top of page

EM EVENTO COM CONSTRUTORES, PROMAFLEX APRESENTA SOLUÇÃO PARA LOGÍSTICA REVERSA

Com patrocínio da empresa de filmes de proteção, encontro realizado pelo Secovi-SP trouxe soluções para gerar eficiência na construção civil


Reprodução: Sinduscon-SP

O Sindicato da Habitação de São Paulo (Secovi-SP) realizou no mês de julho o “IX Encontro de Construtores e Incorporadores”, que reuniu profissionais e empresas do setor imobiliário para discutir o tema "Construindo o Sucesso: Desenvolvendo Operações Eficientes no Setor Imobiliário". O evento abordou diversos aspectos do processo construtivo, desde a elaboração de contratos até as estratégias de relacionamento com os clientes, além do uso eficiente de energia, água e outros materiais.


Um dos destaques do encontro foi a participação da Promaflex, indústria de filmes para proteção e uma das patrocinadoras do evento. Com forte atuação no setor da construção civil, a companhia é conhecida por fornecer soluções de proteção para vidros, pisos, bancadas, caixilhos e esquadrias, além de mantas termoacústicas para contrapisos e telhados.


Em linha com o tema do encontro, os produtos da Promaflex podem ser usados pelas construtoras para mitigar custos e dinamizar a entrega das obras. “São soluções que garantem maior eficiência às construtoras, na medida em que reduzem desperdícios e permitem a inversão de fases da obra, acelerando o processo construtivo”, resume Marcelo Velletri, diretor de construção civil da Promaflex.


O evento também contou com diversas palestras sobre temas relevantes para o setor imobiliário. O advogado André Abelha, presidente do Instituto Brasileiro de Direito Imobiliário (Ibradim), abordou a “Eficiência nos contratos entre incorporadores e construtores". Em sua fala, o especialista apresentou recomendações para incorporadores na formatação desses documentos.


Segundo o especialista, uma das tendências na área jurídica é o advento do “visual law", que busca tornar os documentos jurídicos mais compreensíveis por meio de elementos visuais. Outra dica foi a criação de um grupo de mediação e resolução de conflitos, conhecido como "dispute board", composto por advogados e engenheiros, para evitar litígios e melhorar o relacionamento entre as partes.


Em palestra sobre o conceito da “pré-construção”, o engenheiro civil Thiago Rossi, gerente de novos negócios da Racional Engenharia, destacou a importância de envolver a construtora desde a fase de projeto, trazendo um olhar consultivo para garantir um programa mais aderente às expectativas do cliente. Ele ressaltou que a pré-construção permite maior previsibilidade em relação aos custos e riscos da construção, além de proporcionar uma experiência mais positiva entre incorporador e construtor.


Em fala sobre o tema "Eficiência nos projetos de edificações", o engenheiro civil Jorge Chaguri Junior, da Chaguri Engenharia, abordou os desafios enfrentados pelas edificações no contexto da demanda crescente por energia e emergência climática. Chaguri ressaltou a importância da eficiência energética na construção civil e a necessidade de pensar em sistemas prediais que promovam o uso consciente de recursos como água, gás e eletricidade.


Já Luis Fernando Bueno, diretor da Rocontec Construções e Incorporações, abordou o processo de industrialização da construção civil, enfatizando que se trata de um conceito que veio para ficar e que envolve toda a cadeia produtiva. Nesse contexto, a Promaflex pode ser uma aliada importante, oferecendo soluções de proteção para uma variedade de produtos industrializados utilizados na construção.


“A inovação para encontrar soluções que se adaptem às demandas do mercado é parte de nosso DNA. Temos histórico de customizar nossos produtos conforme as necessidades dos clientes e, com a evolução da construção civil no Brasil, isso não será diferente”, resume Márcio Velletri, um dos sócios-fundadores da empresa.


LOGÍSTICA REVERSA


O IX Encontro de Construtores e Incorporadores também foi palco para que a Promaflex apresentasse ao setor da construção um projeto pioneiro de logística reversa em parceria com a Rafa Resolve. A iniciativa visa a realocação e reutilização de materiais que seriam descartados, em um processo de economia circular. Além de solucionar um antigo problema da indústria, o projeto está alinhado às políticas de resíduos sólidos e reforça o compromisso da Promaflex com a sustentabilidade.


“A logística reversa também traz benefícios econômicos, reduzindo os gastos com despejo e proporcionando certificados de destinação final sustentável para as empresas participantes”, afirma Marcelo Velletri. “Não deixa de ser, também, um fator gerador de maior eficiência para a obra.”


A parceria com a Rafa Resolve coloca a Promaflex como a única empresa do setor a oferecer esse tipo de solução, transformando a venda de produtos industriais em um serviço de alto valor agregado, alinhado às melhores práticas ESG (Environmental Social and Governance - Meio Ambiente, Social e Governança, em português). O projeto piloto está sendo implementado em dez canteiros de obra, e os resultados obtidos permitirão avaliar a relação entre a valorização do produto e as despesas com a logística de reciclagem.


“Com esse projeto, a Promaflex reforça seu compromisso com a economia circular e contribui para um futuro mais sustentável na indústria da construção civil”, finaliza Márcio Velletri.


Fonte: Promaflex/Ricardo Viveiros & Associados - Oficina de Comunicação


V&S Blog.jpg

 Receba notícias atualizadas no seu WhatsApp gratuitamente. 

bottom of page