top of page

CASA NO POMAR DO CAFEZAL É FINALISTA BRASILEIRA EM CONCURSO INTERNACIONAL DE ARQUITETURA

Atualizado: 23 de fev. de 2023

Imóvel tem 66m² e foi construído no Aglomerado da Serra, na região Centro-Sul de Belo Horizonte (MG)


Reprodução: Leonardo Finotti

A Casa no Pomar do Cafezal, ou Barraco do Kdu, é finalista na categoria Casa do Ano no projeto internacional ArchDaily. De acordo com Kdu dos Anjos, proprietário do imóvel, o espaço é o único brasileiro que continua no páreo e que está otimista quanto ao resultado, que sairá em breve. O imóvel fica na Vila Cafezal, no Aglomerado da Serra, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte (MG).


Segundo o site do ArchDaily, a premiação deste ano celebra o que há de melhor em design, inovação e sustentabilidade em todo o mundo, com a lista apresentando uma variedade excepcional de projetos que vão desde uma pequena casa construída na favela até centros culturais de ponta e espaços públicos inovadores.


Kdu falou ainda que, em 2022, o projeto da casa, feito pelo arquiteto Fernando Maculan, foi um dos mais curtidos na internet e, no mesmo ano, ficou entre os 50 mais interessantes do Brasil. O artista destacou que a casa tem 66 m² e foi construída, propositalmente, com os tijolos expostos, sem reboco e pintura, e que as peças foram colocadas deitadas.


Reprodução: Leonardo Finotti


“Neste caso, a ideia foi garantir melhor inércia térmica para a casa, já que com assentamento na horizontal, a largura da parede será correspondente à maior dimensão do bloco. Além disso, exploramos as formas de uso deste elemento modular, que em algumas situações aparece como cobogó, ou combinado com blocos de concreto, por uma necessidade estrutural”, afirma o ArchDaily.


“Nos preocupamos em observar com cuidado questões referentes ao fluxo das águas de chuva e sua absorção no terreno, em minimizar a intervenção no solo, oferecer ventilação e iluminação naturais de forma generosa, além do controle de temperatura com elementos leves como as peças roliças de eucalipto e a vegetação. E, claro, aproveitar ao máximo a vista, que é extraordinária e que não se vê igual lá do asfalto”, finaliza o portal.


Vista da Casa no Pomar do Cafezal. Reprodução: Leonardo Finotti

Fonte: G1 Minas e ArchDaily



V&S Blog.jpg

 Receba notícias atualizadas no seu WhatsApp gratuitamente. 

bottom of page