top of page

VEJA AS RECOMENDAÇÕES ABNT PARA EVITAR ACIDENTES COM FACHADAS DE PRÉDIOS


No dia 08 de fevereiro de 2021, uma mulher foi atingida por parte do revestimento da fachada que se desprendeu de um prédio no centro de Recife. Frequentemente observamos notícias como essa, onde a falta de cuidado na construção de edifícios acaba prejudicando a estrutura de outras residências ao seu redor ou até mesmo atinge, de forma inesperada, pessoas que estejam passando pela calçada.


A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) estabelece requisitos para o desempenho de edificações habitacionais através da ABNT NBR 15575, onde são citadas algumas recomendações para construção de prédios. A norma tem o objetivo de auxiliar profissionais da área, como engenheiros, arquitetos e projetistas, para que com cautela e atenção às normas, a construção dos edifícios seja mais segura e com maior vida útil.


O primeiro passo para que um prédio tenha vida útil longa e segura, é a utilização de material de qualidade. Apesar de terem um preço mais alto, evita acidentes e permite que a manutenção ocorra a longo prazo. Assim, o valor investido em material é recompensado.


Através da norma ABNT NBR 15575, a ABNT disponibiliza recomendações para evitar acidentes futuros, como:


- Prestar atenção nos índices de desempenho mínimo para integridade do material;

- Realizar manutenção periódica;

- Prever no projeto sistemas para impedir a penetração da umidade;

- Assegurar a impermeabilização da edificação;

- Realizar ensaios de estanqueidade, quando necessário;

- Implementar elementos de ancoragem que facilitem a instalação de equipamentos como balancins, andaimes, entre outros, para facilitar o trabalho de limpeza de vidros, guarda-corpos, varandas e demais elementos externos.


"Desenvolvemos esta norma visando alavancar tecnicamente a qualidade do desempenho de imóveis habitacionais. Ao realizar a compra de um apartamento ou sala comercial em um edifício, é importante verificar se a construtora do empreendimento segue às normas da ABNT, pois isso garante um procedimento padrão que já foi amplamente discutido e assegura que o edifício tenha maior vida útil", explica Mario William Esper, presidente da ABNT.


Ao total, a ABNT NBR 15575 possui seis partes com recomendações para requisitos gerais, sistemas estruturais, sistemas de pisos, sistemas de vedações verticais internas e externas - SVVIE, sistemas de coberturas e sistemas hidrossanitários. Para auxiliar os profissionais da área, a ABNT desenvolveu o curso Desempenho de edificações habitacionais - ABNT NBR 15575, que aborda todas as partes da norma e pode ser acessado clicando aqui.


Fonte: ABNT/Assessoria Approach Comunicação

V&S Blog.jpg

 Receba notícias atualizadas no seu WhatsApp gratuitamente. 

bottom of page