top of page

RAFAEL RIBEIRO, PRESIDENTE ELEITO DA ABRAVIDRO, DISCURSA NA CERIMÔNIA DE POSSE

O líder e os demais eleitos assumem os cargos no próximo dia 1º de junho


Reprodução: Abravidro

Em cerimônia realizada no dia 19 de maio, na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), na capital paulista, foram oficializados os nomes que comporão o novo quadro diretivo da Associação Brasileira de Distribuidores e Processadores de vidros Planos (Abravidro) para o triênio 2023-2026. Rafael Ribeiro, que, assim como os demais eleitos, só assumirá o comando da entidade a partir do dia 1º de junho, fez o seu primeiro discurso como líder da principal entidade do setor vidreiro nacional.


Em sua fala, Ribeiro agradeceu pelo prestígio dos presentes para o momento, o que para ele demonstrou a importância que a Abravidro tem para o setor. Ele também destacou o trabalho da gestão de José Domingos Seixas, na qual esteve como segundo-vice-presidente e, além de reconhecer os avanços conquistados, atentou para o desafio de dar prosseguimento à evolução obtida pelos seus antecessores.


Entre as pautas da gestão anterior, ele se comprometeu a dar continuidade à iniciativa criada de abrir grupos de trabalho para o desenvolvimento de assuntos específicos. Na visão do presidente eleito, esses grupos serão compostos por diretores familiarizados com os temas a serem debatidos, proporcionando assim maior participação da diretoria na gestão dos interesses da Abravidro.


Como líder da nova diretoria, também se comprometeu a pautar suas ações sob três bases. “Equilíbrio para ponderar todos os argumentos e agentes envolvidos em qualquer decisão. Respeito à entidade, aos associados, às demais entidades do setor e a todos os elos da cadeia vidreira. E comprometimento com essa responsabilidade assumida até o final do mandato.”


IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO NO ASSOCIATIVISMO


Valendo-se das experiências como atual presidente do Sindicato das Indústrias de Vidros, Cristais, Espelhos, Cerâmica de Louça e Porcelana no Estado do Rio Grande do Sul (Sindividros-RS) e membro da diretoria da Abravidro, o novo dirigente salientou a importância de o setor ir ao encontro das suas soluções para não se posicionar como um mero dependente das ações do governo.


Disse ele: “Entendo que não podemos esperar por soluções vindas dos governos, nem em relação à legislação, nem em relação à fiscalização. Precisamos promover a discussão interna a respeito da cadeia de impostos do nosso setor”. O imposto monofásico poderia estar entre as pautas: “Por que não discutir?”.


Outro ponto de destaque no discurso do líder é a participação dos agentes do setor – usinas, distribuidores e processadores – para a garantia do respeito às normas e a ética na comercialização. “Guardado o devido respeito às normas de compliance, precisamos pensar juntos no desenvolvimento do mercado vidreiro de forma a possibilitar o bom e sustentável desempenho e crescimento de cada elo na cadeia de fornecimento.”


Finalizando, ele optou por deixar uma mensagem de incentivo e de provocação aos sucessores que hoje ocupam posições de gestão nos negócios familiares. “Participem do associativismo! Comecem a frequentar e a se interessar pelas reuniões das entidades da sua região. Colaborem com as discussões.”


Para haver renovação, como no caso das diretorias, é preciso que todos se engajem nessa causa, o que inclui os empresários atuais que não participam das entidades. “É na participação nas entidades regionais o primeiro passo para que uma renovação possa se viabilizar. Sem a sua parcela de dedicação a uma causa maior, isso dificilmente irá acontecer”.


Fonte: Abravidro


V&S Blog.jpg

 Receba notícias atualizadas no seu WhatsApp gratuitamente. 

bottom of page