top of page

RETROFIT TRANSFORMA APARTAMENTOS ANTIGOS

Apartamento Monet, em Santos, traz sofisticação e integração em um imóvel compartimentalizado dos anos 80


Divulgação: Retrofit Imóveis/RM Comunicação


Prática muito comum em países da Europa, o retrofit de imóveis ganha mercado em cidades com arquitetura antiga do país, como Rio de Janeiro e São Paulo, destaque para Santos, litoral paulista. Isso porque é a cidade mais verticalizada do Brasil e tem escassez de terrenos para novos empreendimentos, o que encarece o valor do metro quadrado em lajes de empreendimentos novos. 


Em bairros nobres, por exemplo, já não há muitas opções de novos e sim apartamentos antigos com grande potencial que precisam de reforma e modernização. Por esse motivo, o retrofit ganhou força como uma solução para quem busca conforto e exclusividade em imóveis mais amplos, com pé direito maior e em localizações privilegiadas. 


É o caso do apartamento Monet, da Retrofit Imóveis, empresa que nasceu há três anos especializada na aquisição, reforma e venda de apartamentos antigos. Localizado no Gonzaga, uma das regiões mais procuradas de alto padrão em Santos, o imóvel possui 250 m², um por andar, e foi todo reformado e modernizado para atender as necessidades da família atual. Originalmente datado da década de 70/80, além da decoração com muita madeira, é a renovação da planta que mais chama a atenção. 


“O grande destaque do projeto de retrofit no apartamento Monet foi a integração da área de convivência. Antigamente, tinha-se o costume de ter ambientes setorizados como, por exemplo, a copa, a sala de estar e a sala de jantar. Hoje, temos esses ambientes integrados, para quem gosta de receber e ter tempo de qualidade com a família. Também criamos mais uma suíte onde era uma sala menor isolada, levamos toda a tubulação hidráulica para criar um banheiro que não existia. A cozinha eu deixei com a integração opcional, pois alguns casais possuem funcionários e preferem privacidade”, explica Tiago Caligiuri, arquiteto responsável e sócio idealizador da Retrofit Imóveis. 


DESIGN E AMBIENTES MINIMALISTAS 


O apartamento Monet foi pensado para uma família de mais de quatro pessoas e traz a essência de um lar contemporâneo. Logo na entrada, painéis de madeira até o teto trazem sofisticação ao hall, que conta com elevador privativo. A área integrada possui mesa de jantar para dez lugares, com um armário amplo invisível em madeira, mais parecendo um painel decorativo com nicho preto que se destaca no ambiente. A área de convivência traz móveis modernos e assinados em tons neutros, contrastando com paredes em tom de verde que sobe ao teto sutilmente, diferenciando os ambientes.  


A área íntima conta com quatro suítes e cinco banheiros, todos amplos, com móveis planejados. A ampla cozinha equipada integrada com a lavanderia completa o projeto. 


ATUALIZAÇÃO DE PONTA A PONTA 


Sócios RM Comunicação
Sócios da Retrofit: Tiago Caligiuri, Dauno Teixeira e Giancarllo Chiaratti/Henrique Ogata

Nos apartamentos antigos, o desafio vai além do projeto arquitetônico. Toda a parte de infraestrutura foi atualizada. “Nesses apartamentos antigos, a fiação é ainda feita por conduítes de ferro, disjuntores antigos, a prumada hidráulica é de ferro, então trocamos e modernizamos tudo”, conta Caligiuri. 


Além disso, há a atualização dos pontos de ar-condicionado split em todos os ambientes, instalação de internet e carregador para carros elétricos na garagem. 


Fontes: Retrofit Imóveis/RM Comunicação

Commenti


V&S Blog.jpg

 Receba notícias atualizadas no seu WhatsApp gratuitamente. 

bottom of page