top of page

VIDROS DA GUARDIAN GLASS COMPÕEM A FACHADA DO FARIA LIMA 3500

Considerado um empreendimento “triple A” e o mais caro na história do Brasil, é revestido com vidros Guardian SunGuard High Performance (HP) AG43 on Clear


Reprodução: Guardian Glass. Crédito: Alan Teixeira

Com uma arquitetura singular, em forma de prisma que lembra um diamante lapidado, o Faria Lima 3500 alcançou um recorde histórico no mercado imobiliário brasileiro ao ser adquirido por aproximadamente R$1,5 bilhão. Sede do Itaú Unibanco, o empreendimento possui fachadas com um design arrojado, inclinadas em ângulos de aproximadamente 75 graus e totalmente revestidas com vidros Guardian SunGuard High Performance (HP) AG43 on Clear.


Neste projeto, inaugurado em 2012 e que abriga escritórios no coração de um dos centros financeiros de São Paulo, na Avenida Faria Lima, foram utilizados aproximadamente 10.000 m² de vidro que oferece uma combinação entre estética moderna, eficiência energética, conforto térmico e lumínico. 


Kristina Wu, gerente técnica comercial da Guardian Glass, explica que o vidro utilizado no Faria Lima 3500 permite a entrada de luz natural e ajuda a minimizar o ganho de calor nos ambientes internos. “Como consequência, temos ambientes mais claros, mais frescos e a redução do uso do ar-condicionado”, diz.


Ela ressalta que é um projeto que incorpora uma estética visualmente agradável, aliada à especificação correta dos vidros na fachada, o que contribuiu para que o empreendimento permaneça moderno e se torne atemporal, estabelecendo uma base sólida para valorização contínua ao longo do tempo.


Reprodução: Guardian Glass. Crédito: Alan Teixeira

Fatores como isolamento térmico, controle solar e eficiência energética, resultam em benefícios no longo prazo. “A escolha adequada dos vidros não só agrega beleza arquitetônica, mas também desempenha um papel crucial na eficiência energética, conforto e durabilidade do edifício”, afirma.


A eficiência energética, por exemplo, além de contribuir para reduzir os custos operacionais ao longo do tempo, também atende às crescentes demandas por responsabilidade ambiental, aumentando a atratividade do empreendimento em um mercado cada vez mais consciente.


Com uma composição laminada na espessura de 12mm, o vidro oferece transmissão luminosa de 33%, reflexão externa de 30%, fator solar de 30% e coeficiente de sombreamento de 0,34. A construção possui ainda certificação LEED Core & Shell nível Gold, bem como nível LEED EB O&M Platinum e LEED for Commercial Interior Gold.


Reprodução: Guardian Glass. Crédito: Alan Teixeira

FICHA TÉCNICA FARIA LIMA 3500


Área Construída: 45.895 m²

Inclinação das fachadas: 75 graus com a horizontal

Construtora: Hochtief

Escritório de arquitetura: KOM Arquitetura

Processador do vidro: Glassec Viracon

Consultoria LEED: CTE

Consultoria de Esquadrias: Crescêncio Engenharia

Fabricante de Esquadrias: Artalum


Fonte: Guardian Glass/GPCOM Comunicação Corporativa

V&S Blog.jpg

 Receba notícias atualizadas no seu WhatsApp gratuitamente. 

bottom of page