top of page

FACHADA RESIDENCIAL COM PROJETO PRÁTICO E SEGURO

O casal Bernardo e Priscila Tressino, do escritório PB Arquitetura, conta como as esquadrias e outros elementos são pensados

Reprodução: PB Arquitetura

A fachada de uma casa é o primeiro contato visual que as pessoas têm daquele ambiente. Com isso, Priscila Tressino, arquiteta e líder do escritório PB Arquitetura, comenta sobre a importância do uso das esquadrias certas na fachada residencial.


Ela comanda o escritório, junto ao seu marido, Bernardo Tressino, também arquiteto. Os profissionais possuem larga experiência em desenvolvimento de projetos de arquitetura, interiores e paisagismo e são reconhecidos pelo estilo contemporâneo e criativo, revelando a essência dos clientes com identidades autênticas, conforme informações do escritório.

Priscila e Bernardo Tressino. Reprodução: PB Arquitetura

Entre as dicas básicas para reformar uma fachada, estão a escolha dos materiais, que ofereçam maior durabilidade e menor manutenção, por se tratar de um espaço externo. O casal afirma que, além disso, a fachada deve ser agradável ao olhar e representar o estilo dos moradores.


“É uma área totalmente exposta à radiação solar, poluição e intempéries. E, ainda há as questões de segurança”, conta Bernardo. Os profissionais pontuaram alguns detalhes importantes para uma fachada de projeto prático, seguro e com visual marcante, confira.


ESQUADRIAS E SEUS CUIDADOS

Priscila menciona as seguintes soluções:

- Alumínio: se mantém imune ao desgaste natural pela ação do tempo e dispensa alguns cuidados para a sua conservação, apenas limpeza constante, além de garantir custo-benefício;

- PVC: material mais leve, flexível, com resistência térmica e acústica e que necessita apenas de limpezas periódicas;

- Vidro: com o objetivo de manter o visual da fachada mais clean, muitos fechamentos têm sido feitos com o material, como em comércios e edifícios. “A proposta é a visualização interna da arquitetura, utilizando-se peles de vidro incolor ou vidros refletivos em estrutura glazing, garantindo um maior aproveitamento da iluminação natural, apenas com estrutura metálica e os painéis de vidro”, diz. Além da limpeza constante, os arquitetos comentam que é fundamental o tratamento com películas solares para o melhor conforto ambiental.

- Madeira e ferro: sofrem mais com as ações externas, como poluição, salinidade e exposição ao sol e a chuva, que desgastam os materiais com o passar dos anos e, assim, as portas e janelas acabam empenando e enferrujando. “Quando estiverem deterioradas demais, uma reforma pode custar mais caro do que a troca por novas estruturas”, afirma Priscila.


O tratamento mais conhecido para as soluções de madeira é o verniz, que deve ser reaplicado regularmente, de dois a cinco anos, a depender do clima do local. Ela também menciona o stain, um produto chamado de impregnante, que entra nos veios da madeira e a protege contra a umidade, cupins e fungos. Ele também mantém os aspectos naturais do material, sem alterar a cor, por exemplo.


A arquiteta explica que as estruturas de ferro devem ter a pintura sempre mantida em dia, pois a tinta descascada permite o desgaste mais rápido, o que acaba enferrujando as peças.


“Reaproveitar esquadrias vai depender muito do estado de conservação delas. Quando estiverem deterioradas demais, uma reforma pode custar mais caro do que a troca por novas estruturas. Isso sem falar na segurança, pois podem ficar severamente frágeis”, complementa a arquiteta sobre a reutilização das soluções de madeira e ferro.

Reprodução: PB Arquitetura

SEGURANÇA E MANUTENÇÃO

Quesito importante quando falamos de uma fachada, afinal, trata-se da entrada de qualquer residência. Os arquitetos orientam a colocação de fechamentos, como gradis e portões (acima de 2,50cm), de preferência com acionamento automático e materiais resistentes. Câmeras também inibem a ação de invasores. Já a manutenção adequada se trata em zelar pelo funcionamento perfeito de todos os sistemas de acesso e monitoramento.


ILUMINAÇÃO

Esse ponto do projeto ressalta a beleza arquitetônica da fachada, dando certa profundidade, relevo e textura dos materiais aplicados, valorizando o paisagismo. Os profissionais informam que manter a fachada sempre bem iluminada também é uma ação efetiva para maior segurança.


O casal finaliza dizendo que independente do estilo escolhido, o mais importante é a harmonia e a correta proporção entre todos os elementos. Priscila afirma que as esquadrias oferecem acessibilidade universal e circulação fluida, abundância de iluminação e ventilação natural mantendo um conforto ambiental interno e segurança no projeto.


“As varandas, portas e janelas são aberturas na fachada, que para manter a harmonia dos volumes devem ter um padrão de altura, alinhamento e distribuição”, diz a líder, em relação ao favorecimento do visual externo com o interno. “Projetar sempre em 3D ajuda muito a ter um resultado elegante, pois ao mesmo tempo em que o arquiteto idealizou a planta, ele vai levantando os volumes dos blocos e fazendo as aberturas necessárias”, explica.



Fonte: escritório PB Arquitetura/Assessoria DC33 Comunicação


V&S Blog.jpg

 Receba notícias atualizadas no seu WhatsApp gratuitamente. 

bottom of page