Após a publicação das contas anuais de 2022, Eckhard Keill, diretor único da Roto Frank Holding AG, afirmou que todas as três divisões do Grupo Roto, especializado em componentes de sistemas para a indústria da construção “superaram o mercado”. A marca até conseguiu o feito no quarto trimestre de 2022, um período em que a confiança do consumidor caiu para mínimos históricos e a inflação disparou para níveis sem precedentes. O grupo alcançou um faturamento consolidado de US$ 953 milhões, representando um crescimento de 7,2% em relação ao ano anterior. O volume de negócios aumentou mais de um terço em três anos.
EXPECTATIVAS SUPERADAS
Em 2022, a Roto Frank Fenster - und Türtechnologie (Roto FTT) investiu em uma série de medidas destinadas a atualizar seus produtos e portfólio, bem como expandir significativamente seus serviços digitais ao cliente. Quase todas as regiões de vendas do grupo tiveram crescimento de faturamento. O Nordeste da Europa, o Sul da Europa e as Américas do Norte e do Sul registaram as maiores taxas de crescimento, mas o crescimento do volume de negócios também superou as expectativas no mercado alemão.
A Roto Frank Dachsystem-Technologie (Roto DST), que deu sinal verde para o lançamento no mercado da nova janela de telhado plano Roto OnTop, expandiu sua gama de produtos e capacidade de produção em 2022. O faturamento da Roto DST também foi maior do que figura o ano anterior. Um aumento considerável foi alcançado na Áustria e na Itália.
Ao longo do ano, a Roto Frank Professional Service (RPS) adicionou novos parceiros e filiais à rede Service Friends. Como resultado, a divisão de serviços experimentou um enorme crescimento de 50% em comparação com o ano anterior.
EXERCÍCIO DE RESTRIÇÃO
No momento, Keill continua otimista sobre o primeiro trimestre do ano novo. A queda na demanda no início do ano foi menos extrema do que o esperado. “No entanto, é muito cedo para dar tudo certo.” A Roto está ‘permanecendo cautelosa’ e contando com seu relacionamento próximo com os clientes para poder responder rápida e adequadamente a quaisquer mudanças importantes nas condições de cada mercado. Todas as três divisões foram liberadas para fazer os investimentos necessários para atender às necessidades atuais de seus clientes e conquistar clientes com seu desempenho. “O bom resultado do ano passado criou a liberdade financeira necessária para isso.”
CRESCIMENTO GARANTIDO
Keill anunciou que as recentes aquisições e novas subsidiárias são suficientes para garantir o crescimento contínuo do faturamento neste ano. Mas, além da rotatividade do grupo, existem muitas outras metas que precisam ser alcançadas para desenvolver ainda mais a viabilidade futura do grupo. “Por exemplo, a Roto possui uma estrutura de avaliação robusta, que é usada para avaliar a sustentabilidade de nossa produção e ações”, diz.
OS PREÇOS DOS MATERIAIS REDUZEM OS LUCROS
Se o Grupo Roto tem algum motivo de preocupação, são os lucros gerados pelas atividades comerciais, diz Keill. A Roto tentou evitar o aumento de preços como forma de “repassar” os aumentos de preços de materiais, alguns dos quais dramáticos, em 2022. A marca tentou “encontrar um bom equilíbrio”. O aumento dos níveis de estoque ajudou a absorver alguns dos aumentos de preços.
Keill descreve a abordagem voltada para o futuro que foi adotada: “No futuro, a Roto continuará a evitar qualquer coisa que possa enfraquecer a estabilidade e a confiabilidade do grupo em sua essência”. “Vamos explorar o impacto da digitalização na redução de custos e melhorar a flexibilidade da organização em áreas onde beneficia os clientes das três divisões.” Ele está, portanto, pessoalmente muito otimista de que, depois de enfrentar os desafios atuais, a Roto sairá mais forte do outro lado.
OS RISCOS NÃO SÃO UMA AMEAÇA À SOBREVIVÊNCIA
Quando perguntado sobre suas expectativas para o ano atual, Keill resume os fatores influentes mais importantes da seguinte forma: “O desenvolvimento do Grupo Roto está fortemente ligado à situação econômica geral nos mercados de vendas relevantes. Estamos, portanto, preocupados com a possível escalada de conflitos internacionais. A confiança do consumidor pode ser perdida em outros mercados importantes”. Ao mesmo tempo, os preços das matérias-primas, especialmente do aço e do zinco, têm grande impacto nos custos de produção e nos lucros. “Situações voláteis como as que ocorreram podem nos impossibilitar de cumprir nossos planos. Isso também é verdade para 2023.”
Aumentos adicionais no preço das matérias-primas podem fazer com que os custos dos materiais aumentem ainda mais do que o planejado. “Como é de conhecimento geral, os altos custos de energia estão elevando o preço do vidro e do PVC. A madeira continua cara como está”. Essa situação é agravada pela perda de mão de obra qualificada, que também está impactando a indústria de elementos de construção. A falta de capacidade dos comerciantes, bem como a queda na construção residencial, podem ter um impacto negativo no volume do mercado de fachadas e janelas de sótão, por exemplo na Alemanha, no setor de reformas. No entanto, o Grupo Roto ainda espera ver um ligeiro aumento no volume de negócios e uma situação de lucro estável em 2023.
Fonte: Glass Magazine
Comments