top of page

VIAQUATRO E A VIAMOBILIDADE PROMOVEM CAPACITAÇÃO PARA MULHERES NA CONSTRUÇÃO CIVIL EM PARCERIA COM A ONG MULHER EM CONSTRUÇÃO

A iniciativa visa preparar mulheres em situação de vulnerabilidade para mercado de trabalho


Mulheres estudantes da construção civil vestidas de rosa
Divulgação: Mulher em Construção/Assessoria Comunique-se

A ViaQuatro e a ViaMobilidade – Linhas 5 e 17, em parceria com a ONG Mulher em Construção, promovem, até 28 de janeiro, o processo de inscrição gratuita para curso de capacitação na área de construção civil, destinado a mulheres com idade acima de 18 anos. Para a divulgação da iniciativa, as estações da Linha 4-Amarela e Linha 5-Lilás terão cartazes com instruções sobre o projeto e o código (QRCode) para acesso ao formulário de registro. A inscrição também pode ser feita pelo link (forms.gle/kVuHj2yS1unazKrs5). O projeto será realizado entre os dias 20 de fevereiro e 14 de março, com um total de 144 horas/aula.

 

O curso visa a inclusão de mulheres em situação de vulnerabilidade no segmento da construção civil, predominantemente masculino. Segundo a ONG, apenas 10% da mão de obra é feminina no Brasil, com indícios de crescimento de investimento e contratações nos últimos três anos.

 

“Atualmente, nossa equipe de manutenção civil é composta em sua maioria por homens. Com esse projeto queremos mudar o cenário atual, incluindo mulheres em atividades do ramo, ao mesmo tempo que estimulamos seu desenvolvimento pessoal e social”, destacam as gerentes de manutenção Samara Mouta, responsável pela Linha - 5 Lilás, e Renata Alexandre, que atua na Linha 4 – Amarela.


Todo o curso será promovido pela equipe técnica do Mulher em Construção nas dependências do Pátio Guido Caloi, localizado no bairro Jardim São Luís, na zona Sul de São Paulo. Ao final do curso, as alunas vão receber um diploma e contarão com suporte para localizar vagas de trabalho. Segundo os organizadores, com o curso as alunas estarão plenamente capacitadas para iniciarem trabalhos como ajudantes nas áreas de pintura, revestimento de parede, assentamento de piso e hidráulica.

 

“Os treinamentos também incluem o cooperativismo e desenvolvimento de pensamento crítico com relação à sexualidade, para promover a autoestima, o empoderamento, a sustentabilidade e as relações interpessoais no local de trabalho”, afirma Marilia Freitas, Líder de Projetos do Mulher em Construção.

 

Essa iniciativa se soma às ações das concessionárias na busca da ampliação da presença de mulheres no mercado de trabalho. “Estamos investindo na formação de turmas afirmativas, 100% femininas, como uma maneira de capacitar mais mulheres para atuarem em diferentes segmentos da operação. Nossa segunda turma da Agentes de Atendimento e Segurança exclusivamente feminina se formou nessa semana e já está atuando nas estações da Linha-5”, explica Natalia Gouveia, analista de gente e gestão do Grupo CCR.


SERVIÇO – MULHER EM CONSTRUÇÃO

Inscrições – Até 28 de janeiro de 2024 pelo link https://forms.gle/kVuHj2yS1unazKrs5

Curso – De 20 de fevereiro a 14 de março de 2024

Local – Pátio Guido Caloi: avenida Guido Caloi, 2230, Jardim São Luís


Fonte: Mulher em Construção/Assessoria Comunique-se


V&S Blog.jpg

 Receba notícias atualizadas no seu WhatsApp gratuitamente. 

bottom of page