top of page

SIKA INVESTE R$ 1,7 MILHÃO EM PROJETO SUSTENTÁVEL

A iniciativa, realizada na planta de Lençóis Paulistas (SP), propõe a atualização do sistema de aquecimento nas linhas produtivas das membranas asfálticas


Reprodução: Sika

A Sika, empresa especializada em produtos químicos para construção civil, tem apostado em projetos sustentáveis para minimizar os impactos de suas operações ao meio ambiente. Em 2021, a multinacional instituiu o Comitê de Sustentabilidade para a América Latina. Iniciativa, que reúne lideranças de distintas áreas e países para discutir projetos que melhorem o desempenho da marca em sustentabilidade.

Uma das principais estratégias traçadas foi a revisão das atividades em suas plantas que produzem membrana asfáltica na América Latina e que são intensivas no consumo de energia. Segundo Kleber Bautz, gerente de operações, para amenizar essa questão, foi traçado um projeto, com a participação dos engenheiros responsáveis pelo gerenciamento dessas fábricas e especialistas regionais e globais, para aperfeiçoamento na operação e compartilhamento das práticas de sucesso.


"No Brasil, após um mapeamento do consumo de energia da fábrica localizada em Lençóis Paulistas, em (SP), foi definida a revisão de equipamentos para obter mais eficiência e substituir o combustível utilizado na fabricação dos produtos", completa.


O investimento da marca no país foi de R$ 1,7 milhão com o programa, e propõe a atualização do sistema de aquecimento das linhas produtivas. "Estão sendo instalados novos queimadores, isso permitirá aumentar a eficiência nesse processo com maior controle da temperatura, melhor aproveitamento na queima do combustível e menor perda de calor. Além disso, será substituída a fonte energética de óleo combustível para gás natural, que tem menores emissões causadores de efeito estufa", conta o gerente de operações.


EMISSÃO DE GASES


"Em 2023, o objetivo é reduzir 15% das emissões de gases causadores do efeito estufa relativas comparadas ao ano de 2019. Neste esforço global, o Brasil se destaca. Somente este projeto de Lençóis Paulista nos permitirá reduzir em mais de 1000 t CO2eq as emissões desta planta", diz Bautz,.


Ele complementa que as emissões diretamente controladas pela Sika em todo o Brasil foram de 5,3 mil t CO2eq em 2020. Ou seja, aproximadamente 20% das emissões diretas da marca em 2020 serão evitadas no próximo ano", explica.


A jornada sustentável da marca segue também com outros propósitos, como avaliação do consumo de água nos processos, redução da geração de resíduos e desenvolvimento de produtos, tendo como premissa buscar as melhores alternativas para os clientes e alcançar objetivos favoráveis ao meio ambiente.


Fonte: Sika/Assessoria Dezoito Comunicação

V&S Blog.jpg

 Receba notícias atualizadas no seu WhatsApp gratuitamente. 

bottom of page