top of page

PATCHWORK, RECORTES E PERFURAÇÕES EM PAINÉIS DE ACM: CRIATIVIDADE E IRREVERÊNCIA NAS FACHADAS

Atualizado: 8 de mai. de 2023

*Por Johnny Vieira de Souza – responsável pelo departamento de projetos da Projeto Alumínio, arquiteto e professor universitário


Assim como a criação de novas linhas, o ACM passou por um processo de aperfeiçoamento nos projetos de fachadas. Antes era utilizado em quase sua totalidade em cor única, em tons claros, como branco e prata. Principalmente nesta última década, as obras passaram a ganhar cores exclusivas, mescla de cores, tons sobre tons, e composições baseadas em conceitos do patchwork (projetos de fachadas com recortes e cores variadas).


É importante destacar que o trabalho patchwork deve ter atenção redobrada no sentido de rotação dos painéis de ACM (que pode ser intencional, caso o arquiteto julgue interessante), além do aproveitamento para evitar retalhos grandes no momento da paginação e desperdício de material (leia mais aqui).


Patchwork da fachada do Complexo Habitacional Cultural Júlio Prestes (SP)

Patchwork da fachada do aeroporto de Vitória (ES) VIX

Outro aperfeiçoamento dado ao ACM são a inclusão de recortes e perfurações, que trazem a possibilidade de sobreposições, e a utilização de iluminação para promover efeitos e sombras.


A Projeto Alumínio, maior fabricante de Painéis de Alumínio Composto da América Latina, destaca que os painéis de ACM de qualquer espessura podem ser recortados e perfurados através de puncionadeiras de chapas e para recortes precisos, deve-se sempre utilizar ferramentas apropriadas, afiadas e com folga mínima de corte de 0,1mm.


Fachada com painéis de ACM recortados e sobrepostos

Muxarabi (recorte) de ACM - Edifício WK Benta Pereira (SP)

Muxarabi (recorte) de ACM - Edifício Zahle (SP)

As perfurações em série, com módulos tipo bandeja, por exemplo, podem ser realizadas com máquinas de várias estações.


A Projeto Alumínio estabelece três regras para perfuração, sendo: i) os furos devem ter diâmetro mínimo de 4mm; ii) o espaçamento mínimo entre os furos deve ser de 15mm, ou ter o mesmo diâmetro do furo, em caso de furos maiores; iii) Um perímetro de 20mm no entorno do módulo deve permanecer sem perfuração. Em resumo, quanto maior o furo, proporcionalmente maior será o espaçamento entre os furos.


Para painéis recortados, somente a regra iii da perfuração deve ser mantida, ou seja, deve haver 20mm, no mínimo, sem recortes no perímetro do módulo. Cabe ressaltar que o ACM não é material estrutural, ou seja, em caso de grandes áreas recortadas, o painel deverá receber estrutura auxiliar para manter a estabilidade.


Pilar com painéis de ACM recortados e retro iluminados

Em painéis perfurados, a proporção de área perfurada versus área não perfurada deve ser respeitada para manter a área de aderência do núcleo às lâminas e evitar problemas relacionados a delaminação (desprendimento das lâminas em relação ao núcleo). Outro fator importante está na ferramentaria que fará o recorte ou a perfuração, caso esteja cega, poderá ocasionar aquecimento, fato que fragiliza a aderência e pode provocar delaminação.


Painéis de ACM perfurados seguindo a regra de proporção de espaçamento e diâmetro dos furos, no (CE)

No momento da compra do ACM, principalmente para obras com recortes e ou perfurações, um fator preponderante para se levar em consideração na escolha do fornecedor é a resistência do painel contra a delaminação. A Projeto Alumínio, possui uma tecnologia avançada de produção, chamada de tripla co-extrusão. Neste processo uma fina camada de adesivo é aplicada diretamente sobre o núcleo do ACM, tanto na superfície superior quanto na inferior, e pode ser ajustada a adesão conforme a necessidade, segurança e a qualidade exigida pelo material produzido.


Painéis de ACM perfurados e retrô iluminados

Painéis de ACM perfurados

Segundo a fabricante, os resultados com base na norma ASTM D3167 apontam que os painéis chegam a 22,0 kgf/in (quilograma força por polegada) para núcleo FR e 26,0 kgf/in para núcleo LDPE (comum), resultados que conferem de 2x a 6x mais adesão das lâminas ao núcleo se comparados a processos comuns de fabricação. É importante frisar que dependendo do método utilizado na perfuração, o nivelamento do painel pode ser necessário e requerer processamento adicional.


No passado, a exposição da espessura do alumínio, no perímetro dos furos ou dos recortes, poderia ser um problema em regiões atmosféricas agressivas, como áreas litorâneas (maresia) ou altamente industrializadas (poluição). A possibilidade de oxidação e ou manchas na pintura poderia ser um problema, pois o alumínio na borda (sem pintura) ficava exposto a intempéries, esta situação não era coberta pela garantia dos fabricantes de ACM.


Com objetivo de sanar esta situação, a Projeto Alumínio lançou recentemente o Oxiblock. Este produto tem a finalidade de impedir a exposição de áreas frágeis do ACM conformado, ou seja, áreas que foram perfuradas, cortadas ou usinadas, nas quais a lâmina de alumínio fica exposta a intempéries, como mostra a imagem abaixo.


Composição de um painel de ACM e localização da aplicação do Oxiblock

O processo de aplicação do produto é manual e deve ser feito após a usinagem, recorte ou perfuração das peças, nas áreas onde o alumínio está exposto conforme mostra a imagem acima. O Oxiblock impede a ação de corrosão filiforme na pintura, com desempenho superior a 90%, e deve ser utilizado em regiões agressivas, como áreas litorâneas ou altamente industrializadas.


O Oxiblock deve ser aplicado antes de tirar a película protetora do ACM e não pode ter contato direto com a pintura do painel, pois poderá provocar manchas. O produto é líquido, a aplicação deve ser realizada com pincel em superfície limpa, seco em temperatura ambiente e o tempo de cura é de um minuto aproximadamente. A aplicação deve ser uniforme, em mão única e a cobertura do produto deve ser total sobre o alumínio exposto para eficiência da proteção.


O Oxiblock é um produto à base de água, para aplicação é necessário a diluição em água, na proporção um para um. A Projeto Alumínio enfatiza que o produto é livre de metais pesados e tem eficiência superior a 90% nos testes laboratoriais realizados.


CHAPAS DE ALUMÍNIO PERFURADAS PÓS-PINTADAS


As chapas de alumínio são outra opção em relação às chapas de ACM para obras que exigem alta durabilidade, principalmente aquelas localizadas em regiões com intempéries agressivas, como o litoral ou regiões altamente industrializadas.


Diferentemente do ACM, que é perfurado e ou recortado após o processo de pintura, nos painéis de alumínio a perfuração ocorre antes da pintura, ou seja, os painéis são cortados, recebem dobras das abas, soldas e lixamento para garantir acabamento antes de serem pintados. As resinas utilizadas podem ser Poliester (uso interno) e PVDF (uso externo). O processo de pós-pintura confere acabamento perfeito, sem a exposição do alumínio às intempéries, o que certamente aumentará a estabilidade da pintura e longevidade do produto.


A Projeto Alumínio possui em seu portfólio a comercialização de painéis de alumínio e recomenda que o projeto deve ser enviado ao departamento técnico para análise, antes da efetivação da compra.


Fachada com painel de alumínio perfurado pós-pintado - Sede da CDL Formiga (MG)

Fachada com painel de alumínio perfurado pós-pintado - Instituto de Inovação do SENAI CETIQT (RJ)

No processo de perfuração é importante o arquiteto atentar-se aos detalhes específicos da obra, como a localização e a complexidade. Tanto o painel de Alumínio Composto (ACM) como o painel de alumínio possuem vantagens em determinadas situações. Em caso de dúvidas ou situações específicas, procure o departamento técnico da Projeto Alumínio pelo telefone (17) 4009-8236.


*Os artigos publicados com assinatura são de responsabilidade dos respectivos autores e podem não interpretar a opinião da revista. A publicação tem o objetivo de estimular o debate e de refletir as diversas tendências do mercado, com foco na evolução da indústria de esquadrias e vidro.

V&S Blog.jpg

 Receba notícias atualizadas no seu WhatsApp gratuitamente. 

bottom of page