top of page

Suprindo a falta de mão de obra

A construção e o governo estadual unem esforços para gerar mais empregos

Foto/Reprodução: SindusCon-SP
Foto/Reprodução: SindusCon-SP

Para enfrentar a falta de mão de obra qualificada necessária ao atendimento da demanda crescente por obras, o SindusCon-SP tem atuado em diversas frentes. De um lado, promove cursos em sua Universidade Corporativa, forma profissionais em parceria com o Senai-SP, e trabalha com universitários e recém-formados no programa SindusCon-SP na Prática.


De outro lado, a entidade tem promovido cursos com construtoras, o Seconci-SP (Serviço Social da Construção), comunidades e Prefeituras. Com o Instituto Mulher em Construção, capacita mulheres periféricas, muitas delas em situação de vulnerabilidade e violência doméstica, visando sua inserção na construção.


Na semana passada, uma nova frente de atuação foi aberta, em reunião dos dirigentes do SindusCon-¬SP e do Secovi-SP (Sindicato da Habitação) com a secretária Executiva de Desenvolvimento Econômico do Estado, Juliana Cardoso, e a subsecretária de Inclusão Produtiva e Empregabilidade, Mariana Rodrigues.


Decidiu-se acrescentar a construção como alvo de empregabilidade em novas iniciativas de intermediação de mão de obra daquela Secretaria, que busca atender às necessidades das 16 regiões administrativas do Estado.


Também foi discutida a possibilidade de trabalhar em um programa de qualificação dentro das iniciativas do SindusCon-SP, como a oferta de vagas gratuitas nos cursos da Universidade Corporativa, e a disponibilização pela Secretaria de locais para a realização dos cursos mantidos pela entidade em parceria com o Senai-SP.


Parcerias e ações conjuntas como esta, entre a iniciativa privada e o poder público, são relevantes para suprir a falta de mão de obra qualificada e combater o trabalho informal. Significam mais empregos, inclusão de pessoas em situação de vulnerabilidade, oportunidades de realização profissional, mais obras e crescimento econômico.


Fonte: Entre Aspas | SindusCon-SP


V&S Blog.jpg

 Receba notícias atualizadas no seu WhatsApp gratuitamente. 

bottom of page