top of page

VIDRO IMPRESSO, FANTASIA OU TEXTURIZADO: EXISTEM DIFERENÇAS?


Vidro texturizado/Reprodução: Linde Vidros e Cebrace


Impresso, fantasia ou texturizado. Três denominações, um único produto: o vidro com a presença de texturas em uma de suas superfícies, sendo recomendado para ambientes privativos. A conhecida companhia Saint-Gobain Glass alterou o nome do seu produto de impresso para texturizado, em 2021, com o intuito de facilitar a compreensão da essência do material por parte dos consumidores, que não entendiam as antigas nomenclaturas.


“Tanto o público final quanto os arquitetos, decoradores e vidraceiros não entendiam a expressão ‘impresso’. Por trazerem desenhos e figuras, nossos produtos acabavam sendo informalmente chamados de texturizados por muitas pessoas”, explicou Gabriel Zanatta, coordenador de marketing da Saint-Gobain Glass em entrevista para a Revista Tecnologia & Vidro, em 2021. Na ocasião, ele disse que a novidade busca fazer com que o consumidor entenda com mais objetividade e clareza os diferenciais e benefícios deste vidro, tanto para a parte construtiva (durabilidade, conforto e segurança) quanto para a estética.


Outra mudança apresentada pela empresa está na apresentação dos produtos, que passou a ser dividida em três grandes categorias. A linha Stillo traz vidros com massa mais clara e texturas com simetria, gravadas de forma suave. Ela contempla os vidros Master Carré, Soft e Point, além do SGG Satinovo. Já a linha Vitta tem foco na elegância e apresenta produtos desenvolvidos com base nas mais modernas tendências da decoração – engloba os produtos SGG Unique, Quadriglass, Listral K, Teorema e Rideau. Por fim, os vidros texturizados da linha Tecnika apresentam uniformidade, suavidade e discrição, resultando em produtos multiúso, que permitem a criação de ambientes íntimos marcados pela máxima privacidade sem perda da luminosidade. Nela constam os vidros Arena C, Aramado, Canelado, Dunas, Focus e Listral K.


INDICAÇÕES E VANTAGENS


O modelo é indicado para aplicações que desejam difundir a luz e garantir ambientes parcialmente privativos, a categoria de vidro oferece diversos modelos com texturas, espessuras e cores diferentes, além da oferta nos tipos temperado, laminado e suas variações.

Dentre as principais vantagens estão a versatilidade de aplicação, alto poder decorativo e o custo-benefício que o produto oferece, tendo em vista que são mais baratos que outros modelos oferecidos no mercado e ainda dispensam o uso de cortinas, quando aplicados em portas e janelas.

PRODUÇÃO

O vidro texturizado é o resultado da submissão das placas de vidro comum – ainda quentes – à rolos especiais texturizados. Na saída do forno (a mais de 900°C), o vidro passa por dois cilindros com texturas que criarão os padrões de relevos em uma das superfícies do vidro. A distância entre os rolos determinará a espessura do vidro texturizado.

O relevo (textura) suave e uniforme é a característica que dificulta parcialmente a visão enquanto permite a entrada de luz natural nos ambientes. Entretanto, o vidro impresso pode ser utilizado para texturizar paredes e móveis, por exemplo, unindo o tradicional ao inovador, cenário capaz de agradar até usuários mais exigentes.

Entre as principais aplicações do produto, estão: portas e janelas, divisórias de vidro, divisórias móveis, pisos, guarda-corpos, telhados, coberturas e claraboias, box de vidro, decoração de ambientes, entre outras.

Fontes: Arch Glass e Revista Tecnologia & Vidro

V&S Blog.jpg

 Receba notícias atualizadas no seu WhatsApp gratuitamente. 

bottom of page