top of page

ESQUADRIAS: CONFORTO TÉRMICO NO INVERNO

Atualizado: 21 de jul. de 2021

Veja dicas de como manter a casa aconchegante nessa estação


Reprodução: Construtora Equilíbrio

O inverno chegou e para garantir conforto térmico em casa prestar atenção nas esquadrias e em sua vedação é fundamental. Nesse post, daremos algumas dicas para você manter o ambiente aquecido.


As portas e janelas são os principais responsáveis pela passagem de vento frio durante o inverno. Por isso, é muito importante manter todas as esquadrias fechadas e vedadas, para que as frestas do batente e da base não deixem o vento passar, mesmo quando estiverem fechadas. Assim, os modelos de veda frestas escova e veda porta adesivo, por exemplo, são opções para melhorar o desempenho da esquadria.


CONSIDERAÇÕES SOBRE A ESCOLHA


O conjunto formado pelo material de fabricação e o sistema de fechamento da janela é o principal aspecto a ser levado em consideração no momento da escolha da esquadria, conforme o portal Gazeta do Povo.


"Uma janela maxim-ar veda o ambiente melhor do que uma de correr, que sempre terá um vão entre suas folhas, por exemplo. Entre os materiais, o ferro é o que apresenta o menor desempenho, pois, por ser um condutor térmico, favorece a troca de calor entre os ambientes. Os vãos entre suas peças móveis também são maiores e facilitam a passagem do ar", ainda segundo o site.


As esquadrias de alumínio apresentam melhor custo benefício em relação às de ferro, pois contam com sistema de isolamento formado por borrachas ou cerdas entre suas folhas, o que otimiza sua vedação.


“As janelas de madeira têm desempenho similar às de alumínio. Elas também permitem mais personalização, em contrapartida demandam manutenção constante”, explicou a arquiteta Bianca Caron Decker, do escritório Decker e Bagatin Arquitetura e Interiores, ao portal Gazeta do Povo.


Entre os modelos de esquadrais, as de pvc proporcionam maior desempenho térmico, por serem compostas de polímero, material que conduz menos calor. O sistema de vedação do material também é mais eficiente entre as peças fixas e móveis, fazendo com que o conjunto de fechamento funcione melhor, de acordo com o portal.


UTILIZAÇÃO DE VIDRO DUPLO


Reprodução: New Esquadrias

As portas e janelas ajudam a manter o conforto térmico no espaço, contudo não são as únicas responsáveis por resolver a questão. No momento da construção, é importante atente-se para a incidência direta do Sol e o comportamento dos ventos na região. Esses fatores guiam a disposição dos elementos e favorecem a obra tanto os dias mais quentes, como os mais frios.


O modelo de vidro utilizado na esquadria é outro fator que pode potencializar o desempenho térmico. Isso porque o material ajuda a reter o calor dentro do ambiente, além de poder oferecer uma camada extra de isolamento aos espaços, conforme o site Gazeta do Povo.


O arquiteto Adriano Lucio Dorigo, professor da Universidade Positivo, explicou ao site de notícias que quanto mais espesso for o vidro, menor será seu potencial de perder calor por condução. Por isso, ele orienta que, ao adquirir uma esquadria, o consumidor se informe sobre a espessura do vidro instalado nela.


Para os que desejam aprimorar ainda mais este isolamento, a dica é optar por vidros duplos na janela. Além de aumentar a espessura do vidro, o sistema cria uma camada de ar entre as duas lâminas, que atua como uma nova barreira, segurando melhor o calor dentro do ambiente, segundo o portal.


Veja mais dicas nesses vídeos:




Fonte: Gazeta do Povo

V&S Blog.jpg

 Receba notícias atualizadas no seu WhatsApp gratuitamente. 

bottom of page