top of page

EXPECTATIVAS PARA O CONSUMO DE ESQUADRIAS DE ALUMÍNIO OS PRÓXIMOS 2 ANOS

*Por José Carlos G. Noronha, administrador de empresas, consultor há mais de 50 anos na área de alumínio para a construção civil e colunista da REVISTA CONTRAMARCO


Tarugos de alumínio
Reprodução: iStok

Com relação às vendas de esquadrias de alumínio durante os primeiros 11 meses de 2023 foi de crescimento, principalmente a venda direta para a construtora. Acreditamos que vamos fechar o ano de 2023 com crescimento sobre o ano de 2022 entre 3,8% e 4,5%. Essa melhora no consumo se deve aos recordes de lançamentos e vendas de imóveis nos anos de 2021, 2022 e continua com crescimento em 2023.


O fator que indica o crescimento nas vendas de esquadrias de alumínio é fundamentado nos períodos de maturação das obras para o recebimento das esquadrias de alumínio que costumam ser entre 18 a 24 meses do lançamento até a necessidade das esquadrias de alumínio. Diante desse fato para 2024 e 2025 nossa previsão será melhor do que 2022 e 2023, inclusive com a melhora no consumo através das lojas de materiais de construção.


Para garantir a continuidade do crescimento existe a necessidade de gerar mais créditos com juros menores, para dar fôlego ao consumidor que está com dificuldades de acompanhar os seus rendimentos versos as taxas de juros maiores do que os reajustes salariais. Um dos grandes termômetros são as obras do Minha Casa Minha Vida, onde concentra o maior número de construção dos domicílios necessários, que chegam a representar cerca de 70 a 75% do mercado total.


Importante alavancador de construção que poderá sinalizar novas tendências como a “Industrialização da Construção”, tornando os vãos padronizados, os produtos mais econômicos, maior velocidade na construção , isso vai gerar custos menores e poderemos chegar a construir mais de 1 milhão de novos domicílios por ano.


Outros fatores positivos para garantir crescimento contínuo para os próximos 5 anos, continua sendo o déficit habitacional em torno de 8 milhões de novos domicílios, inclusive crescente pelo fato de que o ritmo das construções não atende a demanda de mais de 1 milhão de novos domicílios por ano.


*Os artigos publicados com assinatura são de responsabilidade dos respectivos autores e podem não interpretar a opinião da revista. A publicação tem o objetivo de estimular o debate e de refletir as diversas tendências do mercado, com foco na evolução da indústria de esquadrias e vidro.


V&S Blog.jpg

 Receba notícias atualizadas no seu WhatsApp gratuitamente. 

bottom of page