top of page

SUSTENTABILIDADE E ECONOMIA: CASAS BRASILEIRAS QUE USAM ENERGIA SOLAR


Reprodução: ArchDaily

Diante da crise ambiental que vivemos atualmente e da necessidade de mitigar os efeitos das mudanças climáticas, torna-se cada vez mais importante a adoção de fontes de energia limpas e renováveis, como a energia solar, em projetos de arquitetura. Sendo um país com abundância de incidência solar ao longo do ano, o Brasil tem um enorme potencial para aproveitar essa fonte de energia que, ano após ano, tem se tornado uma opção cada vez mais atrativa e viável no cenário brasileiro. Uma das tipologias favorecidas é a residencial, que tem ganhado destaque devido aos inúmeros benefícios que a energia solar pode oferecer tanto aos moradores quanto ao meio ambiente.


Após realizados os estudos sobre o consumo energético e a incidência solar do local, feito por profissionais e empresas específicas da área, a captação da radiação solar para sua conversão em eletricidade é feita através da instalação de painéis fotovoltaicos. Normalmente, eles costumam ser instalados nas coberturas das edificações, porque além de não ocuparem espaço no terreno e alterarem esteticamente as fachadas da residência, o local elevado conta com maior incidência de luz solar e menor sombreamento.


Reprodução: ArchDaily

Reprodução: ArchDaily

E além dos ganhos ambientais, um dos principais benefícios da utilização da energia solar nas casas brasileiras é a economia de energia e, consequentemente, da conta de luz. O Brasil é conhecido por suas altas tarifas de energia elétrica e a adoção da energia solar pode resultar em uma redução significativa ou mesmo na eliminação dos custos com eletricidade. Outro ponto importante a ser considerado é a valorização do imóvel. Casas que possuem sistemas de energia solar tendem a ter um maior valor de mercado, uma vez que essa infraestrutura já está instalada e irá proporcionar economia para os futuros moradores.


No cenário nacional, o próprio governo brasileiro vem incentivando o uso da energia solar através de políticas públicas e programas de incentivo que têm impulsionado ainda mais a adoção dessa tecnologia nas residências. Em 2023, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou o decreto que zera impostos federais para painéis solares até 2026. Além das vantagens financeiras, o governo busca promover uma matriz energética mais limpa e sustentável, reduzindo a dependência de fontes de energia não renováveis no país.

A seguir, conheça cinco projetos de casas brasileiras que empregam energia solar. Ao optar por fontes de energia renovável, os arquitetos e as famílias estão desempenhando um papel ativo na construção de um futuro mais sustentável e responsável.


CASA VÉRTICE - NOMMO ARQUITETOS


Reprodução: ArchDaily

CASA ANIMA - 24 7 ARQUITETURA


Reprodução: ArchDaily

REFÚGIO NO VALE - OAZO + ZANESCO ARQUITETURA


Reprodução: ArchDaily

CASA BAUER - LUIZ PAULO ANDRADE ARQUITETOS


Reprodução: ArchDaily

CASA MUXARABI - STUDIO HELOISA FOGAÇA


Reprodução: ArchDaily

Fonte: ArchDaily


Comments


V&S Blog.jpg

 Receba notícias atualizadas no seu WhatsApp gratuitamente. 

bottom of page