top of page

GARANTIA DO ACM: COMO ESPECIFICAR O MATERIAL CORRETO DE ACORDO COM AS CARACTERÍSTICAS DA OBRA

*Por Johnny Vieira de Souza, arquiteto responsável pelo departamento de projetos da Projeto Alumínio e professor universitário


Há muito tempo o ACM deixou de ser um produto genérico, no qual a escolha era baseada quase que exclusivamente nas cores disponíveis no mercado. Atualmente, o material possui diversas características físicas e tipos de pinturas que permitem uma vasta gama de aplicações, diferentes períodos de vida útil e, por consequência, diferença de preços.


Um dos fatores mais importantes relacionados à vida útil do ACM é o tipo de pintura, ou seja, aquilo que o cliente não consegue visualizar no momento da compra. Adquirir ACM de fabricante com solidez, credibilidade e liderança de mercado é fator essencial para que se tenha respaldo técnico caso seja necessário acionar a garantia.


A Projeto Alumínio, líder no mercado e maior fabricante de ACM do Brasil, expõe que a série para a obra deve ser baseada em critérios. Para facilitar o entendimento, os converti em perguntas.


QUAL É O LOCAL DA OBRA?


Esta pergunta é fundamentada nas restrições de aplicação das séries do ACM devido à grande diversidade de pinturas e camadas de tintas (séries). A localização geográfica da obra é fator preponderante para verificar as condições ambientais que serão expostos os painéis de ACM e estão relacionados a dois quesitos, sendo: latitude (relação à exposição solar) e maresia (proximidade com o mar).


Quanto mais próximo do mar a obra estiver, maior será a restrição de séries. Já para instalações nas regiões norte, nordeste (maior parte) e parte do centro-oeste a garantia será depreciada em 50%, conforme mostra a figura e a tabela a seguir:



Esta pergunta serve também para verificar qual método de instalação poderá ser utilizado, uma vez que em regiões litorâneas é aconselhável adotar sistemas de bandeja vedada ou colada, que protegem o perímetro dos painéis e dificultam a corrosão filiforme.


QUAL É A ALTURA DA OBRA E O TAMANHO DOS MÓDULOS?


Esta pergunta está relacionada às condicionantes de ventos, peso próprio e dimensionamento dos painéis, e serve para verificar o tipo de características física do painel (espessura total e das lâminas) além de conferir condições relacionadas ao método de instalação, principalmente em instalações com fitas dupla-face, uma vez que há relação peso estático do painel versus largura, espessura e quantidade de fita a ser utilizado no perímetro do módulo (leia mais aqui).


A NBR 15446 define que em instalações externas devem ser utilizadas chapas com 4mm de espessura total e lâminas de 0,50mm cada, já a Instrução Técnica (IT) nº 10 dos Bombeiros do Estado de São Paulo, diz que revestimentos externos devem ter propriedades que se enquadram ao núcleo FR II-A (resistente a chamas). Baseado nestas informações, para instalações externas, o correto é sempre utilizar séries 4500 com núcleo FR II-A.


POR QUANTO TEMPO É DESEJADO O PERÍODO DE VIDA ÚTIL DO MATERIAL INSTALADO?


Esta pergunta está relacionada mais especificamente à resistência da pintura. Atualmente, no mercado, existem vários tipos de pintura, de diferentes marcas que conferem qualidades distintas.


É importante verificar qual é a funcionalidade e as condições da edificação. Instalações em prédios que sejam pontos de aluguel, onde poderá haver rotatividade de empresas ou em caso de testeiras de postos de combustíveis, que há necessidades de renovação da fachada a cada certo tempo, ou ainda fachadas de baixa complexidade, onde a substituição é facilitada, o cliente poderá optar por séries de menor garantia e mais econômicas, com a Super Poliéster (Poli VHDPE 3230) que possui até sete anos de garantia.


Em edificações altas, com grande complexidade para instalação e manutenção, que exigem maior vida útil do material, o cliente deverá optar por séries premium com PVDF como Coastal4500 (para regiões litorâneas até 1,5 km do mar) e Kynar4500 ou Feve4500 e Eura4500 (para regiões com mais de 1,5 km do mar), estes são materiais que possuem até 20 anos de garantia, sendo próprio para revestimentos de grandes edificações.


O MÉTODO DE TRANSPORTE, ARMAZENAMENTO E INSTALAÇÃO ESTÁ CORRETO E A MANUTENÇÃO PREVENTIVA ESTÁ EM DIA?


A compra do material especificamente correto é um fator de grande importância para as fachadas da edificação, mas sem uma mão de obra qualificada, poderá haver além da perda da garantia, problemas de ordem estética e técnica que poderão comprometer todo material adquirido.


Uma empresa de instalação séria, com corpo técnico e mão de obra qualificados, promoverá transporte e armazenamento corretos, e instalação com ferramentas e acessórios adequados, estas condicionantes também estão ligadas a garantia.


Outro fator importante está na periodicidade da limpeza. O painel de ACM possui basicamente como manutenção preventiva, a limpeza, cujo intervalo de tempo dependerá da localização da obra. As condições do painel e do clima para realização da limpeza também são fatores importantes que são tratados no manual de limpeza dos painéis da Projeto Alumínio.


Orienta-se que a limpeza seja anual, mas este período poderá ser maior ou menor dependendo das condições da superfície do painel. Para evitar acúmulo de sujeira, é muito importante o uso de pingadeiras, rufos e inclinações superiores a 10% quando instalado na horizontal.


Este fator associado com uma limpeza com detergente neutro sem acessórios abrasivos, dará maior vida útil à pintura. A aplicação de cera automotiva (desde que realizado teste em pequena área de aplicação para evitar manchas e riscos) é indicada para prolongamento da vida útil da pintura e período de limpeza (manutenção).

De acordo com as respostas, será obtido o melhor material, dentro das características técnicas da obra e sua localização. Este fator será primordial para garantia do produto, resguardando o cliente e o instalador em caso de necessidade de acionamento da garantia.


É importante frisar que ACM com pintura poliéster deve ser instalado somente em áreas internas que não tenham contato direto com o sol e chuva. Diversas empresas cometem o equívoco de instalar este tipo de pintura em áreas externas (não possui garantia). A ação dos raios UV, que provoca nos painéis desta série desbotamento e passa pelo processo de branqueamento devido à baixa resistência deste acabamento ao intemperismo, não são cobertos por garantia nesta série.


A Projeto Alumínio possui mais de 17 séries com diferentes camadas de pintura, com garantias para uso externo de até 20 anos. Para saber qual é a melhor série de ACM para a sua obra consulte o departamento técnico pelo número (17) 4009-8236 ou acesse o site www.projetoaluminio.com.br


Obra FAE Business School/Divulgação


*Os artigos publicados com assinatura são de responsabilidade dos respectivos autores e podem não interpretar a opinião da revista. A publicação tem o objetivo de estimular o debate e de refletir as diversas tendências do mercado, com foco na evolução da indústria de esquadrias e vidro.


留言


V&S Blog.jpg

 Receba notícias atualizadas no seu WhatsApp gratuitamente. 

bottom of page