top of page

PARTE 2: CASAS PRÉ-FABRICADAS E SEUS DETALHES CONSTRUTIVOS

Atualizado: 14 de jul. de 2022

Veja nessa segunda e última parte da série mais 5 casas pré-fabricadas com métodos digitais da América Latina


*Por Emanuelle Ormiga, sob supervisão da profissional habilitada Stephanie Fazio


Reprodução: ArchDaily

5 PROJETOS DE RESIDÊNCIAS PERMANENTES E TEMPORÁRIAS NA AMÉRICA LATINA


CHILE


Casa Fenix/Equipo UTFSM

Reprodução: ArchDaily

Localizado em Valparaíso, os habitantes puderam propor a distribuição dos espaços para suas casas através de módulos pré-fabricados em escala, devidamente identificados. Posteriormente, os arquitetos interpretaram as necessidades peculiares de cada família, e essas foram consideradas no desenho final. A estrutura principal ficou aparente e foi pré-fabricada em madeira no ano de 2015. Ela fica envolta pelo piso, cobertura e muros, com diferentes materiais locais provenientes da indústria. O envoltório opaco da habitação foi calculado para adaptar-se eficientemente à zona climática específica da latitude da cidade.


Casa Amarela/Alejandro Soffia

Reprodução: ArchDaily

Neste projeto, localizado em Pucon, realizado em 2019, o sistema não foi utilizado apenas no aspecto construtivo da casa, mas também na forma de pensá-la e desenhá-la. “Parte-se da ideia de que a criação de um sistema pré-fabricado que tenha um bom projeto arquitetônico, pode reproduzir essa qualidade quantas vezes forem necessárias, conservando todos os benefícios clássicos da pré-fabricação, como acelerar o processo de construção, ter mais controle sobre a qualidade dos elementos de construção e domínio da redução de custos", afirma Alejandro Soffia, arquiteto.


URUGUAI


Casa Repii/VivoTripodi

Reprodução: ArchDaily

A construção de projetos em locais remotos ou de difícil acesso faz atentar em muitas ocasiões contra o estado natural do lote, o envio de materiais, o controle sobre a obra, entre outras coisas. A construção modular pré-fabricada ajuda a moderar estes fatores, já que a casa se constrói em um entorno fechado, alheio a fatores climáticos, próxima a todo tipo de fornecimento material e, em geral, próximo ao escritório de arquitetura ou ao cliente para logo ser enviada (por caminhão) a seu destino final, o terreno em repouso semi-permanente. A intervenção no terreno em Canelones, no ano de 2018, foi mínima e seu estado natural foi alterado minimamente mantendo sua essência natural.


Casa Luanda/Fábrica de Casas

Reprodução: ArchDaily

Localizada em José Ignacio e construída em 2020 na orla da mata nativa, a casa é quase um objeto, uma caixa que integra à paisagem. A madeira foi escolhida para permitir a sua oxidação de forma natural, é um material que verá o tempo passar sem a necessidade de manutenção e estará modificando sua cor e textura, como a mata nativa.



Casa Solís/Fábrica de Casas

Reprodução: ArchDaily

Construída em Solís, no ano de 2020, com uma equipe especializada, dando valor à otimização entre conforto, qualidade dos acabamentos, tempo e custo. Os materiais utilizados na parte externa, chapas de metal e madeira de ipê não necessitam de nenhum tipo de tratamento ou manutenção, permitindo a passagem do tempo e se transformando sem deterioração.





Fonte: ArchDaily


V&S Blog.jpg

 Receba notícias atualizadas no seu WhatsApp gratuitamente. 

bottom of page