top of page

COMO A ILUMMINI ESTÁ TRANSFORMANDO EMPRESAS DE ESQUADRIAS ATRAVÉS DA CONSULTORIA?

Atualizado: 22 de jun. de 2022

*Por José Carlos Cattel

O time de consultores sêniores da Ilummini atua em vários segmentos de mercado, tanto na área industrial como nos setores de serviços. Porém, em decorrência da experiência acumulada atuando por vários anos junto ao setor da construção civil, com ênfase na cadeia de valor da indústria de esquadrias, ao longo dos últimos oito anos, elaboramos vários módulos de consultoria especialmente voltados para atender às necessidades da indústria de esquadrias.


SERVIÇOS OFERECIDOS


Em trajetória, pudemos observar várias oportunidades de melhorias relacionadas aos processos ligados às áreas de produção, engenharia, vendas, marketing, gestão de talentos e governança corporativa, que puderam ser capturadas através da oferta de um trabalho estruturado de consultoria focado na gestão empresarial.

Nesse sentido, desenvolvemos sete módulos de prestação de serviços especialmente projetados para atender às necessidades da indústria de esquadrias e que podem ser implementados individualmente e conforme as necessidades prioritárias dos nossos clientes.


São eles:


Dentre os serviços que oferecemos aos nossos clientes, os mais requisitados estão voltados para a melhoria na gestão industrial, na gestão de pessoas e na consultoria para a gestão comercial.


Ao longo destes anos acumulamos vários cases de sucesso através do trabalho em conjunto com importantes empresas do setor de esquadrias, tais como Cinex (RS), Artalum (SP), PWJ (SP), Alumitre (SP), Alubras (MG), Forma (PR), Cristalmais (DF), Alumínio São José (SC), Centro do Alumínio (AM), Talentus (DF), Tadano (SP), Integra (RJ) e Seax (RO).


PASSO A PASSO DA CONSULTORIA


O trabalho de consultoria é realizado através de uma sequência lógica, começando por um diagnóstico das condições atuais dos processos, depois há a realização de uma análise detalhada das informações levantadas, o que permite na sequência a elaboração de um desenho para a solução a ser implementada, seguido por um plano de ação, sua implantação e acompanhamento do projeto, até a sua conclusão.

Todos os módulos foram projetados com o mesmo objetivo, aumentar a percepção de valor para os produtos e serviços ofertados pelos nossos clientes junto ao mercado onde atuam.

A seguir compartilhamos uma breve descrição para os três módulos mais solicitados por esta indústria.


  1. ÁREA DE PRODUÇÃO - FABRICAÇÃO DE ESQUADRIAS


Abaixo relacionamos alguns dos problemas comuns nesta área.



Ao identificar que tais problemas eram recorrentes na gestão industrial dos nossos clientes, elaboramos um módulo especialmente projetado para eliminar tais dificuldades e contribuir para ganhos expressivos de competitividade da empresa frente aos seus concorrentes, através do aumento da percepção de valor dos produtos e serviços ofertados às incorporadoras, construtoras, arquitetos e consumidores finais.

LEAN MANUFACTURING OU MANUFATURA ENXUTA

O conceito Toyota de produção, ou manufatura enxuta, nasceu nos anos 50 e, de lá para cá, muitas indústrias passaram a utilizar esta filosofia de trabalho buscando principalmente ganhos expressivos de produtividade. Nós da Ilummini, utilizamos o mesmo conceito, porém, desenvolvemos uma ferramenta totalmente customizada, visando atender às necessidades específicas do processo produtivo da indústria de esquadrias.

Através da implementação do conceito junto às áreas de orçamento, engenharia, suprimentos, produção, medição e instalação, nossos clientes alcançam índices de produtividade que chegam a superar 30% de evolução sobre os indicadores iniciais do projeto.


Além da implementação dos conceitos, a metodologia de trabalho da empresa promove uma perfeita integração entre estes departamentos, tornando o fluxo de produção contínuo, sem interrupções e puxado pelas necessidades de cada obra mapeadas no gerenciamento semanal da carteira. O foco do trabalho consiste no aumento da percepção de valor para os produtos e serviços ofertados ao público-alvo do nosso cliente, e isto é alcançado através da evolução dos seguintes indicadores de performance do projeto:


1. PRODUTIVIDADE/REDUÇÃO DE CUSTO - eliminação dos desperdícios e consequente redução dos custos operacionais;

2. ESTABILIDADE - foco permanente na melhoria dos processos resultando na estabilidade dos indicadores;

3. QUALIDADE DO PRODUTO INSTALADO - O sistema promove a melhoria contínua de todas as etapas resultando estabilidade da qualidade;

4. PRAZO DE ENTREGA - O gerenciamento de todas as etapas promove a assertividade das datas acordadas com o cliente;

5. ENGAJAMENTO DO TIME - O processo de capacitação dos colaboradores contribui diretamente para o aumento do engajamento dos profissionais;

6. COMPETITIVIDADE - Através do aumento significativo da percepção de valor para os produtos e serviços ofertados se comparados aos concorrentes diretos.



O trabalho é realizado ao longo de doze meses e é executado pela atuação de um comitê responsável pelo projeto, que é formado por colaboradores eleitos pela alta liderança da empresa. Desta maneira, ao final da implantação, temos a garantia de que todos os conceitos e ferramentas utilizadas passam a fazer parte do know-how da empresa, permitindo a evolução contínua dos indicadores de desempenho, mesmo após o término da consultoria.


PRINCIPAIS RESULTADOS


Ganhos expressivos de produtividade, aumento do engajamento do time, qualidade dos produtos fabricados e instalados, custo de fabricação dentro do planejado para a obra e garantia dos prazos acordados com os clientes, são as principais conquistas alcançadas pelos nossos clientes ao final do processo de implantação da ferramenta.


2. ÁREA COMERCIAL


Abaixo relacionamos alguns dos problemas comuns identificados nesta área.


Ao identificar que tais problemas eram recorrentes na gestão comercial dos nossos clientes, elaboramos um módulo especialmente projetado para eliminar tais dificuldades e contribuir para ganhos expressivos na performance comercial.


No módulo comercial e marketing, em conjunto com o cliente, revisitamos sete importantes dimensões do negócio que impactam diretamente na performance da equipe comercial e consequente aumento das vendas e margens de contribuição das obras conquistadas. São elas:


CLIENTES


Nesta dimensão revisitamos o público-alvo do negócio, a política comercial adotada, o marketshare e o nível de satisfação dos clientes identificando oportunidades de melhorias. Implantação e acompanhamento do funil de vendas baseado na taxa de conversão dos orçamentos utilizando-se a ferramenta CRM.

CANAIS DE VENDAS


Mapeamos os canais de vendas utilizados avaliando a atual política comercial adotada, identificando o nível de competitividade frente aos concorrentes, a cobertura territorial atual e a margem de contribuição obtida.

PRODUTOS E SERVIÇOS


Definição dos fornecedores preferenciais e suas respectivas linhas, dos nossos diferenciais competitivos, formação de bibliotecas paramétricas e modelo de precificação, fazem parte do capítulo produto a ser analisado em conjunto com o cliente.

CONCORRENTES


Mapeamento dos concorrentes, análise dos diferenciais competitivos, plano de ação para mitigar efeito da concorrência e participação de mercado por player identificado.

ESTRUTURA COMERCIAL


Estrutura necessária para suportar a estratégia competitiva adotada, competência para os cargos comerciais versus competência dos colaboradores atuais e consequente plano de treinamento individual e da equipe.

GOVERNANÇA


Elaboração de agenda semanal da equipe, planejamento das reuniões semanais, mensais e de trimestre. Definição e acompanhamento dos indicadores comerciais através da ferramenta CRM.

COMUNICAÇÃO


Elaboração de um plano de comunicação, materiais de apoio como placa de obra, proposta comercial, assinatura dos produtos, utilização plena das mídias sociais, pesquisa de satisfação junto aos clientes e peça orçamentária anual de marketing.


PRINCIPAIS RESULTADOS ALCANÇADOS


Aumento das vendas e das margens de contribuição, descentralização da área comercial através da implantação de processos voltados para gestão comercial, e ganhos expressivos na percepção dos produtos e serviços ofertados aos clientes.


3. GESTÃO DE TALENTOS


O último módulo que gostaria de destacar é o que trata de gestão de pessoas, o qual denominamos RH Estratégico. Porém, antes de apresentarmos a ferramenta, relacionamos a seguir alguns dos principais problemas identificados pela Ilummini junto ao mercado e que buscamos eliminar através da implantação deste módulo.



Após um minucioso estudo visando eliminar as dificuldades acima relacionadas, criamos um módulo para tratar este tema e que vem se mostrando extremamente eficiente na gestão de talentos.


Ao longo de doze meses de trabalho aplicamos o que denominamos Sistema de RH, através da implantação de seis submódulos de RH, os quais destacamos a seguir:


SUBMÓDULO CARGOS, SALÁRIOS E BENEFÍCIOS


Elaboração de todas as descrições de cargos, definição dos grupos salariais, posicionamento salarial frente ao mercado, plano de benefícios e trilha de carreira.


SUBMÓDULO GOVERNANÇA E COMUNICAÇÃO INTERNA


Definição de indicadores e metas de gestão de pessoas, formação do comitê de pessoas, frequência e pauta das reuniões.


SUBMÓDULO RECRUTAMENTO E SELEÇÃO


Implantação do processo de prospecção, recrutamento e seleção, formação do banco de talentos e processo de desligamento.


SUBMÓDULO TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO


Definição das competências por carga de trabalho versus competências atuais do colaborador, base para levantamento das necessidades de treinamento, definição dos indicadores para avaliação da eficácia do treinamento, levantamento dos recursos financeiros necessários para suportar o plano de capacitação e elaboração do plano de ação.

SUBMÓDULO GESTÃO DE DESEMPENHO


Elaboração dos contratos de expectativas contemplando metas quantitativas e comportamentais, avaliação 1800 ou 3600, processo de avaliação de resultados e feedback individual.

SUBMÓDULO PLANEJAMENTO DE SUCESSÃO


Elaboração do mapeamento do plano de sucessão, avaliação de risco, nine box, definição dos indicadores e elaboração do plano de ação visando mitigar riscos.


RESULTADOS ALCANÇADOS


Cada submódulo acima descrito é implementado a cada dois meses e ao final de doze meses a empresa é capaz de reter, motivar, desenvolver e atrair a melhor e mais competente equipe de profissionais junto ao seu mercado de atuação.


José Carlos Cattel/Reprodução: Ilummini



*José Carlos Cattel: Formado em engenharia mecânica e com MBA em Gestão de Marketing, após 28 anos de carreira, atuando como executivo e em cargos de liderança de grandes empresas, tais como Papaiz, Udinese e Alcoa, em 2015, constituiu uma empresa de consultoria, a Ilummini. A marca tem o objetivo de oferecer aos clientes soluções na área de gestão empresarial e planejamento estratégico.


V&S Blog.jpg

 Receba notícias atualizadas no seu WhatsApp gratuitamente. 

bottom of page