Senai abre vagas para curso de serralheiro de alumínio
- Equipe Contramarco
- 2 de mai.
- 2 min de leitura

O Serviço Nacional de Aprendizagem (Senai) divulgou, em seu site, a abertura e datas para o curso de Qualificação Profissional de Serralheiro de Alumínio, que irá ocorrer em Suzano (SP) e Osasco (SP), no formato presencial.
De acordo com a instituição, a qualificação profissional tem por objetivo realizar a fabricação de esquadrias em alumínio para edificações, utilizando máquinas, ferramentas e instrumentos de medição, seguindo normas técnicas, ambientais, de saúde e segurança no trabalho.
Conhecido por ser uma entidade que visa promover a capacitação de profissionais e o desenvolvimento tecnológico da indústria brasileira, o Senai tem sido fundamental oferecendo cursos técnicos, técnicos semipresenciais, cursos livres e outros serviços, com o objetivo de ajudar a resolver a escassez de mão de obra que tem sido um problema no setor da construção civil.
Abaixo, confira a programação completa do curso divulgado pela instituição:
- Interpretar desenhos técnicos de esquadrias
- Interpretar planta baixa, considerando os tipos de perfis a serem utilizados
- Identificar os tipos de alumínio utilizados na confecção de esquadrias
- Identificar tipologias de esquadrias considerando os tipos utilizados em edificações
- Realizar cálculos de ação do vento em estruturas considerando normas técnicas
- Realizar o planejamento de execução do projeto considerando:
- Medir utilizando instrumentos de medição
- Utilizar máquinas e ferramentas considerando o tipo de trabalho a ser executado
- Realizar cálculos matemáticos utilizados na confecção de esquadrias metálicas
- Realizar operações de usinagem considerando a montagem das esquadrias
- Corte para encaixe da fechadura
- Realizar a montagem e ajuste do conjunto das esquadrias
- Instalar esquadrias no local, conforme planejado
- Demonstrar autogestão
- Demonstrar pensamento analítico
Detalhes e locais
Com uma carga horária de 160 horas, o requisito mínimo para a matrícula é a de que o interessado deve ter no mínimo 18 anos de idade e ter concluído o nível fundamental.
A entidade ainda detalha que, após dois dias do pagamento da inscrição, o aluno deverá comparecer à escola para efetivar sua matrícula e assinar o contrato, portando originais e cópias dos documentos: RG (não é aceita CNH), CPF e comprovante de endereço com CEP e histórico escolar.
A primeira turma terá início no dia 07/06/2025, no sistema presencial, com períodos aos sábados, das 8h às 17h, com o fim das aulas programado para o dia 01/11/2025. Ao todo, o aluno interessado deverá fazer um investimento de R$2.172,00, podendo ser parcelado ou feito à vista. O local será em Osasco (SP), na Rua Ari Barroso, 305.
Já a segunda turma terá início no dia 27/09/2025, também no sistema presencial, com períodos aos sábados, das 9h às 18h. O fim do curso está programado para o dia 28/03/2026, com um investimento de R$2.367,00, podendo também ser parcelado ou à vista. O local será em Suzano (SP), na Rua Ignácio Garcia, 321.
Vale ressaltar que, apesar dos cursos estarem disponíveis apenas em São Paulo, o Senai disponibiliza um check-in de interesse, onde o interessado de outra região ou estado poderá declarar seu interesse para futuras turmas do curso de Qualificação Profissional de Serralheiro de Alumínio que irão abrir futuramente.
Para mais informações ou fazer sua matrícula, clique no link: www.sp.senai.br/curso/serralheiro-de-aluminio/98343
Colaborou: Leonardo Matias Simões (Estagiário)
Comments