top of page

ÍNDICE ABRAMAT: FATURAMENTO DA INDÚSTRIA DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO ACUMULA ALTA DE 2,8% NOS ÚLTIMOS TRÊS MESES


Gráfico faturamento construção civil

Divulgação: Abramat/Assessoria a4&holofote comunicação


A Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat) divulgou, neste mês de abril, a nova edição da sua pesquisa Índice, elaborada pela Fundação Getulio Vargas (FGV) com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apresentando os dados de faturamento do setor. O estudo indica que o faturamento deflacionado das indústrias de materiais apresentou crescimento de 2,8% no acumulado até março em relação ao mesmo período do ano anterior. Já na comparação com o mesmo mês de 2023, o faturamento foi 0,7% menor, e na comparação com fevereiro deste ano também houve queda de 1,6%, interrompendo a sequência de três meses de crescimento.


A nova edição da pesquisa aponta os dados consolidados de fevereiro de 2024. No período, a indústria de materiais de construção teve faturamento 5,2% maior que o observado em fevereiro de 2023, configurando o terceiro mês de alta nessa comparação. O índice de fevereiro também mostrou crescimento em relação a janeiro de 2024, com expansão de 0,8%.


Apesar da primeira queda no faturamento em março, a Abramat prevê crescimento de 2% este ano no faturamento total deflacionado dos materiais de construção em relação a 2022. 


“Apesar da retração em março, tivemos um bom desempenho nos últimos três meses o que nos leva a uma certa tendência de crescimento sustentável no faturamento da indústria de materiais de construção. Fatores macroeconômicos, como crédito caro e endividamento das famílias, que dificulta a retomada do varejo, seguem pressionando nosso setor. Mesmo assim, prevemos crescimento de 2% para este ano. Muito por retomada de obras, desdobramentos da Reforma Tributária, a Nova Indústria Brasil (em particular a Missão 3, que trata de infraestrutura), são pontos positivos que contribuem para essa perspectiva”, ressalta Rodrigo Navarro, presidente da Abramat.


Fonte: Abramat/Assessoria a4&holofote comunicação

V&S Blog.jpg

 Receba notícias atualizadas no seu WhatsApp gratuitamente. 

bottom of page