top of page
Equipe Contramarco

QUAL VIDRO PROPORCIONA REFLEXÃO E RETENÇÃO DE CALOR?


Fachada de vidro e placas de ACM
Divulgação: PKO Vidros

O vidro Low-E é uma solução de controle solar de alta performance, indicado para locais que sofrem tanto com o clima frio quanto com a forte incidência do sol. Low-E significa baixo emissivo (capacidade de um material trocar energia), característica que as indústrias criaram para a solução para garantir maior eficiência energética.


Um dos seus lados apresenta um revestimento super fino de metais e óxidos metálicos, que proporciona emissividade de calor reduzida. Com isso, o objetivo é refletir os raios ultravioletas, impedindo a troca de temperatura – o que torna a peça ideal para oferecer condições de energização. O modelo agrega duas funções importantes: reflexão do calor em dias ensolarados e, pela característica da baixa emissividade, retém o calor dentro da edificação. 


“É um vidro desenvolvido para lugares que possuem gradiente de temperatura entre as estações muito elevado. Ele proporciona economia, luminosidade e redução da entrada de calor e manutenção do ar quente em casa. É a solução ideal para edificações mais sustentáveis e de alto padrão”, afirma a PKO Vidros, beneficiadora de vidros que atua com construção civil, esquadrias e arquitetura.


COMO FUNCIONA?


Quanto menor a emissividade (troca de energia) de um material, menor será a taxa de transmissão de calor e vice-versa. Frequentemente, objetos de alta refletividade possuem emissividade baixa; e objetos com cores mais escuras possuem emissividade alta. 


Para trazer baixa emissividade ao vidro Low-E, a indústria recorreu à aplicação de metais para revesti-lo. No método mais comum da fabricação do vidro Low-E, o revestimento – geralmente óxido de zinco ou óxido de estanho – é aplicado no final da produção. Com isso, o vidro consegue minimizar a incidência da luz radiação ultravioleta (UV) e raios infravermelhos (IV) sem bloquear a luz visível e natural que está sendo transmitida para o local. 


“Os vidros Low-E não podem ficar expostos às ações de intempéries e de agentes químicos, pois podem se deteriorar com o passar do tempo. Como existem diferentes processos de fabricação, a orientação é que o consumidor consulte o fornecedor do vidro acerca dos cuidados necessários para instalação e manutenção”, informa a empresa. 


Fonte: PKO Vidros

Comments


V&S Blog.jpg

 Receba notícias atualizadas no seu WhatsApp gratuitamente. 

bottom of page