top of page

Contramarco: um quarto de século estimulando a indústria de esquadrias e vidro para construção civil




A história do Grupo Contramarco teve início no último trimestre de 1999, ou seja, pouco mais de 25 anos atrás, quando Cesar Tavares passou a elaborar um duplo projeto: criar uma nova publicação impressa, periódica e segmentada, com o objetivo de divulgar uma feira inédita no mercado brasileiro da construção civil, programada para o segundo semestre de 2000, em São Paulo (SP).

 

Maior visibilidade ao segmento

 

O duplo projeto, mesmo sendo bastante arrojado, foi moldado pela capacidade de observação inteligente de Cesar Tavares sobre tendências e carências do mercado brasileiro, especialmente na área de serralheria, na qual ele vinha atuando como empresário naquela época, já percebendo a falta de uma feira específica para reunir e dar maior visibilidade ao ramo de serralheria, e impulsionar a indústria de esquadrias no Brasil.

 

Assim, foram criadas as pautas e o formato da revista impressa, então denominada “Contramarco & Companhia”, bem como os textos de divulgação da primeira “FESQUA – Feira Internacional de Esquadrias, Ferragens, Acessórios e Produtos de Serralheria”, nome inicial do evento.

 

Transferência de comando

 

Os 25 anos de revista e feira, que agora estão sendo comemorados, marcam uma história pontuada por dificuldades iniciais, alguns ajustes de rota, crescimento gradual e contínuo do empreendimento. Anos depois, aconteceu uma bem-sucedida transferência de comando de Cesar Tavares para seus filhos Luis Tavares (hoje responsável pela área comercial e eventos) e Ana Luiza Lobo (administração/financeiro).

 

Nova dinâmica

 

O projeto elaborado originalmente por Cesar Tavares manteve sua trajetória e ganhou nova dinâmica sob a direção de seus filhos, ajudando a promover, de forma exemplar e bem-sucedida, a indústria de esquadrias e vidros no Brasil.

 

Com a recente criação do Grupo Contramarco, as diversas atividades da empresa foram reunidas sob a mesma direção e organização, como o SAIE VETRO em Florianópolis, e o itinerante Fórum Contramarco, por exemplo — além da consagrada FESQUA (e do evento simultâneo dedicado à indústria vidreira FESQUA VETRO), entre outras iniciativas impactantes que se refletem positivamente no mercado da construção civil. 

 

Que 2025 nos traga mais boas novas (e teremos!), beneficiando todos que acompanham, participam e contribuem para o crescimento organizado e a profissionalização da nossa área.

 

Comments


V&S Blog.jpg

 Receba notícias atualizadas no seu WhatsApp gratuitamente. 

bottom of page