top of page

QUAL TIPO DE VIDRO USAR EM GUARDA-CORPOS?


Reprodução: Divinal Vidros

De acordo com a Divinal Vidros, distribuidora de vidros e espelhos, o guarda-corpo proporciona segurança em grandes alturas, prevenindo que adultos, crianças e animais sofram um acidente grave. É uma barreira que impede que alguém ou algo caia daquele local.


Além da questão da segurança, ele complementa a decoração do ambiente e combina com espaços modernos. O vidro do guarda-corpo tem a característica de valorizar e ampliar os ambientes. Em áreas externas de grande altitude, como em sacadas, é fundamental tê-lo, de acordo com a empresa.


Uma varanda com guarda-corpo de vidro garante uma boa visão e a segurança necessária aos habitantes e visitantes do recinto. Há, também, outros locais onde você pode aplicá-lo dentro de um projeto. Muitas pessoas optam pelo produto em escadas, junto ao corrimão e coberturas, por exemplo.


Para que o guarda-corpo possa cumprir o seu dever, é preciso saber qual tipo de vidro utilizar, sua espessura, tipos de fixadores, entre outros itens.


QUAL É O TIPO DE VIDRO CERTO?


Visando garantir a segurança, a norma NBR 14.718 – Guarda-corpo afirma que os materiais sejam feitos de vidro laminado classe de segurança 1. Isso porque a sua instalação tem como objetivo garantir maior segurança ao usuário.

O vidro laminado ou laminado temperado são opções mais seguras. Enquanto um é feito de duas peças de vidro, unidas pela camada de Polivinil Butiral (PVB), o outro une duas chapas de vidro temperado, também com o PVB, tornando o sistema ainda mais forte.

Apesar da recomendação, também é possível usar o vidro aramado, que conta com uma rede metálica integrada à peça, a tornando resistente. Os três tipos se enquadram na qualificação de vidros de segurança.


QUAL É A ESPESSURA DO VIDRO PARA GUARDA-CORPOS?


A NBR 14718 não determina a espessura correta para esse tipo de instalação, mas indica a quantidade de Joules que o sistema precisará suportar de acordo com a região e local onde será colocada.


DICAS DE INSTALAÇÃO PARA GUARDA-CORPO DE VIDRO


Por se tratar de uma instalação para a segurança, e não somente da estética, é preciso muita atenção do instalador, desde a escolha do material e das ferramentas necessárias, todo cuidado é pouco quando se fala deste tipo de serviço.

  • Fixadores: Segundo a norma vigente, NBR 14.718, todos os fixadores, sejam inserts, pinos, chumbadores ou grapas de fixação devem ser feitos de aço inoxidável. Esta exigência se estende também para os parafusos que forem empregados na obra;

  • Fixação: A mesma norma que fala sobre os fixadores determina que a ancoragem no concreto não seja inferior a 70mm. Isto independe de possíveis revestimentos e, de forma correta, é importante que todos os furos estejam alinhados. É ideal que a distância entre os pontos ou colunas de fixação seja menor ou igual a 1000mm;

  • Altura mínima: A altura mínima do guarda-corpo é de 1,10m. Para medi-lo, sempre leve em conta o degrau no local da instalação.


3 MODELOS DE GUARDA-CORPO DE VIDRO

Mais do que segurança, esse é um envidraçamento muito versátil para o estilo do ambiente. Por isso, na hora de pensar no projeto, é possível escolher entre diferentes materiais, como alumínio, ferro, aço ou até madeira. O importante é sempre lembrar de optar por materiais de qualidade, seja na moldura ou no vidro.


  • Guarda-corpo de vidro e alumínio

Reprodução: Vaporinox

Essa opção garante um ar mais moderno e leve ao conjunto da obra. Geralmente, é feito com o corrimão em alumínio e vidro temperado, mas isso não é uma regra. Ele é mais comum em ambientes externos, já que é mais resistente à exposição climática, com chuvas e sol constante, o que é sua grande vantagem.

Este tipo de guarda-corpo é muito utilizado em sacadas, pois a exposição ao clima não estraga o material. É a melhor opção para projetos em apartamentos ou casas na praia.


  • Guarda-corpo de vidro e madeira

Reprodução: Doce Obra

Uma escada ou sacada que use este tipo de guarda-corpo garante um tom acolhedor especial. A madeira dialoga bem com vários tipos de materiais e se adequa a muitos estilos de decoração.

O guarda-corpo de alvenaria é mais usado em ambientes internos, já que, para ser usado em áreas externas, ele precisaria passar por um processo que o torne resistente às ações climáticas.



  • Guarda-corpo de vidro e ferro

Reprodução: Vinin Corrimãos

Pode ser usado de uma forma mais sóbria e limpa, mas também pode ser utilizado de forma a remeter a algo mais rústico, dependendo do projeto e do desejo do cliente.

Antes o guarda-corpo de ferro era todo de ferro, a lembrar aquelas casas mais antigas europeias com flores na varanda. Eles também cumprem a função pela qual foram criados, mas são mais difíceis de limpar e não trazem tanta elegância quanto o de vidro. Atualmente, é feito com o corrimão de ferro e vidro. Desta forma a limpeza é menos sofrida e a contemporaneidade para o ambiente é garantida.


Fonte: Divinal Vidros



V&S Blog.jpg

 Receba notícias atualizadas no seu WhatsApp gratuitamente. 

bottom of page