top of page

ACM É TUDO IGUAL?

Dicas de como encontrar o material e o fabricante adequado para obras de grande porte 


*Por Johnny Vieira de Souza – responsável pelo departamento de projetos da Projeto Alumínio, arquiteto e professor universitário



Da esquerda para a direita algumas obras com participação da Projeto Alumínio: Edifício Comercial Park Tower, Edifício Comercial Magna Corporate e Edifício Comercial Brazilia Corporate/Divulgação: Projeto Alumínio


Quando chegou ao Brasil, o ACM tinha como principal aplicação o revestimento externo de obras de grande porte. Atualmente no Brasil, o material se popularizou e diversificou as aplicações, devido a esta gama, foram criadas séries para atender cada especificidade. Com a popularização do ACM, o material passou a ter diversas facetas, não só no cenário da construção civil (leia mais aqui), as aplicações vão desde placas de comunicação visual até revestimentos de obras de grande porte.


Com o aumento do uso do ACM no Brasil, houve também um crescimento significativo de marcas disputando o mercado, sendo a maioria delas importadoras do produto, que focam em materiais de comunicação visual (para pequenas obras e revestimentos internos ou placas), oferecendo séries de 3mm de espessura total, com pintura poliéster aplicado sem primer (não indicado para revestimento externo devido ao desbotamento acentuado – leia mais aqui).


Com a disputa do mercado acirrada, o preço do ACM caiu, hoje, as séries utilizadas para revestimento de obras de grande porte têm preço muito acessível, principalmente se comparadas com o vidro e o HPL (laminado melamínico de alta pressão), que são outros materiais de revestimento de fachadas, por exemplo.


Em meio a grande oferta de marcas e séries, com preços variados, como adquirir um material correto para sua obra? Esta, talvez, seja a principal pergunta no cenário comercial, principalmente para obras de grande porte ou complexidade de instalação, cujo investimento é alto e a troca do produto (caso dê defeito) pode ser complexa e exigir altos investimentos.


Para te ajudar a escolher o melhor material em meio a imensa oferta, vou listar abaixo algumas dicas que poderão salvar o seu empreendimento de problemas futuros.


O QUE DEVO OBSERVAR PARA ADQUIRIR UM MATERIAL DE PROCEDÊNCIA E QUALIDADE?


1.QUALIDADE E PROCEDÊNCIA


Um fator determinante para a escolha do ACM é a procedência do material quanto a fabricação, que transmite qualidade e atendimento às normas (nacionais e internacionais), com fornecimento de garantia.


O ACM da marca Projeto Alumínio é fabricado no Brasil através de três linhas de produção (duas de laminação e uma de pintura) de última geração, totalmente automatizadas, com laboratórios próprios, que conseguem testar todos os lotes produzidos baseados em normas internacionais, que permitem produzir materiais com garantia para uso externo em todas as regiões do país.


2. RESPONSABILIDADE AMBIENTAL


O ACM pode ser um material totalmente reciclável, mas a pergunta deve ser baseada na questão da fabricação do produto, ou seja, na origem, o fabricante atende às questões ambientais? Com um forte compromisso com a sustentabilidade, a Projeto Alumínio aborda práticas ecológicas em todas as etapas de produção do ACM, que vão desde a seleção da matéria-prima até o tratamento de resíduos.


A busca por responsabilidade ambiental traz como resultado a utilização de 95% do alumínio do ACM proveniente da reciclagem de latas de bebidas, prática que reduz a necessidade de extração de minérios. A Projeto Alumínio investe em tecnologias de ponta, como filtros e queimadores que eliminam a emissão de componentes orgânicos voláteis na atmosfera e asseguram a qualidade do ar. A Projeto Alumínio trata 100% da água utilizada no processo industrial, como o esgoto sanitário produzido, com reutilização interna para irrigação.


3. PORTE, TEMPO DE MERCADO E CREDIBILIDADE DO FABRICANTE


A credibilidade do fabricante é um fator essencial para garantir ao cliente tranquilidade no momento da compra, principalmente se houver algum problema com o produto, que geralmente ocorre depois de certo tempo instalado e envolve uma cadeia muito complexa para uma possível substituição. Líder na fabricação de ACM, com mais de 30 anos de mercado, a Projeto Alumínio oferece ao cliente garantia nos produtos fabricados que variam conforme a série, finalidade (leia mais aqui) ou local de aplicação. Os termos de garantia estão disponíveis com fácil acesso, através do site projetoaluminio.com.br.


4. CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS


É preponderante observar tecnicamente qual material está sendo adquirido. A espessura (características físicas) e o tipo de pintura (características técnicas) são pontos a serem observados minuciosamente. O tipo de pintura (leia mais aqui) é um dos principais fatores que atribuem ao ACM a relação custo-benefício e atrela o tempo de garantia. Obras à beira mar, por exemplo, devem ter resina COASTAL (leia mais aqui), que é específica desta região, devido à maresia.


A escolha incorreta da resina relacionada a região da obra, ou ao seu porte, ou ainda a localização do ACM no empreendimento (externo ou interno) ou a aquisição de resinas de má qualidade, acarretará em problemas estéticos relacionados ao desgaste excessivo da pintura, como a perda de coloração e brilho (leia mais aqui), em casos mais graves, poderá ocorrer corrosão filiforme, fatores estes que estarão relacionados diretamente a estética do material instalado. Além da qualidade da pintura, o cliente deve atentar-se a espessura do material e das suas lâminas de alumínio.


Obras de grande porte devem seguir os parâmetros de materiais estabelecidos pela NBR 15446. O ACM da Projeto Alumínio tem pintura exclusiva da Sherwin Williams (uma das maiores fabricantes mundiais de tintas) e obedece rigorosos padrões de normas internacionais e nacionais, como a ABNT NBR 15446 e NBR 15144.


A NBR 15446 define que para instalações externas, o ACM indicado é aquele com 4 mm de espessura total e lâminas de 0,50 mm cada. O núcleo deve ser FR – resistente ao fogo, classe II-A conforme tabela de classificação da IT 10 dos Bombeiros do Estado de São Paulo. A Projeto Alumínio possui em sua gama de materiais produção de alta performance de ACM com núcleo FR com alta resistência a delaminação (até 3x superior aos concorrentes) leia mais aqui.


*Os artigos publicados com assinatura são de responsabilidade dos respectivos autores e podem não interpretar a opinião da revista. A publicação tem o objetivo de estimular o debate e de refletir as diversas tendências do mercado, com foco na evolução da indústria de esquadrias e vidro.

V&S Blog.jpg

 Receba notícias atualizadas no seu WhatsApp gratuitamente. 

bottom of page