top of page

SEBRAE LANÇA CURSOS GRATUITOS PARA MEI PELO WHATSAPP


Imagem: Sebrae/Reprodução

O Sebrae lançou, em janeiro, 15 cursos gratuitos para serem acessados por WhatsApp, com curta duração, linguagem simples e muitos emoticons. O conteúdo foi desenhado para atender a microempreendedores individuais (MEIs), mas o Sebrae está trabalhando em quatro cursos voltados para o setor da economia criativa —em breve, o conteúdo também poderá ser acessado por Telegram.


Até agora, a iniciativa já teve 80 mil alunos, valor que considera também o período de testes, realizado no semestre passado. A entidade tem recebido uma média de 10 mil matrículas por semana para a modalidade.


A ideia de oferecer cursos pelo aplicativo de mensagens surgiu da percepção de que o empresário precisa de um canal para aprender e se informar que esteja presente em seu dia a dia, afirma Diego Demétrio, gerente nacional de soluções da instituição. “Foi então que nossos estudos indicaram o WhatsApp como um canal viável para isso”, diz.


“Usando o aplicativo para estudar, o empreendedor elimina barreiras: não precisa entrar no portal, abrir um computador, não precisa do acompanhamento de ninguém. Como o robô fica lá 24 horas por dia, o empresário faz as atividades quando puder, até enquanto estiver esperando em uma fila”, diz.


Além da linguagem e da acessibilidade, outro ponto importante no desenvolvimento dos cursos do Sebrae foram os temas, que abordam entraves do dia a dia do empreendedor —como, por exemplo, como obter crédito.


Quando decide fazer o curso, o aluno entra em uma conversa com um número de WhatsApp e interage com uma ferramenta de inteligência artificial que envia gifs, testes, cards, vídeos e pequenos áudios. Além disso, ele também tem acesso a um material de apoio, como planilhas, para colocar em prática conceitos aprendidos.


À medida que o empreendedor completa as tarefas propostas no aplicativo, recebe mais conteúdo e consegue até ter feedbacks sobre sua performance. Para tirar dúvidas, porém, é necessário recorrer a outro número de WhatsApp, uma central especializada que tem atendimento humano.


Cada curso leva em média duas horas para ser finalizado, com prazo de até 15 dias. A duração média de áudios e vídeos utilizados é de menos de dois minutos, explica Demétrio.


A ideia é que o empresário tenha um aprendizado fluido, que não tome muito tempo do seu dia, e que possa ser realizado no intervalo entre tarefas, afirma Carolina Nunes, consultora educacional do DOT Digital Group, que atuou no projeto com o Sebrae.


Para mais informações e inscrições, acesse: www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursowhatsapp#cursoswhatsapp


Fonte: Folha de S.Paulo

V&S Blog.jpg

 Receba notícias atualizadas no seu WhatsApp gratuitamente. 

bottom of page