Temporal mostra necessidade de garantir qualidade e segurança às esquadrias e estruturas metálicas
- Equipe Contramarco
- 25 de set.
- 2 min de leitura

O temporal que caiu sobre a cidade de São Paulo e a região metropolitana neste final de inverno de 2025 chamou atenção para um problema que o Sindicato das Indústrias de Artefatos de Metais Não Ferrosos no Estado de São Paulo (SIAMFESP) e algumas entidades vêm destacando há muito tempo: a segurança das esquadrias. Para quem não sabe, as esquadrias são responsáveis por guarnecer os vidros das janelas e sacadas.
No temporal desta segunda-feira, 22 de setembro, alguns vidros de janelas quebraram com o vento e, em um dos casos, a esquadria foi totalmente arrancada da janela. No entanto, o ocorrido não é novidade e vem sendo alertado por entidades das cadeias de esquadrias e vidros. “É importante abordarmos esses problemas, mesmo que pareçam estatisticamente pequenos, devido ao potencial de consequências irreparáveis à segurança e à vida dos consumidores que envolvem”, comenta o diretor executivo do Sindicado, Celso Daví Rodrigues.
As normas da ABNT foram elaboradas para promover a segurança e o desempenho adequado das edificações em situações de esforço. Quando não são devidamente seguidas, aumentam-se os riscos de acidentes, prejuízos materiais e, principalmente, a exposição das pessoas a situações de perigo.
O SIAMFESP, em conjunto com as demais entidades, assinou uma Carta Aberta na qual evidencia a necessidade de maior atenção à observância das normas técnicas que regem o uso de esquadrias, vidros e sistemas de fachadas e coberturas.
As entidades e profissionais da cadeia esquadrias, fachadas e vidros, reforçam a importância da correta especificação, da instalação adequada e da realização periódica de revisões e manutenções. Essas medidas são indispensáveis para preservar vidas, reduzir riscos e assegurar a confiabilidade das construções.
Cuidados para reduzir riscos
Com a chegada de ventos fortes, alguns cuidados simples podem contribuir para reduzir riscos:
• Mantenha portas e janelas externas trancadas durante as tempestades e quando sair de casa;
• Evite abrir portas de maneira brusca durante rajadas, reduzindo o risco de quebra, desencaixe ou empeno;
• Mantenha portas internas fechadas, especialmente em ambientes com ventilação fixa, como cozinhas e banheiros, para evitar a ventilação cruzada;
• Em casos extremos, abrigue-se em locais protegidos como despensas, corredores internos e banheiros até o fim da tempestade, pois há risco de objetos serem arremessados para dentro do imóvel.
O Siamfesp Ié a entidade de Secretaria Técnica do Comitê Brasileiro de Esquadrias, Componentes e Ferragens da ABNT, responsável pelas normas técnicas do setor de esquadrias e fachadas.
O presidente do SIAMFESP, Oswaldo Arouca Neto, está à disposição para maiores detalhes dos trabalhos que são desenvolvidos em prol da segurança do setor, bem como sobre o que estabelecem as normas técnicas focadas em esquadrias.
Fonte: Ana Azevedo/ Azm Comunicação




