Prevenção de infiltrações, retrabalhos e desperdícios são algumas características da solução
O principal papel de um selante é impedir que água, ar ou outras substâncias entrem e saiam de uma estrutura, mesmo com a movimentação dos substratos onde ele foi aplicado. A selagem na construção civil pode ser definida como trabalho de prevenção de vazamentos, assim, a técnica pode ser utilizada para selar juntas ou aberturas.
De acordo com Victor Santos, coordenador técnico no mercado de fachadas da Sika, empresa especializada em produtos químicos, o uso de selantes de silicone de alta performance permite fazer um trabalho sem desperdícios e retrabalhos, sem escorrimento e com a capacidade de manter a construção livre de infiltrações durante todo o período de uso.
“O uso dos produtos Sikasil SG-500 CN e Sikasil WS-305 EU pode contribuir para um processo limpo, de fácil aplicação e de rápida liberação da obra”, comenta o coordenador.
Sikasil WS-305 EU e Sikasil SG-500 CN. Reprodução: Sika
TIPOS DE SILICONES
De acordo com o portal Obralar, existem três modelos de silicones: acético, neutro e estrutural. O primeiro é frequentemente utilizado para a vedação de boxes de banheiros, pias e lavanderias. É um material pouco indicado para regiões externas e facilmente identificado pelo forte cheiro de vinagre exalado durante a sua aplicação.
O neutro é uma tecnologia utilizada para vedação em juntas de dilatação na construção civil, principalmente em fachadas de vidro. Indicado, também, para aplicações externas por apresentar elevada resistência a intempéries.
Por fim, o estrutural é utilizado apenas em sistemas denominados structural glazing, também conhecidos por pele ou fachadas de vidro. Não indicado para a vedação, é um adesivo usado na colagem de vidros em perfis de alumínio.
COMO O SELANTE CONTRIBUI PARA EVITAR INFILTRAÇÕES
Para Rafael G. Calza, diretor da DXMAX, empresa especializada em selantes para vedação e colagem, a melhor opção para evitar a infiltração é o uso de selantes de silicone, por conta da sua característica física, pois no momento da aplicação, o silicone em estado pastoso é comprimido para todas as direções, preenchendo totalmente a junta.
“Após o processo de cura, o resultado final é uma junta que adere totalmente a diversos materiais como vidro, alumínio, ACM, alvenaria, pedras, entre outros, garantindo assim uma adesão que será eficiente por diversos anos mesmo exposto aos raios UV”, afirma o diretor.
“Para que estas vedações possam ter seu desempenho assegurado, é necessário que o selante tenha uma ótima adesão aos materiais e, principalmente, que o selante acompanhe as dilatações e movimentações das juntas, a fim de evitar o rompimento coesivo do selante”, explica o coordenador da Sika. Como consequência, ocorre a prevenção do acúmulo de água entre os quadros e as fixações na fachada, completa.
COMO EVITAR DEFEITOS E FALHAS NA HORA DA APLICAÇÃO
A Sika recomenda diversos cuidados a serem seguidos, como:
1. O selante deve estar dentro do prazo de validade e seu armazenamento precisa ser feito da maneira recomendada. Dessa forma, evita-se que o produto esteja com algum indício de pré-polimerização e possível perda de adesão aos substratos envolvidos na obra;
2. Deve-se avaliar o fator de forma da junta para que esteja dentro dos limites recomendados pelo fabricante. No caso dos selantes de vedação, seguir o fator de forma de 2:1 até 4:1 (largura x profundidade da junta);
3. Avaliar também se a capacidade de movimentação do selante está de acordo com os cálculos de dilatação da junta;
4. Preencher a junta de forma que não fiquem vazios ou ar aprisionado e que não haja adesão em 3 pontos para evitar o rompimento do selante durante o seu uso.
“As principais patologias relacionadas aos selantes estão ligadas a falhas de adesão e a utilização do produto em uma aplicação para a qual ele não foi desenvolvido”, afirma Calza, da DXMAX.
O diretor complementa dizendo que pode-se evitar as falhas na hora da escolha dos produtos, onde deve-se analisar as fichas técnicas e definir qual solução pode ser empregada, por isso a importância de utilizar selantes de silicone que possuem resistência aos raios UV, reitera. “Pensando nisso, desenvolvemos o DX900, um silicone estrutural de vedação com altíssima resistência aos raios UV e grande elasticidade”, explica.
Para mais informações dos produtos e empresas citadas, acesse:
Fontes: Obralar, Sika e DXMAX
Comments