top of page

FITAS DUPLA-FACE: A DESMISTIFICAÇÃO DO USO NA INSTALAÇÃO DE PAINÉIS DE ACM

*Por Johnny Vieira de Souza, arquiteto responsável pelo departamento de projetos da Projeto Alumínio e professor universitário.


Colaboração: Gouveia Júnior, consultor master Dfix e GE Silicones


Reprodução: Projeto Alumínio

No Brasil, a instalação dos painéis de alumínio composto (ACP), conhecidos popularmente como ACM (sigla para Material de Alumínio Composto, em inglês) possuem basicamente três métodos com fixações diferentes, sendo: fixação mecânica (bandejas vedadas, fixadas com parafusos e rebites), fixação por encaixes (bandejas ventiladas, com fixação por pino encaixe) e fixação química (módulos colados com fita dupla-face exclusiva para ACM).


Dentre os três sistemas, a fixação por fita dupla-face talvez seja o que possui maior preconceito no mercado brasileiro. Por desconhecimento, que leva a erros de manuseio, instalação, acessórios e especificação, as fitas geralmente sofrem certa resistência do mercado, principalmente associada a possibilidade de “descolar” com o passar do tempo (vida útil da fachada). Na maioria dos casos, o descolamento ocorre ainda na fase da obra e gera adaptações ou até a substituição do método de fixação pelo sistema mecânico (parafusos e rebites).


O que muitos desconhecem é que a fita dupla-face possui diversas vantagens se comparada a outros métodos de instalação, tais como: rapidez na instalação; alta absorção de movimentos (dilatação); operação limpa (seca); e além de ser um produto sem solventes (livre de ataque químico à pintura do ACM).


Com um vasto mercado, atualmente há vários tipos de fita dupla-face no Brasil para diversos materiais e locais de instalação. A Projeto Alumínio comercializa a Dfix, fitas dupla-face específicas para aplicação no mercado da construção civil. São utilizadas em aplicações internas e externas para fixação de ACM, vidros e uma variedade de plásticos e metais, dentre os quais cabe destacar:

  • Dfix 1,0 – ideal para utilização em ambientes internos e módulos de ACM pequenos (até 1 m² de área);

  • Dfix ACM 1,1 – ideal para áreas externas e módulos pequenos (até 1 m² de área) em baixas alturas (edificações térreas);

  • Dfix ACM 1,5 – ideal para áreas externas e módulos médios (até 2 m² de área), em edificações de até 3 pavimentos;

  • Dfix ACM 1,6 – para áreas externas, módulos grandes (acima de 2 m² de área) e edificações altas (acima de 15 até 100 metros de altura).

Cabe ressaltar que as especificações acima são exemplos. Para especificação precisa, tecnicamente é necessário analisar a altura, isopleta e predominância dos ventos, topografia e localização da obra, além da série (peso, tipo de núcleo, espessura das lâminas e tipo de pintura da lâmina inferior) e paginação (tamanho dos módulos) do ACM.


QUANTIDADE DE FITA QUE A OBRA VAI PRECISAR


O cálculo da quantidade de fita Dfix é 55cm² por quilo de carga estática. Como exemplo, isso significa que, um painel de ACM Projeto Alumínio KYNAR4500 com núcleo FR II-A, cujo o peso é de 8kg/m², para saber a quantidade de fita a ser utilizada em um módulo de 150x160cm é necessário multiplicar 55cm² x peso total do painel.


Para saber o peso do módulo, basta multiplicar a largura pelo comprimento, o resultado é multiplicado novamente pelo peso por metro quadrado, sendo: 1,5x1,6x8 = 19,2kg.

Para encontrar o total de fita dupla-face Dfix ACM a ser utilizada, o resultado final é 55 cm²/kg x 19,2kg = 1.056 cm². O resultado é dividido pela largura da fita, que no caso do ACM é necessário utilizar, no mínimo, de 1,9cm (19mm). O resultado é 1.056/1,9 = 555,78cm 556cm lineares.


O perímetro do módulo é o somatório de todos os seus lados. Para verificar se há perímetro suficiente para utilização da fita Dfix ACM, é necessário somar todas as dimensões do módulo, sendo: 150+150+160+160cm = 620cm.


Neste caso, se for analisado somente o peso estático do módulo, há compatibilidade de uso da fita Dfix ACM de 1,9cm (largura) para o painel KYNAR4500 FR IIA de 150x160cm, pois serão necessários 556cm de fitas Dfix ACM, e o painel tem 620cm. A espessura da fita deve seguir a tabela já apresentada.


RECOMENDAÇÕES DA APLICAÇÃO


É importante ressaltar que a fita deve ser fixada no perímetro total do painel, ou seja, em toda a extensão, de todos os lados, de modo contínuo, mesmo que a quantidade calculada necessária seja inferior ao perímetro total, como no exemplo acima. Caso a quantidade necessária seja superior ao perímetro do painel, é necessário aumentar a largura da fita (larguras personalizadas) e, em alguns casos, inclusive aumentar a largura do perfil da subestrutura (para comportar a área de adesão da fita), conforme exemplificado na figura 01.


Reprodução: Projeto Alumínio

Além da atenção no cálculo necessário sobre o peso estático do painel, é importante seguir passo a passo o método de instalação da fita Dfix ACM. A instalação deve ocorrer sobre o verso do painel (lâmina inferior). A superfície deve ser limpa com álcool isopropílico, após aplicado o primer específico para ACM e colado a fita dupla-face Dfix ACM, com um rolete (o pressionamento no momento da aplicação é fundamental). O procedimento de limpeza com álcool isopropílico e aplicação de primer deve ser repetido na subestrutura (alumínio e/ou aço).


O clima no momento da colagem é outro fator importante. A variável de temperatura recomendada para aplicação da fita é de 20ºC a 40ºC. Em temperaturas inferiores a 20ºC, é necessário pré-aquecer a fita antes de instalar. Dias chuvosos (superfície úmida) também não são recomendados para a instalação.


Além das recomendações listadas, é importante que o profissional mantenha as mãos limpas no momento da aplicação da fita e não toque na área de contato da fixação nem na área de colagem da própria fita.


A colagem da fita Dfix ACM seguindo os procedimentos corretos, com acessórios de qualidade e profissionais instruídos manterá a garantia de fixação, sem qualquer tipo de problema originado pelo desprendimento dos módulos no futuro.


A Projeto Alumínio trabalha com fitas dupla-face Saint Gobain, empresa na qual tem realizado grandes investimentos em novas tecnologias, dentre elas, cabe destacar os adesivos para fixação de plásticos com difíceis ancoragens, adesivos que não necessitam de primer, entre outras.


Em caso de dúvidas, consulte o departamento técnico da Projeto Alumínio pelo número (17) 4009-8236 ou acesse o site projetoaluminio.com.br


Fonte: Projeto Alumínio

V&S Blog.jpg

 Receba notícias atualizadas no seu WhatsApp gratuitamente. 

bottom of page