top of page

SAINT-GOBAIN GLASS TEM O PRIMEIRO VIDRO DE BAIXO CARBONO DO MUNDO PARA FACHADAS


Foto: Gilles Trillard/Reprodução: Saint-Gobain

A empresa alcançou uma inovação técnica marcante que lhe permite oferecer um novo vidro com o menor carbono incorporado no mercado de fachadas.


O processo industrial foi realizado pela primeira vez por meio de uma produção que combina alto teor de vidro reciclado (cerca de 70% de cacos de vidro) e energia renovável, graças a um esforço substancial da área de pesquisa e desenvolvimento (P&D) e à excelência das equipes industriais da Saint-Gobain Glass.


Como as fachadas representam até 20% da pegada de carbono de um edifício, essa inovação reduzirá significativamente a pegada de carbono da construção e acelerará o desenvolvimento da economia circular.


A inovação da Saint-Gobain Glass ecoa a primeira produção zero carbono (veja quadro abaixo) concluída em maio de 2022 em sua fábrica de Aniche, na França, o que permitiu à empresa ajustar significativamente seus processos de fabricação e expertise.


QUADRO

• Escopo 1 = emissões diretas (energia e processos)

• Escopo 2 = emissões indiretas relacionadas às energias fornecidas (eletricidade, aquecimento, etc.)


EM BREVE, NO PORTFÓLIO


Na França, a empresa está agora integrando produtos de baixo carbono em seu portfólio de soluções para fachadas, começando com a linha de vidros de controle solar Cool-Lite Xtreme, sem comprometer o desempenho técnico ou estético.


Os novos produtos utilizarão um vidro com pegada de carbono estimada de apenas 7kg CO² eq/m² (para um substrato de 4mm). Este novo vidro de baixo carbono será combinado com a tecnologia de revestimento Cool-Lite Xtreme existente, que já reduz drasticamente as emissões de carbono geradas pelo consumo de energia em um edifício, graças ao seu alto desempenho em termos de entrada de luz natural, controle solar e isolamento térmico.


Como resultado, a nova linha oferecerá a menor pegada de carbono do mercado, com uma redução de cerca de 40% em comparação com os produtos de linha básicos da empresa, disponíveis no mercado europeu.


Os dados ambientais detalhados serão verificados e documentados por meio de Declarações de Produtos Ambientais (DAPs) — Environmental Product Declarations (EPDs) ou FDES na França — emitidas por entidades reconhecidas. Atualmente, a documentação está em desenvolvimento e com disponibilidade programada para o início de 2023.


FACHADAS DE BAIXO CARBONO EM EDIFÍCIOS


Como demonstração antecipada do entusiasmo do mercado, três grandes parceiros do ramo imobiliário francês — Bouygues Immobilier, Icade Santé e Nexity — já se comprometeram a usar vidro Cool-Lite Xtreme de baixo carbono em seus projetos:


• A Bouygues Immobilier irá implementá-lo no edifício de escritórios Kalifornia (Hauts-de-Seine, França)

• A Icade Santé vai instalá-lo no Elsan Group Polyclinique du Parc em Caen (Calvados, França)

• A Nexity irá usá-lo na reestruturação do edifício Carré Invalides (Paris, França).


Esta iniciativa pioneira é um primeiro passo para uma oferta de baixo carbono expandida nos diferentes mercados da Saint-Gobain Glass. E está totalmente alinhada com a estratégia “Grow & Impact” do Grupo Saint-Gobain, em particular no processo de obter a neutralidade de carbono até 2050.



V&S Blog.jpg

 Receba notícias atualizadas no seu WhatsApp gratuitamente. 

bottom of page