top of page

EM MAIO, CUSTOS COM MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO ACUMULAM AUMENTO DE 32,06% EM 12 MESES


Foto: Trong Nguyen/ Shutterstock

O Custo Unitário Básico (CUB) global da indústria da construção do estado de São Paulo registrou variação positiva de 2,23% em maio de 2021 e já acumula alta de 7,80% no ano. O resultado da variação na comparação em 12 meses é de +15,53%. O dado é do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP) e da Fundação Getulio Vargas (FGV). O CUB é o índice oficial que reflete a variação dos custos das construtoras, utilizado na atualização financeira dos contratos de obras.


Em maio, a variação dos custos com materiais de construção foi positiva em +2,06% no período na comparação com o mês anterior, acumulando variação expressiva de +32,16% em 12 meses e de +16,16% em 2021. A variação dos custos médios das construtoras em maio com administrativo (salário dos engenheiros) foi positiva em +2,27% e com mão de obra, +2,36%. Enquanto isso, as variações em 12 meses foram respectivamente: 3,93% e +6,12%.


De acordo com Odair Senra, presidente do SindusCon-SP, a variação do CUB em maio refletiu tanto a alta dos preços dos materiais de construção como o reajuste salarial de convenções coletivas de trabalho assinadas no mês passado. “A maior preocupação continua sendo a onerosidade excessiva dos materiais que, embora tenha sofrido desaceleração em seu ritmo de alta, continua prejudicando as construtoras e desequilibrando seus contratos de fornecimento de obras públicas e privadas”, afirma.


O CUB representativo da construção paulista (R8-N) ficou em R$ 1.658,43 por m² em maio de 2021.



Fonte: SindusCon-SP

V&S Blog.jpg

 Receba notícias atualizadas no seu WhatsApp gratuitamente. 

bottom of page