No último dia 15, o presidente da Associação Profissional da Indústria de Artefatos de Metais Não Ferrosos no Estado de São Paulo (Siamfesp), Arcangelo Nigro Neto, o vice-presidente, Oswaldo Arouca Neto, o vice-presidente do setor de metais sanitários, Claudio Lourenço Lorenzetti, e o diretor executivo, Celso Davi Rodrigues, se reuniram com o presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Josué Gomes da Silva. O encontro teve o objetivo de apresentar a nova diretoria do sindicato, representada pelo presidente e vice-presidente eleitos, Oswaldo Arouca Neto e Claudio Lourenço Lorenzetti, para a gestão 2023-2027.
Na ocasião, o Siamfesp aproveitou para apresentar quatro pleitos em prol dos segmentos representados e de toda a indústria paulista. Os temas tratados foram:
A alteração do Decreto Estadual para licença e renovação de instalação da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) que foi alterado em 2017 e 2019, gerando um aumento exorbitante no custo das taxas;
Reestabelecimento dos prazos de pagamento do ICMS e ICMS-ST, nos moldes do que era praticado na década de 80, ou seja, 60 dias do mês seguinte ao do fato gerador;
Prorrogação do prazo da desoneração da folha de pagamento e o retorno dos NCMs que eram abrangidos até 2017;
Atualização das faixas de faturamento para o enquadramento das taxas do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) que estão desatualizados há mais de 20 anos.
Esses pedidos somam a outros que a entidade tem levado à Fiesp e aos Governos Federal e Estadual para tornar a indústria mais competitiva e produtiva, dentro de um ambiente concorrencial saudável e sustentável.
Os pleitos foram bem recebidos pelo presidente da Fiesp, que comentou sobre outras questões em defesa da Indústria Paulista e Nacional, como a necessidade da redução dos juros e o lançamento de um pacote de benefícios para a indústria nos moldes que é concedido ao agronegócio.
Mais esclarecimentos e informações podem ser solicitados pelo e-mail siamfesp@siamfesp.org.br
Fonte: Siamfesp
Comentaris