top of page

ENTENDA A FUNÇÃO DO DRENO NAS ESQUADRIAS

Especialistas da CDA Metais, Kömmerling e Rehau debatem o tema e trazem dicas para a conservação das portas e janelas


*Por Stephanie Fazio

Reprodução: CDA Metais

Instalado nos trilhos inferiores de portas e janelas, principalmente as de modelos deslizantes, o dreno tem como objetivo captar e drenar a água no encontro dos perfis centrais das folhas, mantendo a esquadria seca e protegendo o ambiente do risco de infiltração e alagamento. De acordo com Adalto Campos, técnico de desenvolvimento de produto da Rehau, marca de soluções baseadas em polímeros para os setores de construção civil, automotivo e industrial, o dimensionamento correto da esquadria e a montagem podem ter grande influência no sistema de drenagem.


“Mesmo com todos os componentes no lugar certo, se uma folha está menor, a escova ou a peça de estanqueidade não cumprem sua função, porque não existe o contato que foi projetado no desenvolvimento da esquadria”, explica Campos.


Para que o desempenho de estanqueidade tenha sucesso, a vedação da esquadria é o ponto central, de acordo com Daniel Unten, coordenador de projetos da CDA Metais, que atua na fabricação e pintura de perfis extrudados em alumínio. “Em portas e janelas temos usinagens e componentes que possibilitam a drenagem, dando a vazão necessária para a saída de água. O trilho recebe o volume de água e pelos drenos escoam para fora, de forma que ela não se acumule”, descreve. Ele cita como exemplo a Renoir 3.3 da CDA Metais, esquadria que tem um desempenho de estanqueidade que chegou a 300 pascal (Pa) em ensaio.


Modelo Renoir 3.3/Reprodução: CDA Metais

“As usinagens também são essenciais, tanto na qualidade quanto na quantidade. Existe um estudo da quantidade de drenos que deve ser feito para cada tipologia, isso deve ser respeitado”, afirma o colaborador da Rehau. Outro ponto é a descompressão que é essencial nas esquadrias de PVC, por conta da hermeticidade que o sistema tem. Com a descompressão adequada, a drenagem é feita muito rapidamente, por conta do princípio da lata de óleo, com dois furos: um para a entrar o ar (descompressão) e outro para a saída do líquido (dreno), completa.


Campos informa que os perfis de PVC possuem geometria com diversas câmaras, com funções distintas. Algumas dessas câmaras são projetadas para o sistema de drenagem. Uma das principais funções da esquadria de PVC é a de evitar a ação das intempéries na parte interna da edificação e a drenagem é uma das principais.


Segundo Emerson Oliveira Rodrigues, engenheiro e coordenador de produto da Kömmerling, marca do Grupo que fornece sistemas de PVC para janelas e portas, as esquadrias deste material que seguem corretamente as normas de fabricação de “tipologias”, que são os "tipos" variados de modelos de esquadrias, cumprem o protocolo de abertura de pequenos canais condutores para a água. Assim, a água passa pela superfície de alguns perfis e sai para o lado externo da esquadria, sem invadir o lado interno, o que resultaria em infiltração e escorrimento ao longo do peitoril, como é chamada a parte de alvenaria abaixo de uma esquadria, bem como o piso interno de uma construção.


Mesmo que uma forte chuva incida diretamente sobre a superfície dos vidros e dos perfis pelo lado extremo, o ambiente interno se manterá seco e seguro graças ao dispositivo de "drenos" ou "drenagem", que conduzirá o excesso de água que se acumula ao longo de um batente ou trilho para fora, garante o colaborador da Kömmerling.


BENEFÍCIOS


O dreno evita possíveis danos dentro da edificação, em relação à água; garante conforto e segurança na disposição dos móveis ou algum tipo de piso, sem risco de danos; e possui um bom sistema de drenagem, evita barulhos indesejados, como: assobios ou passagem de som e ar, informa Campos.


Rodrigues complementa que o dispositivo mantém a esquadria seca e protege do risco de infiltração e alagamento do ambiente interno. “Mais do que isso, quando a esquadria conta com um sistema eficiente de drenagem de água, tais canais contribuirão com a limpeza e higiene do sistema”, diz. “Como todas as peças e mecanismos que formam o dispositivo são feitos de PVC não plastificável, a esquadria fica livre da oxidação ou sujeiras ocasionadas pela água parada bem como riscos de escorregões e quedas quando se passa sobre o trilho de uma porta, por exemplo”.


PERIODICIDADE DA LIMPEZA


De acordo com a exposição, a limpeza deverá ser realizada a cada um mês. Se os drenos estiverem obstruídos, deverá ser feita a limpeza de imediato, orienta Unten.


Campos traz algumas dicas sobre o processo. A limpeza, em alguns casos, pode ser feita com aspirador, em regiões litorâneas, devido o acúmulo de areia; em portas, com piso rebaixado, em áreas verdes, deve-se estar atento ao acúmulo de folhas; e em esquadrias instaladas com ligação para o sistema pluvial da edificação, deve atentar-se para a desobstrução da saída final da água, ligado ao sistema de drenagem da esquadria.


Para Rodrigues, a limpeza e manutenção dos drenos normalmente é feita juntamente com a higienização do ambiente e, mais precisamente, quando se limpa o piso ou a parede que está próxima da esquadria. “Uma vez a cada 60 dias é o suficiente para manter os canais desobstruídos de sujeiras. Usa-se panos com detergente neutro e pequenas escovas de limpeza, salvo em algum evento onde se observe acúmulos de resíduos, como areia de praia, folhas secas e insetos”, diz.


No momento em que se está fazendo a finalização dos acabamentos de uma obra (alvenaria), é comum observar que os perfis de uma esquadria em PVC, principalmente os trilhos inferiores, ficam com uma grande parte dos resíduos pós-obra, sendo massas de acabamentos, poeira, pó de lixações de parede e piso e pequenos resíduos oriundos da finalização geral de uma obra. Até mesmo a lavagem do piso pós-obra pode deixar muitos resíduos de materiais sobre os trilhos e muitos, quando secam, obstruem a passagem dos canais de drenos, observa o coordenador de produto da Kömmerling.


COMPONENTES QUE PODEM AFETAR O ESCOAMENTO DA ÁGUA


À esquerda: representação da drenagem interior; e à direita: representação da drenagem exterior/Reprodução: Rehau


Para além do dreno, Adalto Campos, técnico de desenvolvimento de produto da Rehau, e Daniel Unten, coordenador de projetos da CDA Metais, elencam componentes que podem afetar o escoamento da água, causando problemas no desempenho da esquadria.


1. Um componente importante do sistema de dreno é o corta vento, peça de estanqueidade ou caixa de dreno, instalada no encontro da mão de amigo das folhas e tem a função de interromper a comunicação da drenagem interna (de menor volume) com a drenagem externa (grande volume). A caixa de dreno tem como função ‘quebrar o vento’, para que a água não seja conduzida para a rota oposta da saída d’água;


Reprodução: CDA Metais

2. A pingadeira também tem uma função importante por conta da escolha do uso, em certas situações, é necessária para evitar que um volume maior de água atinja e sobrecarregue o sistema de drenagem da esquadria;


3. As gaxetas dos vidros exercem uma função importante, se usadas incorretamente, podem criar uma entrada de água que não está dimensionada para a drenagem comum feita na esquadria;


4. Altura de escovas adequadas e o uso de escova com barreira FinSeal (FS) também agem como barreira de entrada da água e não sobrecarregam o sistema de drenagem;


5. A tampa da saída do dreno pode afetar na drenagem quando a pressão de vento age para dentro da edificação e não deixa o sistema escoar a água adequadamente.


O técnico de desenvolvimento de produto da Rehau recomenda que todo o fabricante de esquadrias deve seguir sempre as orientações dos manuais técnicos de fabricação, pois eles contam com o cálculos de área de permeabilidade que são fundamentais para que haja um fluxo de escoamento da água correspondente e proporcional ao tamanho de uma esquadria.


Daniel Unten, coordenador de projetos da CDA Metais, relembra que nas fachadas também existe um conceito de drenagem. No sistema de fachada unitizada Da Vinci, da CDA Metais, há uma inteligência que usa os princípios da física para drenar a água.


Reprodução: CDA Metais


“Abordamos aqui alguns conceitos de drenos, sendo que existem muitos outros. Mesmo mudando algumas usinagens e componentes, o princípio é o mesmo: auxiliar na estanqueidade da esquadria e da fachada de alumínio. Por isso, é de suma importância que o fabricante siga à risca todas as orientações de usinagens e que utilize os componentes que estão especificados nos catálogos técnicos, para que a esquadria ou a fachada tenha uma performance de qualidade”, conclui Unten.

V&S Blog.jpg

 Receba notícias atualizadas no seu WhatsApp gratuitamente. 

bottom of page