top of page

LIMPEZA DE FACHADA: COMO E POR QUE FAZER?

De acordo com o blog do Grupo Verzani & Sandrini, companhia de prestação de serviços, a fachada de um prédio comercial ou residencial deve estar sempre limpa, organizada e em boas condições. Porém, esse tipo de serviço não pode ser executado por qualquer um, é preciso que haja experiência e mão de obra qualificada.


Reprodução: V&S Blog

Para a empresa, a fachada é como uma carta de apresentação física do seu negócio. “É olhando-a que os seus clientes, sócios, fornecedores e, inclusive, colaboradores formarão a primeira ideia sobre o lugar. Sua marca terá mais credibilidade, até mesmo, na hora das negociações”, afirma o site.


Também não é diferente com os prédios residenciais, uma vez que moradores e visitantes sempre ficarão mais impactados, satisfeitos e orgulhosos com fachadas bem construídas e zelosamente mantidas. No entanto, uma arquitetura inovadora e diferenciada pode ser obscurecida pela falta de cuidado e manutenção.


“Muitos prédios acabam necessitando de reformas e manutenções mais caras devido aos danos causados pela falta de cuidado periódico”, afirma a companhia. A limpeza de fachada e a conservação do ambiente interno e externo faz parte do processo de higienização de qualquer tipo de construção. “As empresas e condomínios se preocupam muito com a higiene interna e, às vezes, esquecem da externa. Assim, elas não consideram o meio exterior em que estão inseridas e que, antes de entrar no local, as pessoas olham a sua fachada”, complementa.


Nesse sentido, a higienização e conservação de fachadas necessita de pessoas tecnicamente capacitadas e de uma terceirizada que conheça exatamente os procedimentos, os materiais e os produtos necessários para um serviço de alto padrão.


5 MOTIVOS PARA INVESTIR NA LIMPEZA DE FACHADAS

  1. Prevenção de riscos: é importante ressaltar que uma empresa terceirizada especializada em limpeza, geralmente, também é responsável pela sua conservação e manutenção. Com isso, previne-se riscos, como: deslocamentos de revestimentos, vidros e espelhos. Quando esse tipo de incidente acontece, pode causar danos às pessoas que frequentam ou passam pelo local;

  2. Redução de prejuízos: com a limpeza e a manutenção feitas com a frequência e maneira correta, a fachada fica conservada por muito mais tempo. Isso reduz prejuízos referentes a reformas ou manutenção de última hora;

  3. Valorização da construção: muitos prédios construídos em outras décadas ou por arquitetos importantes perdem seu valor por não serem bem conservados. Ainda acabam por prejudicar todo o contexto visual de um lugar devido à falta de higiene. Vidros e espelhos limpos, mármores e tijolos polidos e repostos são fatores que impactam na imagem da fachada;

  4. Melhoria no clima organizacional: nas empresas, valorizar a limpeza, a conservação e a organização não só das fachadas, mas do ambiente como um todo, melhora o clima no ambiente de trabalho. Além de deixá-lo mais produtivo e criativo;

  5. Agrega valor à marca: com a popularização da internet e das imagens, as fachadas podem correr o mundo todo em um clique. Por isso, um ambiente bem cuidado e mantido em bom estado de conservação agrega valor para a sua marca. Assim, ela consegue passar mais confiança e as negociações fluem com mais naturalidade.

A limpeza e manutenção de uma fachada envolvem um trabalho complexo que precisa ser pensado nos mínimos detalhes. Muitas atingem alturas consideráveis e são feitas de vidros ou espelhos, materiais que precisam de produtos específicos para serem higienizados.


Reprodução: Dinamica Facility

O primeiro passo para fazer uma limpeza de fachada segura é o planejamento. Nessa fase, os responsáveis vão considerar os aspectos mais importantes, como: altura, tipo de material a ser utilizado, forma de acesso – andaime ou rapel –, quantidade de pessoas necessárias, equipamentos de segurança, melhor horário para execução do serviço, entre outros.


O Grupo Verzani & Sandrini observa que não existe uma frequência específica e pré-estabelecida para que seja feita uma limpeza de fachada. O que se recomenda é uma avaliação criteriosa de alguns aspectos. São eles:

  • Ambiente em que a fachada está inserida: se for muito poluído, a frequência deve ser menor para evitar o acúmulo de muita sujeira;

  • Tipo de revestimento usado na fachada: os vidros e espelhos, por exemplo, precisam de manutenção com mais regularidade;

  • Data da última limpeza: se ocorreu há um prazo longo, é importante que se faça uma limpeza em caráter emergencial.


Fonte: Verzani & Sandrini Blog



V&S Blog.jpg

 Receba notícias atualizadas no seu WhatsApp gratuitamente. 

bottom of page