top of page

PARTE 1: CASAS PRÉ-FABRICADAS E SEUS DETALHES CONSTRUTIVOS

Atualizado: 14 de jul. de 2022

*Por Emanuelle Ormiga, sob supervisão da profissional habilitada Stephanie Fazio


Reprodução: ArchDaily

A possibilidade de materializar uma casa através de um sistema de peças fabricadas industrialmente em uma área fora do canteiro final da obra abriu a porta para muitos arquitetos investigarem e experimentarem novos materiais e tecnologias alimentados pela fabricação digital.


A evolução tecnológica no projeto e produção arquitetônica está trazendo mudanças na imagem e construção da arquitetura. Algumas das principais razões para o desenvolvimento crescente dessas indústrias são provavelmente as vantagens que elas oferecem em termos de custos e tempos de produção, além de outros aspectos relevantes, como a baixa exigência de mão de obra ou ainda a possibilidade de minimizar o desperdício.


A incorporação da automação dentro destes processos arquitetônicos também tem desempenhado um papel fundamental: seja na fase de projeto (através da incorporação de softwares paramétricos ou programas que permitem simular o comportamento dos materiais), ou na fase de construção (com fabricação digital utilizando robôs, drones, impressoras 3D ou máquinas CNC), a automação permitiu a melhoria das etapas de desenvolvimento das obras, apresentando vantagens significativas em relação à otimização dos recursos, maior precisão na execução das tarefas e maior controle para a redução de falhas e imprevistos.



A pré-fabricação é uma das formas mais comuns de incorporar métodos digitais e processos no desenvolvimento de um projeto. Através dela, os arquitetos podem ter certos componentes e subsistemas de seus projetos produzidos por fábricas especializadas que serão encarregadas de desenvolvê-los usando ferramentas com um grau mais elevado de tecnificação. Estes componentes serão transferidos para seu destino final, onde serão montados para dar forma à obra.


Os graus de pré-fabricação também variam, desde sistemas produzidos completamente em fábricas, que são então transportados até seu local final em sua totalidade, com sua forma final e até mesmo todos os acabamentos internos e externos ou segmentados em módulos ou peças, até sistemas parcialmente pré-fabricados, que podem então, no canteiro, ser combinados com outros métodos de construção in-loco.


5 PROJETOS DE RESIDÊNCIAS PERMANENTES E TEMPORÁRIAS NA AMÉRICA LATINA


ARGENTINA


Ateliê de madeira/Berzero Jaros

Reprodução: ArchDaily

Localizada em Córdoba, a obra foi pré-fabricada em 2018 em uma oficina e logo montada no local. O sistema de apoio é resolvido por meio de delicadas pranchas que se deslocam pelo terreno, evitando o contato da madeira com a umidade do solo. A estrutura principal de vigas e pilares de madeira rígida foi proposta em Grapia de 3”x4” simplificando o sistema a uma única seção. Toda a estrutura é envolvida por placas fenólicas de 18mm revestidas em Araucária, criando uma superfície contínua sobre a face externa.


Casa em Delta/Matías Cosenza Arquitecto

Reprodução: ArchDaily

À exceção da base, a casa, localizada em Belén de Escobar, foi pré-fabricada em uma fábrica a cerca de 20km de distância, em local de fácil acesso, o que auxiliou o controle e o andamento da obra, pois não estava exposta ao clima. A pré-fabricação foi realizada em 2019 com painéis industriais de madeira do tipo SIP, esses painéis 244x122 são os que modulam toda a casa para evitar desperdícios. São painéis fáceis de transportar devido ao peso e tamanho, além de ter bom isolamento térmico servindo como parede principal. Na fábrica, foi realizada a construção completa da casa e cada painel foi rotulado antes da desmontagem.


Residência Hüga/Grandio

Reprodução: ArchDaily

É uma residência que pode ser instalada em um dia (sem a necessidade de obras preliminares como fundações). Para a fabricação da Hüga em Córdoba, em 2019, foi escolhido um sistema de moldes e formas de polímeros leves, especificamente projetado para poder construir a “casca estrutural” da casa em um tempo de construção muito curto. O tamanho e o peso da casa mobilizou a equipe, para desenvolver junto com especialistas a engenharia para a montagem em carros/caminhões, sua transferência e entrega no lote de destino.


BRASIL


Refúgio São Chico/Studio Paralelo

Reprodução: ArchDaily

A casa, localizada em São Francisco de Paula, foi pensada, em 2007, a partir de uma lógica estrutural simples, com módulos de 1.20 x 1.20m estruturada por perfis metálicos (steel frame) sobre laje em concreto armado. Isso permitiu, por um lado, agilidade na construção – diminuindo o tempo de trabalho em canteiro – e facilitou o controle sobre o processo construtivo, pois a estrutura metálica foi toda executada em um galpão em Porto Alegre, a 100 km do terreno. Depois de duas semanas, todos os módulos de paredes e fechamentos estavam sendo transportados para sua montagem final no terreno.


Minimod/MAPA

Reprodução: ArchDaily

Minimod nasceu de uma lógica sistemática, em Maniqué. Sua portabilidade é essencial para sua flexibilidade externa nômade. Sua produção em série pré-fabricada, em 2013, emprega a tecnologia do sistema steel frame e permite ao cliente a definição de seu programa de necessidades, a escolha dos acabamentos e opções de automação. Dependendo da composição dos módulos, podem-se abrigar diversos usos que vão desde um compacto refúgio de final de semana, pequenos showrooms para eventos, até programas mais amplos e elaborados, como hotéis e pousadas.


*Veja mais exemplos de obras na segunda parte da série (já publicada).


Fonte: ArchDaily

V&S Blog.jpg

 Receba notícias atualizadas no seu WhatsApp gratuitamente. 

bottom of page