Apartamento Muxarabi mescla tradição e modernidade
- Equipe Contramarco
- há 5 horas
- 3 min de leitura
Elaborado pelo arquiteto Raphael Wittmann, o projeto de reforma recebeu esse nome em função da porta de entrada com estética muxarabi, que proporciona uma primeira impressão marcante e, ao mesmo tempo, acolhedora

De origem árabe, o charmoso muraxabi é um elemento arquitetônico bastante usado como fechamento para janelas, balcões e portas, permitindo a ventilação e a entrada parcial de luz e ventilação ao ambiente. No projeto realizado pelo arquiteto Raphael Wittmann, ele marca presença tanto na porta de entrada pivotante, como em complementos da marcenaria elaborada na área social e na suíte do apartamento.
O Apartamento Muxarabi, projetado pelo arquiteto Raphael Wittmann, à frente do escritório Rawi Arquitetura + Design, destaca-se por seu estilo contemporâneo e, forma harmônica, combina elementos tradicionais com toques modernos. A integração dos espaços e a atenção aos detalhes resultam em ambientes acolhedores e funcionais, atendendo ao desejo dos moradores, sem deixar de lado o visual contemporâneo e rústico.
As primeiras pistas da essência do imóvel já podem ser percebidas ainda no hall de entrada com a porta elaborada com o treliçado de madeira característico do muxarabi – elemento marcante da arquitetura brasileira proveniente da cultura árabe –, e a madeira Jequitibá Rosa, originária do Brasil e marcada pelo tom claro que emana serenidade e leveza.
Com um living aconchegante e prestigiado por uma profusa luz natural, o projeto considerou a instalação de persianas automatizadas como forma de garantir a privacidade e o controle dessa incidência.

Muxarabi com Esquadrias de PVC e Alumínio
Embora muitas pessoas ainda associem as portas muxarabi (elemento de origem árabe) exclusivamente à madeira, o recurso também pode ser produzido com esquadrias de PVC e alumínio, essa alternativa amplia as possibilidades de aplicação em projetos arquitetônicos e reduz o impacto ambiental.
Por sua versatilidade e apelo estético, é amplamente utilizado tanto em projetos contemporâneos quanto em composições mais tradicionais.
Alguns exemplos em alumínio
Durante o SAIE VETRO 2025, a Decamp Alumínio apresentou em seu estande portas muxarabi fabricadas em alumínio. A empresa destacou soluções completas de perfis e acessórios, com tipologias variadas que incluem portas camarão, deslizantes, quadros fixos e divisores de ambientes, uma resposta às demandas da arquitetura moderna por estética e funcionalidade.
Seguindo a mesma linha, a Corso Alumínios tem em seu catálogo as portas Muxarabi Duplo, modelo produzido em alumínio com acabamento em efeito madeira. O produto se destaca pela elegância, resistência e praticidade, sendo indicado para divisórias internas e externas.
Entre as soluções voltadas ao design arquitetônico, a Hydro, uma das líderes globais em alumínio e energias renováveis, apresentou na FESQUA 2024 o Universal Brise, sistema versátil que incorpora diferentes tipologias articuladas e de correr. O produto permite ampla liberdade de criação a arquitetos e engenheiros, oferecendo acabamentos variados, como brises, painéis ripados e os muxarabis, adaptando-se a diferentes propostas estéticas e estruturais, conforme destacado pela empresa.
A Esquadrimax também incluiu em seu portfólio muxarabis em alumínio, com a proposta de valorizar a durabilidade e o estilo, adequando-se a projetos residenciais e comerciais, internos ou externos.
Exemplos em PVC
Neste segmento de esquadrias, a PVC Tech apresentou durante o SAIE VETRO 2025 diversas soluções com o material, destacando sua versatilidade e eficiência para os mais diferentes tipos de obras. A empresa conta com infraestrutura completa para fabricação de esquadrias em PVC e tem como foco constante a inovação e a qualidade dos projetos.
Também trabalhando com o material, a Squadra PVC desenvolve muxarabis, buscando proporcionar equilíbrio entre privacidade, ventilação e entrada de luz natural, sendo uma alternativa moderna e durável aos tradicionais modelos de madeira.
Fonte: RAWI ARQUITETURA + DESIGN/ D33 Comunicação - Felipe Martins
Colaborou: Leonardo Matias Simões (Estagiário)




