ACM na América Latina.


Bobina de alumínio

Este sistema está incorporado nos painéis da Projetoal desde 2019, ano que a empresa passou a pintar o alumínio no Brasil, e garante melhores condições contra corrosão e oxidação, fato este que protege o alumínio e dá maior vida útil ao ACM e evita corrosão filiforme (leia mais aqui - https://www.contramarco.com/post/como-evitar-a-corros%C3%A3o-filiforme-no-acm).


Segundo a Projetoal, o primer com tecnologia Coastal está presente em 100% dos produtos fabricados no Brasil, através da marca Projeto Alumínio, independentemente da série (leia mais aqui - https://www.contramarco.com/post/os-diversos-tipos-de-pinturas-do-acm). Com três laboratórios de última geração, sendo um deles voltado exclusivamente para o controle de qualidade das tintas e processos de aplicação, com testes constantes e busca por meios de inovação no mercado, a Projetoal tem representantes exclusivos da Sherwin Williams dentro da indústria, que acompanha e inspeciona todo o método.


Latas de tinta Sherwin Williams

A tecnologia de pintura é aplicada na lâmina de alumínio do verso do painel, como camada única e na lâmina de alumínio da frente do painel, como primeira camada (primer), entre o tratamento químico e a camada final que receberá o acabamento, chamada de top coat (imagem 3). Esta é exatamente a mesma tecnologia presente na série Flurothane Coastal.


Nesta série, a tinta é aplicada em camada de maior espessura, garantindo vida útil em ambientes costeiros severos, como obras de frente para o mar, que recebem ação direta da maresia e, mesmo assim, a pintura tem vida útil com alta performance e garantia certificada.


Ilustração placas de ACM

O Primer Coastal e o top coat PVDF 70% Flurothane Coastal são produtos da Sherwin Williams, a Projetoal tem exclusividade no Brasil, para utilização das tintas com a tecnologia na fabricação de painéis de alumínio composto (ACM), da marca Projeto Alumínio.


Linha de produção Projetoal
Tinta Primer Coastal da Sherwin Williams verde

*Os artigos publicados com assinatura são de responsabilidade dos respectivos autores e podem não interpretar a opinião da revista. A publicação tem o objetivo de estimular o debate e de refletir as diversas tendências do mercado, com foco na evolução da indústria de esquadrias e vidro.

V&S Blog.jpg

 Receba notícias atualizadas no seu WhatsApp gratuitamente. 

bottom of page