top of page

EMPREENDIMENTO NO INTERIOR PAULISTA UTILIZA TECNOLOGIA INÉDITA DE CONSTRUÇÃO A SECO

Sustentável, a tecnologia aumenta a eficiência da obra e reduz a aplicação de materiais, entre outros benefícios


Bild Desenvolvimento Imobiliário/Reprodução

A novidade será implementada por meio do recém-lançado projeto Bild Dry na obra do edifício Neori, no bairro Quinta da Primavera, em Ribeirão Preto (SP) pela Bild Desenvolvimento Imobiliário — construtora com 14 anos de atuação e presença em cidades dos estados de São Paulo e Minas Gerais.


Segundo a direção da construtora, o projeto Bild Dry une industrialização, qualidade e tecnologia, através de um processo mais rápido, econômico e sustentável que envolve toda a cadeia construtiva. Também chamado de construção a seco ou construção 3.0, o novo processo aumenta a eficiência da obra e diminui o tempo de execução.


“O empreendimento passa a ser construído 30% mais rápido”, explica o engenheiro Dennys Gomez, gerente de pesquisa e desenvolvimento da Bild Desenvolvimento Imobiliário e responsável pelo Bild Dry, salientando que as vantagens são inúmeras: desde a possibilidade de junção das unidades até a flexibilização das plantas do apartamento.


“Neste primeiro empreendimento que será construído com esta tecnologia, as unidades são entregues com forro em todo o apartamento (com rebaixo de gesso facilitando a manutenção e possíveis alterações de layout), com box com pastilhas cerâmicas e piso laminado (pois, além do conforto, oferece melhor desempenho acústico para as áreas secas)”, diz Gomez. “Neste tipo de construção, o conforto acústico é muito maior comparado à construção convencional”.


O engenheiro observa que, com este novo processo, as vedações são feitas com paredes em drywall com chapas de 15mm de isolamento acústico e estruturação metálica, proporcionando flexibilidade de layout para os ambientes. “O morador pode adquirir o andar inteiro e integrar fisicamente todas as unidades do pavimento”.


COMO FUNCIONA


Trata-se de uma construção industrializada com um processo de montagem menos artesanal. Através de equipes multidisciplinares, a obra é executada em 14 etapas. “O que proporciona maior rapidez, pois parte da construção é feita na indústria e chega pré-pronta à obra”, explica Gomez.


De acordo com ele, a construção a seco tem vários benefícios: desde o envolvimento da cadeia de fornecimento, com o acompanhamento direto da indústria que também se responsabiliza pelos serviços — até a sustentabilidade, com maior controle de desperdício, pois a obra chega a ser mais leve e com menor quantidade de resíduos.


“Em um empreendimento de 27 pavimentos, por exemplo, 7 mil toneladas do peso final da construção são reduzidas, o que equivale a 25 Boeings 747. Com isso, deixamos de emitir 433 mil kg de CO² na atmosfera, graças à redução de 222 viagens de carretas de 33 toneladas cada”.


ESQUADRIAS


A obra é executada em 14 etapas. Em qual dessas etapas entra a parte das esquadrias?


Os caixilhos (conjunto das peças para a montagem de esquadrias) entrarão logo depois da primeira etapa, chamada de Chassi — que contempla a construção da estrutura, fachada e núcleo central em alvenaria. A segunda etapa, chamada de Abastecimento, inclui o abastecimento dos materiais no pavimento, steel frame (sistema formado por peças de aço galvanizado) e os caixilhos nos dormitórios.


As esquadrias são padronizadas ou sob encomenda?


Todos os caixilhos serão do Grupo IBRAP — todos padronizados, pois nesse sistema os vãos são garantidos com gabaritos metálicos. As vantagens são maior precisão dos vãos, prumo, qualidade de acabamento, instalação antecipada e protegida, e industrialização.


Como é executada (em linhas gerais) essa etapa?


Os caixilhos são posicionados internamente e fixados com parafusos autobrocantes para concreto nas laterais e no fundo, seguido de um selante, também executado internamente, para garantir a estanqueidade do sistema.


O EMPREENDIMENTO

O projeto do Neori, de torre única, tem 27 andares, 216 unidades, quatro elevadores e 343 vagas de estacionamento — todas cobertas.

O edifício é voltado para um público mais jovem que busca o primeiro apartamento. Segundo a construtora, o ponto alto do projeto é a flexibilização para customizar o interior de cada apartamento posteriormente: são três opções de tamanho (43,58m², 64,96m² e 84,07m²) e a possibilidade de várias plantas e mudanças, inclusive com a junção de unidades. Todos os apartamentos terão teto forrado, o que permite flexibilidade de layouts e iluminação diferenciada.


Além das diversas opções de plantas, o empreendimento também contará com 20 categorias de lazer e serviços, entre eles, espaço gourmet e espaço festas, fitness, grill, playground, piscinas infantil e adulto com raia e solarium, lavanderia compartilhada (com secadoras e máquinas de lavar); B-Market (loja de conveniência que fica na área comum do prédio, de uso exclusivo dos moradores) e bike sharing (com patinetes elétricos e bicicletas). Todas as áreas são entregues equipadas e decoradas, prontas para o uso dos moradores.


SOBRE A BILD


Fundada em 2007, a Bild Desenvolvimento Imobiliário é uma incorporadora e construtora reconhecida pela capacidade de identificar grandes oportunidades no mercado imobiliário. Conta com mais de 7.500 unidades lançadas: são 53 empreendimentos, destes 27 já foram entregues (incluindo três hotéis).


É uma empresa com 14 anos de atuação, presente em 14 cidades dos Estados de São Paulo e Minas Gerais (Ribeirão Preto, Franca, Araraquara, Bauru, Campinas, Piracicaba, Marília, São José do Rio Preto, São Carlos, São Paulo, Sorocaba, Limeira, Uberlândia e Uberaba) – com lançamentos em nove delas.


Desde 2013, a Bild mantém a renovação das certificações ISO9001 e PBQP-H nível A, que garantem a qualidade da empresa e de seus produtos, de acordo com padrões de exigência nacionais e internacionais, solicitados pelos órgãos competentes de certificação de qualidade.


A construtora também faz parte da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), entidade que representa, nacionalmente, as empresas de incorporação imobiliária, fortalecendo o setor e contribuindo para o desenvolvimento sustentável do País e de suas cidades.


Fonte: Bild Desenvolvimento Imobiliário/Verbo Nostro Comunicação Planejada

V&S Blog.jpg

 Receba notícias atualizadas no seu WhatsApp gratuitamente. 

bottom of page