Na última semana, a Associação Nacional de Fabricantes de Esquadrias de Alumínio (Afeal) marcou presença em um dos eventos mais importantes do país, a 14ª Feira Internacional da Indústria de Esquadrias (FESQUA). Com um estande amplo e muito bem visitado, a entidade recebeu parceiros, associados, estudantes, arquitetos, varejistas e fabricantes de esquadrias de todo o país.
Um dos destaques da Afeal no evento foi a presença da unidade móvel de treinamentos, uma carreta que ficou estacionada ao lado do estande. Diversos cursos – entre eles o de serralheiro básico – são oferecidos na unidade. Desenvolvida em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), é uma oficina volante com o objetivo de levar a formação de mão de obra para a qualificação de profissionais e empresas do setor de esquadrias de alumínio.
Por sua característica de ambiente de ensino sobre rodas (oficinas, laboratórios e sala de aula), a escola móvel tem a flexibilidade de atingir localidades de todo o estado. Este formato é útil, principalmente em localidades de São Paulo onde não há oficinas fixas para o curso de esquadrias de alumínio. Em 2022, a carreta está com pintura e layout novos.
PARTICIPAÇÃO NO NÚCLEO DE CONTEÚDO
Com o tema “Metodologia e processos na indústria de esquadrias, aplicando a norma de desempenho NBR 15575 e a de esquadrias para edificações NBR 10821”, a palestra fez parte da grade principal de conteúdo na FESQUA e foi ministrada pelo consultor Luís Cláudio Viesti.
“Abordamos a importância de todas as etapas para elaboração e construção de uma esquadria com seu melhor desempenho e qualidade, levando em consideração as normas vigentes de esquadrias e suas normas correlatas e a norma de desempenho”, explicou o palestrante. “Para tanto, a importância do conhecimento e estudo da obra onde as esquadrias serão instaladas é primordial para um bom projeto e, consequentemente, o processo construtivo das esquadrias até a sua instalação, proporcionando a qualidade esperada e desejada para o consumidor final e atendendo as normas vigentes”, finaliza.
5º ENCONTRO NACIONAL DA INDÚSTRIA DE ESQUADRIAS DE ALUMÍNIO
O Encontro Nacional foi um grande sucesso, de acordo com a associação, e trouxe temas de extrema relevância para a tomada de decisão do empresário do setor. O evento teve início com uma palestra do Alberto Cordeiro, presidente da Afeal, que abordou números inéditos sobre a indústria de esquadrias. “Estes dados foram apurados pelos estudos da Afeal, entre eles o mapeamento da indústria de esquadrias”, explicou.
Em seu segundo quadro, a entidade recebeu Luiz França, presidente da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias, que falou sobre o tema “O cenário e as perspectivas da incorporação imobiliária”. França foi seguido por Rhaiana Bandeira Santana, coordenadora geral de desenvolvimento institucional do Departamento de Articulação e Planejamento da Secretaria Nacional de Habitação e também coordenadora geral do Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade no Habitat (PBQP-H).
Ela esclareceu de maneira objetiva e didática as atuais ações do Governo Federal para a elevação dos níveis de conformidade dos produtos da construção civil para o combate à não conformidade.
Luiz França e Rhaiana Bandeira Santana. Reprodução: Afeal
Na sequência, a palestra ampla do economista Gesner de Oliveira explorou o cenário político e econômico brasileiro e apontou aos presentes os caminhos para o futuro. “Estamos cheios de oportunidades. Precisamos olhar para elas e ver que o Brasil tem grandes perspectivas, podemos ser uma potência agro com foco ambiental. Nosso país tem um enorme potencial”, disse em um dos pontos altos do evento.
O encontro foi seguido por um bate-papo descontraído, coordenado pelo Edison Claro de Moraes, vice-presidente de comunicação da Afeal, que convidou além de Gesner e Cordeiro mais duas personalidades do setor para o talk show: Erivam Boff, coordenador do comitê de mercado de extrudados da Associação Brasileira do Alumínio (Abal), e Maurício Fernandes de Jesus, coordenador de desenvolvimento de mercado do programa “Vidro Certo”, na Abividro.
O encerramento ficou por conta do Raul Ferreira da Costa Junior, vice-presidente de regionais da Afeal. “Reiterando o que nosso presidente disse na abertura, é nossa vocação elevar a qualidade das esquadrias, levar esse conhecimento ao associado. Creio que este é o caminho da seriedade empresarial, de esperança no crescimento ordenado e sustentável do nosso Brasil”, finalizou.
Fonte: Afeal
コメント