top of page

REFAZER, CONSERTAR E MODIFICAR: COMO A FALTA DE PLANEJAMENTO AFETA AS OBRAS?

Atualizado: 8 de mai. de 2023

*Por Mario Henrique da Silva, serralheiro e professor do Senai


Reprodução: Entenda Antes

A falta de planejamento, controle, diálogo, utilização de projeto, aplicação de normas, entre outros processos é uma realidade em muitas execuções de mão de obra ou montagens de esquadrias. Normalmente, o planejamento é deixado de lado, por ser considerado uma perda de tempo (é isto que estou acostumado a ouvir de gestores), onde insistem que o retrabalho é consequência da falta de tempo.


NÃO FALTA TEMPO, FALTA PLANEJAMENTO


Dentro do planejamento são consideradas as dificuldades com movimentação de materiais, máquinas, equipamentos e outros, definindo um procedimento para diminuir ou eliminar possíveis problemas.


O procedimento tem que ser elaborado por escrito, já que a palavra ou a determinação de operações ou execuções em tempo real, normalmente, tendem a não analisar o conjunto da necessidade e acabam levando a soluções que geram retrabalho no contexto final.


No planejamento também são calculadas e determinadas as ações, para que sejam feitas operações idênticas em condições adversas por profissionais diferentes. Padronizar diminui tempo e elimina erros, já que o procedimento determina a sequência de operação e diminui os riscos de problemas, como acidentes, quebra de equipamentos e falta de elementos. Seguindo o procedimento, a operação é feita em um tempo pré-definido e os profissionais têm tempo determinado para a execução.


O PROCEDIMENTO É O “ROTEIRO DE TRABALHO”


No planejamento deve ser elaborado o checklist, onde ocorre a verificação de falhas, de falta de elementos, falta de segurança, entre outros pontos. O checklist é a constatação da execução do procedimento de trabalho ou execução e, caso haja falhas, fica claro que o procedimento não foi executado e este deve ser utilizado antes, durante e na entrega do produto ou mão de obra para o cliente ou solicitante.


Com o planejamento, é fácil controlar e determinar o tempo para execução de cada uma das operações ou execuções, facilitando o controle do que já foi executado e o que ainda falta, além de determinar se é possível iniciar a execução ou a mão de obra com as condições físicas do ambiente ou determinadas pelo solicitante.


Com o planejamento, não é priorizado o tempo, mas sim as necessidades, utilizando o tempo de uma forma sustentável e eficiente, diminuindo possíveis falhas, seguindo o roteiro de trabalho, acompanhado de projetos, especificações e determinações já especificadas e analisadas anteriormente.


A utilização do checklist facilita identificar qual é a solicitação, como deve ser feita, qual a característica e como deve ser o resultado final de entrega e quais os mecanismos mais eficientes que podem ser utilizados.


E O RETRABALHO?


O retrabalho tem um custo muito alto, incluindo valor de movimentação, que é o retorno, tem um custo de desmontagem, as vezes de alteração com troca de elementos ou do próprio material utilizado, o desgaste com a reclamação do cliente ou solicitante e não podemos deixar de lado o prejuízo financeiro, além do prejuízo com a imagem da empresa.


Geralmente, é acompanhado da falta de organização, falta ou mal auxílio ou até mesmo excesso de confiança, com frases do tipo: “faço isso há muitos anos, não tem como dar errado!”. Um dos maiores problemas da empresa é o prejuízo com máquinas paradas e o mal uso da matéria-prima.


*Os artigos publicados com assinatura são de responsabilidade dos respectivos autores e podem não interpretar a opinião da revista. A publicação tem o objetivo de estimular o debate e de refletir as diversas tendências do mercado, com foco na evolução da indústria de esquadrias e vidro.

V&S Blog.jpg

 Receba notícias atualizadas no seu WhatsApp gratuitamente. 

bottom of page