Primeira edição do “Prêmio Nelson Firmino” é destaque no evento
A Associação Nacional de Fabricantes de Esquadrias de Alumínio (Afeal) promoveu, no último dia 25 de novembro, em São Paulo, mais uma edição da sua tradicional festa de confraternização de final de ano com fabricantes, fornecedores e parceiros.
No evento, ocorreu a entrega do “Prêmio Nelson Firmino” e também a simbólica “passagem de faixa” entre os presidentes, já que Alberto Cordeiro deixou o cargo após liderar a entidade por quatro anos, passando a presidência para Filipe Gattera.
Em seu discurso emocionante, Cordeiro falou sobre o propósito de servir à Afeal e o quanto significou em sua jornada de vida. “Hoje é um dia muito significativo, porque é meu último evento oficial como presidente dessa entidade que aqui nos une. E eu tenho refletido bastante sobre tudo isso que construímos juntos nesse período”, iniciou. “Estar aqui e servir é algo que faz muito sentido pra mim. É sim, um propósito. Cada um de nós precisa se conhecer, saber qual é o seu propósito. O que realmente vale a pena? Do que nós somos capazes? Fez muito sentido participar da Afeal nesses quatro anos. Faz muito sentido, para mim, continuar participando. Cumpri meu propósito na Afeal”, completou Cordeiro.
OBJETIVOS DO NOVO PRESIDENTE
Filipe Gattera chega ao cargo com boas ideias e repleto de sinergia com a associação. Em seu discurso mencionou seus objetivos, como fortalecer o Programa Setorial da Qualidade (PSQ), trazer novos associados, ampliar a atuação institucional frente a outras entidades setoriais, aumentar os benefícios em ser um associado e também a percepção de entrega.
“Temos o desafio de continuar produzindo e fazer com que todos enxerguem todo o valor do nosso trabalho. Temos muito a fazer: workshops, palestras, eventos, feiras. E desejamos que todos deem a sua contribuição, participem das nossas ações, dos nossos grupos de trabalho. A Afeal é de vocês”, afirmou. “Atuar em uma entidade de classe é um trabalho voluntário, é uma forma de servir ao setor e à sociedade e é para isso que estou aqui. Estou aqui pelo setor e por cada um de vocês, então contem comigo”, completou Gattera.
Alberto Cordeiro recebeu uma homenagem da associação por seus serviços à frente do setor, entregue pelas mãos de seu pai e também um nome reconhecido na entidade, o sr. Domingos Cordeiro.
A cerimônia também contou com um agradecimento especial à Vera Lucia Gomes da Silva, que deixará a entidade a partir de 2023 após anos prestando serviço de excelência à associação.
PRÊMIO NELSON FIRMINO
A premiação é uma homenagem e reverência ao engenheiro Nelson Firmino, que consagra a excelência no segmento de esquadrias de alumínio. Promovido pela Afeal e pela Revista Contramarco, o Prêmio Nelson Firmino tem como objetivo principal destacar e motivar a indústria de esquadrias de alumínio, ressaltando projetos inovadores.
Os vencedores de 2022 foram:
Obras Verticais Residenciais - Consórcio envolvendo as empresas Luxalum, Novatech e Central do Alumínio;
Obras Horizontais Residenciais - Sá Martins;
Obras Comerciais e Similares - Itefal.
Foram mais de 2.400 votos do público (votação online). O vencedor de cada categoria recebeu 5 pontos de bonificação. O júri técnico avaliou os cases por categoria, conforme os requisitos estabelecidos nas regras da premiação.
O júri técnico foi formado pela arquiteta Audrey Dias, da Aluparts, professora da Academia Afeal e de pós-graduação do IPOS especialização e filha do engenheiro Nelson Firmino; Magda Reis, arquiteta e consultora da Abal e do PSQ; Márcia Menezes, diretora do Centro de Tecnologia de Edificações (CTE); e Vera Fernandes Hachich, sócia-diretora da Tesis.
Entre os critérios de avaliação, foram considerados a replicabilidade do serviço para o setor, a solução técnica/inovação, o impacto na obra e a integração fornecedor/construtor.
JÚRI TÉCNICO E JÚRI POPULAR
A entrega do prêmio foi conduzida por Fernando Rosa, gerente geral da Afeal e um dos responsáveis pela organização do concurso, ao lado da equipe da Revista Contramarco. “Na categoria Obras Comerciais e Similares, a Alubras recebeu 148 pontos pelo júri técnico, enquanto a Itefal recebeu 157. A Alubras foi a mais votada pela votação popular e recebeu 5 pontos a mais, totalizando 153 pontos”, explicou o executivo. “A Sá Martins, vencedora na categoria residencial horizontal, recebeu 5 pontos pela votação popular, o que foi decisivo para a vitória, pois houve um empate no júri técnico”, acrescentou.
Já na categoria residencial vertical, quem ficou com os 5 pontos do júri popular foi a Pórtico, totalizando 148 pontos. No entanto, o vencedor foi o case da CNL, que recebeu 158 pontos do júri técnico. O case da Laminart ficou em terceiro lugar.
Entre os inscritos, estiveram dois cases acadêmicos – ambos da Atenua Group com o tema “Resultado Acústico de Caixa de Persiana em Diferentes Composições” e “Como extrair desempenho acústico de esquadrias em minutos” . Em 2022, a categoria não foi premiada, mas deverá ser avaliada e premiada também na próxima edição.
LEMBRANÇAS DO ENGENHEIRO NELSON FIRMINO
Em seu discurso, Audrey Dias emocionou o público. “Não tem um único dia em que eu não me lembre do meu pai, dos seus ensinamentos, do seu legado, da sua vontade de transformar este mundo em um lugar melhor, sob todos os aspectos. E do quanto ele era feliz nesta jornada porque, como um grande sábio, ele tinha consciência de que vale muito mais o caminho do que a chegada”, afirmou.
A arquiteta explicou que o prêmio nasceu da iniciativa de outro homem extremamente importante em sua vida: Ivan Firmino, seu irmão mais velho, falecido há dois meses.
“O Prêmio Nelson Firmino não vai se resumir a valorizar os projetos que mais se destacaram pela qualidade técnica, pelo emprego da tecnologia ou pela solução inovadora. Este prêmio vai valorizar o legado de duas vidas dedicadas ao mercado do alumínio e à transformação deste mundo em um lugar mais agradável e gentil”, finalizou. Os premiados receberam o troféu das mãos de Audrey Dias, de Ana Luiza Tavares, diretora da Contramarco, e de Fernando Rosa.
Reprodução: Afeal
Fonte: Afeal
Comments