A Uninassau Digital irá promover uma oficina profissionalizante online, no dia 27 de abril às 18h, com Erika Diniz, arquiteta, urbanista e mestre de desenvolvimento urbano.
O termo biofilia é caracterizado pelo uso da natureza dentro dos projetos arquitetônicos, conectando as pessoas com ela para melhorar o bem-estar. O objetivo da técnica é juntar as características naturais aos espaços construídos, como água, vegetação, luz e ventilação natural, madeira, pedras, entre outros. Além disso, pode acontecer com a inserção de espaços botânicos, internos ou externos, como a vista para alguma vegetação, por exemplo.
Quando a biofilia é incorporada em prédios e salas, acaba transmitindo calmaria, produtividade e estimula, além do aprendizado, a criatividade. Um relatório feito, em 2015, pelo Human Spaces no Impacto Global de Design Biofílico no local de trabalho, mostra que 15% das pessoas que trabalham em ambientes com elementos naturais apresentam um nível de bem-estar maior em relação àquelas que não possuem nenhum contato.
Natálya Freitas, coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Uninassau, destacou a importância do debate desse tema e explicou que se pedem para imaginar um cenário que traga tranquilidade, provavelmente a primeira imagem será de um ambiente cercado pela natureza. “É a necessidade de contato com o natural falando", completa.
"Tendo isso em vista, pensar no uso de vegetação e trazer formas e materiais naturais para os projetos é pensar na saúde, bem-estar e conforto emocional de quem for utilizar aquele espaço. Além disso, o uso desse verde nos ambientes reforça a importância da sustentabilidade”, afirma a coordenadora.
Aos que tiverem interesse em participar da oficina, poderão se inscrever no site de extensão da Uninassau (https://extensao.uninassau.edu.br/DetalhesEvento.aspx?EventoId=45120) e receberão o link de acesso por e-mail.
Fonte: CasaCor e Arch Daily
Comments