top of page

ISOLAMENTO ACÚSTICO EM IMÓVEIS SE MOSTRA CADA VEZ MAIS NECESSÁRIO

Atualizado: 14 de mai. de 2021

Aumento de 50% nas queixas de ruídos potencializa a importância deste tipo de conforto técnico

Reprodução: Casa

A necessidade de imóveis que disponham de conforto acústico vem se mostrando a cada dia mais necessário. Segundo dados da Associação das Administradoras de Bens Imóveis e Condomínios (AABIC), somente este ano houve um aumento de 50% nas queixas relacionadas a barulho de obras e de crianças em condomínios de todo o País.


Vanessa Moraes, engenheira civil e gerente de projetos da Tarjab Construtora e Incorporadora, ressalta que desde o início da pandemia tem notado que esta exigência por desempenhos técnicos eficazes se faz presente, principalmente, pela convergência de um novo estilo de vida centrado no lar, ela cita o home office neste novo morar.


"Nestas experiências diárias, na qual o escritório também está inserido em casa, há uma exigência por um espaço confortável e adaptado para minimizar o barulho externo e interno, além de outras necessidades a serem supridas visando facilitar a rotina deste consumidor", explica a profissional. Apesar de ter sido potencializado pela pandemia, a construtora aplica, desde 2014, o desempenho acústico em seus empreendimentos.


Outro ponto ressaltado por Vanessa é a mudança de comportamento durante e, principalmente, no pós-pandemia, que fará com que o morador seja cada vez mais exigente no que diz respeito a soluções técnicas que atendem suas necessidades no dia a dia. "Sem dúvida alguma as edificações serão mais testadas diariamente e nós da Tarjab temos aplicado uma série de desempenhos técnicos, como o acústico, como forma de melhorar a experiência do morador em imóveis que tragam conforto e qualidade de vida".


A gerente de projetos explica que cada sistema é pensando conforme a necessidade de determinado ambiente do empreendimento e que inúmeras soluções podem ser adotadas. Entre elas, a executiva cita o uso de caixilho, drywall com reforço acústico interno, chapas de revestimentos e utilização padronizada de mantas de pneus recicláveis entre a laje e o contrapiso.


SUSTENTABILIDADE E CONFORTO


Defensora incondicional da norma de desempenho, Vanessa participou ativamente da aplicação da norma em todo o processo construtivo da Tarjab, desde o seu começo na empresa em maio de 2014, contribuindo com cases de sucesso em diversos empreendimentos.


"Na Tarjab, a sustentabilidade é inerente ao processo construtivo, por exemplo, no edifício Iman Vila Mariana foram utilizados cerca de 6.500 m² de manta acústica Aubicon que, além de oferecer um isolamento acústico de qualidade entre as unidades, é uma excelente solução sustentável, contribuindo com o descarte correto de aproximadamente 7.670 pneus de borracha que foram reciclados e transformados em contrapiso", destaca.


No Iman Vila Mariana foram utilizados 6.500 m² de manta acústica/Reprodução: Tarjab

O conforto acústico, segundo a executiva, também é muito importante nas áreas comuns não só por conta da utilização das mesmas, mas, principalmente, para os clientes que têm unidades próximas a estes espaços. "Temos um cuidado extra ao estudar cada caso como, por exemplo, no empreendimento Lauto Vila Mariana, que tem uma piscina na cobertura. Neste caso, foi construída uma laje dupla para separar e isolar a unidade do pavimento superior, ou até mesmo na utilização de forro interno ou outras soluções que permita atender o desempenho acústico necessário".



No Lauto Vila Mariana uma laje dupla separa e isola a unidade do pavimento superior/Reprodução: Tarjab

DESEMPENHO ACÚSTICO TAMBÉM TEM NORMA

A norma NBR 15.575:2013 estabelece que o desempenho acústico deve ser minimamente atingido nos sistemas de vedação externa e nas áreas comuns e privativas. Sendo assim, estes devem apresentar condições de isolamento para garantir os valores previstos na NBR 10.152:2017 para ambientes internos da edificação; controlando os níveis de ruídos de impacto, aéreos e provenientes de equipamentos (como motores de piscina, condensadores de ar condicionados, casa de máquinas, etc.), conforme o Portal Acústica.


Ainda de acordo com o site, no caso de pisos de áreas comuns ou privativas, a norma prevê o controle dos ruídos de impacto ao caminhar e ao utilizar os espaços (quedas de objetos, mudanças de layout, entre outros), de maneira que ações como a inserção de material acústico entre o contrapiso e a camada estrutural, devem ser especificadas desde a etapa de concepção da obra.


Nas vedações externas, internas e na coberta, o sistema adotado deve ser planejado de acordo com avaliações realizadas no local e no entorno imediato para especificar soluções que protejam e evitem o vazamento dos ruídos aéreos. Além disso, as esquadrias devem atender aos requisitos de isolamento acústico para a necessidade da edificação e do usuário, ainda segundo o Portal Acústica.


As normas elaboradas anteriormente pela ABNT apenas indicavam limites de ruído em áreas internas e externas a fim de garantir conforto. “A mudança é radical, pois, agora, casas e prédios novos passam a ter, pela primeira vez, parâmetros a seguir”, disse ao portal Casa o engenheiro Davi Akkerman, presidente da Associação Brasileira para a Qualidade Acústica (ProAcústica).


De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, é considerado prática abusiva colocar no mercado qualquer produto ou serviço em desacordo com as normas expedidas pela ABNT. “Se uma construtora descumprir a regra e o morador decidir recorrer à Justiça, a NBR 15.575 poderá balizar uma decisão favorável ao reclamante”, observou em entrevista ao portal Casa Marcelo de Mello Aquilino, do instituto de pesquisas tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT).


Para mais informações sobre a norma NBR 15.575, acesse: https://www.sindusconpa.org.br/arquivos/File/ProAcustica_ManualNorma_Nov_2013.pdf


Fontes: Tarjab, Casa e Portal Acústica.

V&S Blog.jpg

 Receba notícias atualizadas no seu WhatsApp gratuitamente. 

bottom of page