Especialistas das construtoras MPD Engenharia e Trisul explicam os benefícios, recomendações e normas para a instalação do material
*Por Emanuelle Ormiga, sob supervisão da profissional habilitada Stephanie Fazio
Uma das vantagens do vidro, quando aplicado às fachadas, é que permite uma maior velocidade na instalação, reduzindo o tempo de exposição dos funcionários, explica Carlos Cristofani, gerente SSMA (Saúde, Segurança e Meio Ambiente) da MPD Engenharia. Além disso, afirma que os clientes, usuários do local, poderão ser beneficiados com iluminação e climatização natural, que promove uma eficiência energética, reduzindo o uso de lâmpadas e equipamentos de ar-condicionado.
Para Roberto Júnior, diretor técnico da Trisul Construtora, o vidro proporciona rapidez da execução da instalação, que se dá pelo ciclo de serviços reduzidos, como revestimento externo em argamassa e pintura, havendo uma maior velocidade de efetuação e maior redução no impacto ambiental, no que diz respeito à sustentabilidade.
NORMA
Os especialistas informam que, de acordo com a norma NBR 7199 – Vidros na Construção Civil, os vidros recomendados para a instalação de fachadas são os de segurança, laminados ou aramados. “O vidro aramado também é considerado de segurança por manter os fragmentos presos à tela metálica em seu interior”, explica o gerente SSMA.
COMO É FEITA A INSTALAÇÃO DE FORMA SEGURA?
“Em compromisso com a qualidade dos serviços fornecidos e com a segurança dos profissionais envolvidos em toda a cadeia da construção dos empreendimentos da MPD Engenharia, a instalação dos vidros é realizada por dentro da edificação, com os instaladores conectados a algum ponto de ancoragem ou linha de vida utilizando trava-quedas retrátil e o içamento do material por guindaste aranha”, afirma Cristofani.
Caso a instalação deva ser feita por fora da edificação, o gerente SSMA recomenda o uso de balancim elétrico para agilizar o processo e proporcionar mais conforto aos funcionários. “A tendência da utilização do sistema de instalação unitizado se dá pela praticidade na instalação e por permitir que seja realizada juntamente com a evolução da estrutura do prédio”, completa.
O diretor técnico da Trisul informa que no sistema stick utiliza-se ventosas para auxiliar na movimentação dos quadros. “No caso dos quadros serem muito grandes utiliza-se além da ventosa uma talha ou guincho elétrico, sempre se atentando às recomendações do técnico de segurança”. O sistema stick ou unitizada em glazing (vidro colado sem perfil aparente) é utilizado geralmente para térreos e fachadas de escritórios corporativos, mas o mais comum é aplicar o sistema Grid (coluna e tampa), onde tem um perfil pelo lado externo do vidro, formando uma grade.
COMO ESCOLHER MATERIAIS DE QUALIDADE?
“Em primeiro lugar, deve-se ter um bom projeto de esquadrias desenvolvido pela consultoria. Em segundo, é necessário contratar empresas que tenham mão de obra e conhecimento sobre o tipo de material a ser instalado. Em terceiro e último lugar, deve-se fazer um acompanhamento passo a passo dessa execução por uma empresa especializada, onde no caso da Trisul, o parceiro consultor que acompanha neste suporte e faz as devidas orientações é a empresa P&S Consultores”, informa Júnior.
Além disso, o diretor técnico afirma que o fabricante das esquadrias deve apresentar os ensaios dos produtos que estão sendo utilizados no empreendimento, conforme o projeto. “Basicamente, estes ensaios são executados em laboratórios específicos”.
QUAIS RECOMENDAÇÕES PARA A INSTALAÇÃO?
Cristofani recomenda que haja uma criteriosa análise de riscos de acordo com as características do local da instalação. “A segurança do profissional e a garantia de que cada item vai ser alocado da forma correta são essenciais”, explica. Além disso, para o manuseio, realizam o uso de equipamentos para içamento e transporte, “sendo a ventosa um item essencial na etapa.”
“Caso a colagem seja feita na obra, o local precisa ser bem arejado e a atividade deve ser exercida com os devidos equipamentos de proteção individuais (EPIs), como máscaras e luvas adequadas. Se houver necessidade, ventiladores poderão ser utilizados para proporcionar um ambiente salutar aos funcionários”, finaliza o gerente SSMA.
Júnior acrescenta que a colagem de vidros com silicone estrutural ou fita dupla-face estrutural devem obedecer aos requisitos das normas NBR 15737 – Colagem de vidro com selante estrutural e a NBR 15919 – Colagem de vidros com fita dupla-face estrutural de espuma acrílica para construção civil, respectivamente.
RANKING INTEC
Para Milton Meyer, CEO da MPD Engenharia, a constante presença da MPD no Ranking Intec das 100 Maiores Construtoras do Brasil atesta o profissionalismo e comprometimento dos colaboradores, parceiros e fornecedores, que buscam o crescimento sustentável da companhia. “Compartilhamos com eles este reconhecimento e, aos nossos clientes, que depositam toda a sua confiança em nosso trabalho, e permitem que nós possamos continuar desenvolvendo novos projetos de qualidade, com inovações tecnológicas e sustentáveis”, finaliza.
“É muito importante a Trisul estar presente como um dos principais nomes do Ranking Intec Brasil, pois é o resultado de muito trabalho com profissionais gabaritados, onde existe um engajamento entre as áreas técnicas internas, para um resultado satisfatório para os nossos clientes”, encerra Júnior.
Fonte: MPD Engenharia e Trisul Construtora
Comments