AGC fornece a maior parte do vidro para o Grande Museu Egípcio
- Equipe Contramarco
- há 9 minutos
- 2 min de leitura

Após mais de duas décadas de planejamento e construção, o Grande Museu Egípcio (Grand Egyptian Museum) foi oficialmente inaugurado no Planalto de Gizé, próximo à cidade do Cairo, capital do Egito.
As instalações do novo Museu oferecem vistas deslumbrantes das Grandes Pirâmides e marcam uma nova era na preservação e exibição dos tesouros antigos do Egito. Reconhecido como o maior museu arqueológico do mundo, o amplo prédio abriga aproximadamente 100.000 itens históricos, incluindo a coleção completa do faraó Tutancâmon, exibida junta pela primeira vez.
Vidros na fachada e nas vitrines internas
“A AGC Glass Europe orgulha-se de ter desempenhado um papel significativo neste projeto monumental, fornecendo a maior parte do vidro utilizado em todo o museu”, informa o material de divulgação (press-release) da fabricante internacional, em seu site europeu (www.agc-glass.eu).
“No total, mais de 30.000m² de vidro da AGC foram instalados nas fachadas externas do edifício e nas vitrines internas, contribuindo para trazer transparência, luz e beleza atemporal a este marco do patrimônio cultural mundial”, acrescenta a fabricante.

Clareza para tesouros antigos
Para as vitrines da exposição do faraó Tutancâmon, a AGC Glass Europe forneceu aproximadamente 2.500m² de Planibel Clearvision, um vidro de baixo teor de ferro que garante excepcional transmissão de luz e fidelidade de cores, segundo a fabricante. “A transparência superior do Clearvision, processado em painéis de vidro laminado, permite que os visitantes vejam os artefatos em suas cores reais, oferecendo uma experiência visual autêntica e garantindo os mais altos níveis de proteção e durabilidade”, salienta a AGC.
Eficiência energética e controle solar
A moderna fachada externa de vidro duplo do Grande Museu Egípcio incorpora as soluções de vidro revestido Stopray, Energy e Sunergy, todos do portfólio da AGC Glass Europe. “Esses revestimentos avançados proporcionam excelente controle solar e isolamento térmico, otimizando o conforto interno e reduzindo o consumo de energia”, explica a fabricante.
“As amplas janelas do piso ao teto não apenas iluminam o interior do museu com luz natural, mas também emolduram vistas espetaculares das pirâmides de Gizé, conectando os visitantes à paisagem atemporal do Egito”, completa a AGC em seu material de divulgação.
Homenagem à civilização antiga
Projetado pelo escritório Heneghan Peng Architects (www.hparc.com), o Grande Museu Egípcio combina vidro, pedra e luz natural em um design contemporâneo que presta homenagem ao legado ancestral do Egito. O resultado é um destino cultural que une passado e presente, oferecendo uma jornada imersiva por mais de 5.000 anos de história.

Fonte: https://www.agc-glass.eu/en

