top of page

COMO ESCOLHER UM ERP IDEAL PARA A SUA INDÚSTRIA DE ESQUADRIAS?

A Esquadgroup, desenvolvedora de softwares para fabricantes de esquadrias, sistemistas e revendas de perfis e componentes, orienta sobre a opção ideal


Reprodução: Esquadgroup

Independente do tamanho da empresa do segmento de esquadrias, a automação de processos facilita a rotina e otimiza tempo e dinheiro, impactando positivamente no crescimento dos negócios. O Enterprise Resource Planning (ERP) é uma ferramenta que integra processos que são essenciais para o funcionamento de um negócio, incluindo finanças, recursos humanos, vendas, logística, entre outros.


Todos os sistemas ERP são um banco de dados compartilhado que suporta múltiplas funções usadas por diferentes unidades de negócios. Na prática, isso significa que os funcionários, em diferentes áreas, podem confiar nas mesmas informações para suas necessidades específicas.

O software ERP também oferece a elaboração de relatórios. Nesses casos, ao invés de alocar um funcionário da equipe para atualizar e mesclar os bancos de dados e planilhas com a função de gerar relatórios, a ferramenta permite que a equipe extraia relatórios diretamente do sistema com apenas alguns cliques. O processo facilita, por exemplo, a automatização de pedidos de vendas que vão diretamente para o sistema financeiro, sem a transcrição manual. Ao mesmo tempo, o departamento de gerenciamento de pedidos pode processar os pedidos com mais rapidez e precisão e o departamento financeiro pode fazer as previsões de fluxo de caixa com mais agilidade.

COMO ESCOLHER UM ERP PARA O MERCADO DE ESQUADRIAS?

1. QUANTIDADE DE FUNCIONALIDADES


A quantidade de módulos e funções são extremamente importantes em ERPs, ainda mais quando se fala do ramo de esquadrias. O segmento é muito específico e precisa de funções pertinentes à rotina de quem trabalha com serralheria e vidraçaria. Ainda que um ERP genérico possa te auxiliar em funções administrativas, funções específicas podem deixar a rotina muito mais organizada, ágil e precisa.

2. ESCALABILIDADE


Um sistema de gestão eficiente precisa ser escalável. Isso significa que a ferramenta deve acompanhar a trajetória da empresa, seja em situações de expansão ou retração, se adaptando ao cenário em que ela está sem a necessidade de fazer uma troca de sistema. Esse fator proporciona redução de custos, tanto dos equipamentos e recursos técnicos, quanto dos humanos.

3. SUPORTE EFICIENTE


Por mais simplificada que as operações sejam com um ERP, dúvidas sempre podem aparecer pelo caminho. O suporte da empresa tem que estar preparado para atender a necessidade de forma ágil e precisa. Por isso, é importante saber sobre as avaliações do suporte da empresa em sites de reclamações e pesquisas de satisfação.

4. INTEGRAÇÃO COM OUTRAS PLATAFORMAS


Uma das vantagens do ERP é a integração. Nele é possível associar o uso de outras ferramentas ou plataformas para executar atividades correspondentes à rotina. No caso de esquadrias, alguns sistemas permitem tanto o cálculo automático de impostos e envio de notas fiscais pelo software integrado com a Secretaria da Fazenda e Planejamento (Sefaz-SP), quanto a entrega de arquivos do SPED Fiscal, Contribuições e Bloco K.


5. REFERÊNCIA DE ESPECIALISTAS E COLEGAS DE MERCADO


O histórico, os valores e a reputação perante o mercado passam credibilidade e garantem uma aquisição segura e que ajudará o negócio a se profissionalizar quando o assunto for gestão.

O Faktory, da Esquadgroup, desenvolvedora de softwares para fabricantes de esquadrias, sistemistas e revendas de perfis e componentes, é o primeiro software ERP desenvolvido exclusivamente para a indústria de esquadrias. “Com ele é possível fazer controle de estoque separado por obra, operações triangulares, controle de beneficiamento, corte e montagem de esquadrias, assim como visualizar e acompanhar os resultados financeiros das obras, fluxo de caixa previsto e realizado, tudo em um único sistema”, afirma a empresa.

Fonte: Esquadgroup

Comments


V&S Blog.jpg

 Receba notícias atualizadas no seu WhatsApp gratuitamente. 

bottom of page