top of page

RETROFIT CHEGA AO CALÇADÃO DO CENTRO HISTÓRICO DE SÃO PAULO

Movimento “Seiva e Cidade”, da incorporadora Somauma, alia arquitetura e indústria criativa para conectar a recuperação de prédios a uma revitalização social efetiva


Palestra e sala com participantes no DW! SP
O DW! SP acontece entre 14 a 24 de março

Entre 14 a 24 de março, durante a 13ª DW! Semana de Design de São Paulo, cinco endereços marcantes do Centro Histórico de São Paulo nortearão uma jornada de retrofit pela região. Batizado de “Seiva e Cidade”, o movimento é uma iniciativa da Somauma, incorporadora especializada na regeneração de edifícios vazios ou subutilizados no Centro paulistano. 


É do fluxo pelos espaços públicos que nasce o conceito “Seiva e Cidade”. Assim como o fluido que corre pelas plantas, a ocupação dos espaços públicos na cidade, em conjunto com a regeneração de construções antigas e subaproveitadas, é o elemento que irriga, nutre e favorece o desenvolvimento de organismos vivos – cidades, inclusive.

 

“O objetivo é conectar a recuperação de prédios a uma revitalização social efetiva, como forma de nutrir a comunidade, estimular a diversidade, a interação e o pulso social que define verdadeiramente uma cidade viva”, conta Marcelo Falcão, sócio e diretor de desenvolvimento da Somauma. 

 

Mais do que estimular uma nova ocupação dos espaços, o movimento pretende lançar luz sobre o passado invisibilizado do Centro paulistano, estreitamente ligado à cultura negra urbana. O Largo da Misericórdia, endereço do novo empreendimento a ser revitalizado pela Somauma – o Edifício Misericórdia –, abrigou o primeiro abastecimento público da cidade, o “Chafariz da Misericórdia” ou “de Tebas”, em uma homenagem ao arquiteto e engenheiro negro Joaquim Pinto de Oliveira Tebas, que o construiu em 1792.

  

A exposição Misericórdia e Algazarra traz o olhar dos artistas negros Crica Monteiro, Felipe Barroso, Jean Petra, Rosa & Big Black, Pagu + Vórtice, Negro Mia e outros. Já a Feira Preta é um projeto que nasce do maior evento de cultura e empreendedorismo da América Latina, o Festival Feira Preta. Ela será realizada durante todo o evento e contará com pessoas empreendedoras negras, que expõem produtos e serviços que apresentam a multi-pluralidade cultural afro. 

 

Além do Misericórdia, recentemente adquirido pela Somauma para revitalização – ainda sem especificação de uso, a jornada inclui o edifício Virginia, retrofit residencial recém-lançado pela incorporadora, na rua Martins Fontes. A Casa Somauma, espaço multiuso na Avenida São Luís, também compõe a rota, assim como o Edifício Martinelli, cartão postal de São Paulo, que completa 100 anos em 2024. O quinto endereço é o Espaço República, no 14º andar do prédio assinado pelo arquiteto Oswaldo Bratke na Av. São Luís.

 

Em cada uma das paradas, uma série de ativações e ocupações criativas trarão arquitetura, arte, design, moda e reflexões sobre vida urbana – como inclusão e diversidade. Felipe Morozini, Raul Juste Lores, Bia Vianna e Christian Ullmann são alguns dos nomes que assinam curadorias temáticas. Os eventos acontecem entre os dias 14 e 24 de março, a partir das 12h, e são inteiramente gratuitos, com retirada antecipada de ingressos (veja programação abaixo). 

 

EDIFÍCIO MISERICÓRDIA: O RETROFIT CHEGA AOS CALÇADÕES DO CENTRO HISTÓRICO

 

Latente nos últimos anos, o potencial de transformação urbana do Centro de São Paulo tem ganhado espaço na discussão sobre os rumos da cidade. Retrofits e a multiplicidade de espaços culturais, criativos, corporativos e de entretenimento indicam um cenário promissor de retomada para a região.

 

Atenta ao movimento, a Somauma agora amplia seu olhar para o coração do Centro Histórico, nos calçadões do Largo da Misericórdia. Cercado por alguns dos maiores marcos arquitetônicos da cidade, fica o Edifício Misericórdia, objeto da próxima restauração da incorporadora. “Enxergamos esse retrofit como fonte de renovação e inspiração para o renascimento do Largo da Misericórdia”, diz Marcelo Falcão, arquiteto. 

 

Com 9 andares e área total de 2.376m², o edifício originalmente comercial ainda não teve o uso futuro definido. “Não encaramos os projetos como fórmulas fechadas, mas como elementos que impactam o entorno ao seu modo. Nos debruçamos sobre o contexto urbano para definir qual será o perfil do empreendimento”, reforça Falcão.


PROGRAMAÇÃO “SEIVA E CIDADE”

 

  • EDIFÍCIO MISERICÓRDIA

Largo da Misericórdia, 20

 

Durante toda a DW!, os nove andares do edifício Misericórdia vão abrigar exposições de arte, design, moda, ateliês, feiras, espaço para palestras e debates, programação musical, realização de performances, café e bar. A programação é gratuita e aberta ao público. As atrações serão distribuídas da seguinte forma: 

 

9º andar: Exposição Misericórdia e Algazarra, curadoria de Felipe Morozini

8º andar: Exposição Misericórdia e Algazarra, curadoria de Felipe Morozini

7º andar: Jardim de Absurdos, por Gengibrão

6º andar: Feira Preta Pocket, curadoria de Bia Vianna

5º andar: porto.co, curadoria por Christian Ullmann e Humbz

5º andar: 60 em 5, por Paulo Biacchi

4º andar: Passagem, por Colletivo Design

4º andar: Paulo Biacchi + Mauricio Arruda

3º andar: Coletivo Coletores

2º andar: Somos Isso Tudo Mesmo, por Estúdio Vértices

1º andar: Café e Bar por @tokyo.sp + Paisagismo por Carla Oldembrug

Hall de Entrada: Instalação por Felipe Morozini

 

  • EDIFÍCIO MARTINELLI

Rua Líbero Badaró, 504


O Edifício Martinelli, parceiro na jornada, vai abrir as portas do icônico edifício para celebrar os 100 anos do início de sua construção. Durante todo o evento haverá visitas guiadas ao mirante do 26º andar, com uma bela vista da cidade.

 

O 25º andar recebe programação musical em um espaço com lounge e pista de dança. No térreo, a Feira na Rosenbaum e o Instituto A Gente Transforma vão promover uma grande mostra com produtos autorais de design e decoração.

 

  • EDIFÍCIO VIRGINIA

Rua Martins Fontes, 197

 

O Edifício Virginia vai receber visitas guiadas para que as pessoas conheçam a riqueza de sua arquitetura e visitem o apartamento conceito.

 

  • CASA SOMAUMA

Avenida São Luís, 84

 

Além de oferecer bons cafés e comidinhas em plena avenida São Luís, a Casa Somauma vai receber em seu espaço multiuso uma exposição sobre José Augusto Bellucci, o arquiteto favorito da família Matarazzo, que projetou a Virginia e a catedral de Maringá, no Paraná.

 

  • ESPAÇO REPÚBLICA

Avenida São Luís, 86

 

O 14º andar do prédio assinado pelo arquiteto Oswaldo Bratke recebe a Tato Coletivo para a mostra Confluências. Em sua primeira exposição, o coletivo reúne 25 artistas e designers com obras de diferentes linguagens e referências, para recolocar uma antiga questão: afinal, o que diferencia a arte do design?


Para retirada de ingressos gratuitos, acesse: Somauma - Produtor - Eventos e Conteúdos na Sympla


CIRCUITO SEIVA E CIDADE na DW! SP 2024

14 a 24 de março de 2024

Horários: Segunda a sábado, 12h às 22h; Domingo, 12h às 20h

Local:

Edifício Misericórdia (Largo da Misericórdia, 20)

Edifício Martinelli (Rua Líbero Badaró, 504)

Edifício Virgínia (Rua Martins Fontes, 197)

Espaço República (Av. São Luís, 86)

Casa Somauma (Av. São Luís, 84 - Horário especial DW!: 5ª a sáb, dias 14, 15, 16, 21, 22 e 23 de março das 09 às 22h | Domingos, dias 17 e 24, das 09 às 16h)


Fonte: Somauma

V&S Blog.jpg

 Receba notícias atualizadas no seu WhatsApp gratuitamente. 

bottom of page