top of page

VANTAGENS DO FECHAMENTO DE SACADA

O envidraçamento de sacadas oferece muitas vantagens para quem deseja conforto e segurança. A solução ajuda a integrar ambientes, a reduzir os ruídos externos e a proteger o espaço interno contra as intempéries, além de valorizar o projeto.

Reprodução: Anavidro

De acordo com a Associação Nacional de Vidraçarias (Anavidro), associação nacional de vidraçarias, o material é capaz de reduzir a temperatura interna do ambiente em até 5ºC, e também pode ajudar a isolar o som externo em até 20%.


O vidro laminado, por exemplo, pode reduzir o calor e ao mesmo tempo dar uma proteção maior para os móveis dentro da casa, como tapete, cortina, tecidos do sofá e madeiras, de acordo com Joel Alves, designer de interiores e influencer. Além disso, ele afirma que o imóvel ganha mais um ambiente, trazendo visibilidade ao espaço externo e protegendo da chuva e do vento.


Vale destacar a importância que o engenheiro ou arquiteto responsável pelo projeto de sacada tenha que emitir a certificação de responsabilidade técnica sobre a execução do sistema de envidraçamento, mediante laudos técnicos de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) ou Registro de Responsabilidade Técnica (RRT).


A ART determina as obrigações e as responsabilidades do engenheiro, que deve ser habilitado com registro no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA). Já o RRT, assegura a autoridade, as obrigações e as responsabilidades do arquiteto, que deve ter registro no Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU).


“Muita gente acha que envidraçamento de sacada é tudo igual, que só devemos escolher qual empresa vai instalar o produto no meu apartamento. Não é bem assim, o vidro tem diversas diferenças, tanto de qualidade, quanto do tipo”, explica Claudio Mansur, co-fundador e diretor comercial da Casa Mansur Vidros e Soluções.


Reprodução: Anavidro

NORMAS SOBRE O ENVIDRAÇAMENTO


A norma de envidraçamento de sacadas tem como principal objetivo definir quais são os requisitos básicos e os testes aos quais esse material precisa passar. Seja um serviço público ou privado, ele deve possuir uma série de características que garantam desempenho e segurança


A norma técnica ABNT NBR 16259:2014 - Envidraçamento de Sacadas estabelece o seguinte: para o procedimento é necessário utilizar vidros laminados (NBR 14697) ou vidros temperados (NBR 14698), ambos são considerados modelos de segurança.


Também deve-se verificar as complementares, sendo elas:

  • 10821-3 – Esquadrias para edificações;

  • 10821-2 – Esquadrias externas;

  • 15737 – Perfis de alumínio e suas ligas com acabamento superficial: Colagem de vidros com selante estrutural;

  • NM293 – Terminologia de vidros planos e dos componentes acessórios para a sua aplicação.

Todos os requisitos da ABNT NBR 16259 são pensados para oferecer uma proteção parcial em relação a sacada ou varanda.


Existem algumas normas específicas para o trabalho, como a NBR 14718 - Guarda-corpos para edificação, por exemplo, que determina que sempre que o sistema de envidraçamento for feito sobre guarda-corpos, aquele que fabricou o sistema se responsabiliza.


Entretanto, a NBR 16259 define que todos os sistemas devem passar pelo ensaio de resistência a cargas. Inclusive, o envidraçamento de sacadas não funciona como um sistema de guarda-corpo ou mesmo de estanqueidade.


REQUISITOS BÁSICOS PARA O ENVIDRAÇAMENTO


O tipo de vidro que pode ser usado neste espaço se limita ao laminado ou temperado. Além disso, a escolha envolve um estudo aprofundado do espaço. Em síntese, o material escolhido deve seguir um padrão que atende a pressão do vento onde será instalado e, assim, o arquiteto, engenheiro ou outro profissional deve considerar as características do edifício, uma vez que em alguns condomínios residenciais o envidraçamento de sacadas deve seguir um padrão visual.


“É importante prestar atenção na utilização do vidro para o fechamento da sacada, porque vidro não é tudo igual. Hoje, temos vidro de proteção solar, que faz com que esse ambiente se torne mais confortável. Entre os mais utilizados para fechamento de sacada estão os neutros, mais transparentes”, afirma Luciana Teixeira, coordenadora nacional de trade marketing da Cebrace.


Reprodução: Anavidro

AÇÕES PREVENTIVAS PARA INSTALAÇÃO

  • Uso de EPIs – que são os equipamentos de proteção individual (luvas, óculos de proteção, botas e mais);

  • Transporte dos vidros em pilhas, separados por papelão, plástico bolha ou isopor para evitar trincas, arranhões e, no pior dos casos, a quebra de painéis;

  • A análise do perímetro para checar os riscos envolvidos na execução do trabalho;

  • O isolamento da área, em caso de instalação em altura, para evitar queda de objetos;

  • Além disso, recomenda-se que o vidraceiro proteja o piso antes de dar início ao serviço e entregue o ambiente limpo.

Fonte: Cebrace, Anavidro e Divinal Vidros


V&S Blog.jpg

 Receba notícias atualizadas no seu WhatsApp gratuitamente. 

bottom of page