top of page

FESQUA: AFEAL LEVA CONHECIMENTO E REPRESENTATIVIDADE

Na última semana, a Associação Nacional de Fabricantes de Esquadrias de Alumínio (Afeal) marcou presença em um dos eventos mais importantes do país, a 14ª Feira Internacional da Indústria de Esquadrias (FESQUA). Com um estande amplo e muito bem visitado, a entidade recebeu parceiros, associados, estudantes, arquitetos, varejistas e fabricantes de esquadrias de todo o país.


ree
Reprodução: Afeal

Um dos destaques da Afeal no evento foi a presença da unidade móvel de treinamentos, uma carreta que ficou estacionada ao lado do estande. Diversos cursos – entre eles o de serralheiro básico – são oferecidos na unidade. Desenvolvida em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), é uma oficina volante com o objetivo de levar a formação de mão de obra para a qualificação de profissionais e empresas do setor de esquadrias de alumínio.


ree
Reprodução: Afeal

Por sua característica de ambiente de ensino sobre rodas (oficinas, laboratórios e sala de aula), a escola móvel tem a flexibilidade de atingir localidades de todo o estado. Este formato é útil, principalmente em localidades de São Paulo onde não há oficinas fixas para o curso de esquadrias de alumínio. Em 2022, a carreta está com pintura e layout novos.


PARTICIPAÇÃO NO NÚCLEO DE CONTEÚDO


Com o tema “Metodologia e processos na indústria de esquadrias, aplicando a norma de desempenho NBR 15575 e a de esquadrias para edificações NBR 10821”, a palestra fez parte da grade principal de conteúdo na FESQUA e foi ministrada pelo consultor Luís Cláudio Viesti.


“Abordamos a importância de todas as etapas para elaboração e construção de uma esquadria com seu melhor desempenho e qualidade, levando em consideração as normas vigentes de esquadrias e suas normas correlatas e a norma de desempenho”, explicou o palestrante. “Para tanto, a importância do conhecimento e estudo da obra onde as esquadrias serão instaladas é primordial para um bom projeto e, consequentemente, o processo construtivo das esquadrias até a sua instalação, proporcionando a qualidade esperada e desejada para o consumidor final e atendendo as normas vigentes”, finaliza.


5º ENCONTRO NACIONAL DA INDÚSTRIA DE ESQUADRIAS DE ALUMÍNIO


O Encontro Nacional foi um grande sucesso, de acordo com a associação, e trouxe temas de extrema relevância para a tomada de decisão do empresário do setor. O evento teve início com uma palestra do Alberto Cordeiro, presidente da Afeal, que abordou números inéditos sobre a indústria de esquadrias. “Estes dados foram apurados pelos estudos da Afeal, entre eles o mapeamento da indústria de esquadrias”, explicou.


ree
Alberto Cordeiro. Reprodução: Afeal

Em seu segundo quadro, a entidade recebeu Luiz França, presidente da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias, que falou sobre o tema “O cenário e as perspectivas da incorporação imobiliária”. França foi seguido por Rhaiana Bandeira Santana, coordenadora geral de desenvolvimento institucional do Departamento de Articulação e Planejamento da Secretaria Nacional de Habitação e também coordenadora geral do Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade no Habitat (PBQP-H).


Ela esclareceu de maneira objetiva e didática as atuais ações do Governo Federal para a elevação dos níveis de conformidade dos produtos da construção civil para o combate à não conformidade.


Luiz França e Rhaiana Bandeira Santana. Reprodução: Afeal


Na sequência, a palestra ampla do economista Gesner de Oliveira explorou o cenário político e econômico brasileiro e apontou aos presentes os caminhos para o futuro. “Estamos cheios de oportunidades. Precisamos olhar para elas e ver que o Brasil tem grandes perspectivas, podemos ser uma potência agro com foco ambiental. Nosso país tem um enorme potencial”, disse em um dos pontos altos do evento.


ree
Gesner de Oliveira. Reprodução: Afeal

O encontro foi seguido por um bate-papo descontraído, coordenado pelo Edison Claro de Moraes, vice-presidente de comunicação da Afeal, que convidou além de Gesner e Cordeiro mais duas personalidades do setor para o talk show: Erivam Boff, coordenador do comitê de mercado de extrudados da Associação Brasileira do Alumínio (Abal), e Maurício Fernandes de Jesus, coordenador de desenvolvimento de mercado do programa “Vidro Certo”, na Abividro.


ree
Reprodução: Afeal

O encerramento ficou por conta do Raul Ferreira da Costa Junior, vice-presidente de regionais da Afeal. “Reiterando o que nosso presidente disse na abertura, é nossa vocação elevar a qualidade das esquadrias, levar esse conhecimento ao associado. Creio que este é o caminho da seriedade empresarial, de esperança no crescimento ordenado e sustentável do nosso Brasil”, finalizou.


ree
Raul Ferreira da Costa Junior. Reprodução: Afeal

Fonte: Afeal


V&S Blog.jpg

 Receba notícias atualizadas no seu WhatsApp gratuitamente. 

bottom of page