top of page

A importância dos parafusos e roscas especiais na construção civil


Foto: Reprodução/ Pexels 
Foto: Reprodução/ Pexels 

Desenvolvidos com características únicas e fabricados de acordo com as necessidades de cada cliente ou projeto, os parafusos e roscas se destinam a equipamentos considerados especiais e se caracterizam por um corpo diferente, uma composição reforçada e outros aspectos que fogem do padrão. 


Na diversidade de modelos dos parafusos, existem peças fabricadas em inox, peças galvanizadas, peças de metal, plástico, cobre, ferro e outras matérias-primas. Com isso, para cada equipamento há uma indicação exata.


Já as roscas especiais são projetadas para atender a necessidades específicas de aplicação. Elas podem ter formas, perfis ou passos diferentes, e são desenvolvidas para situações particulares onde outros tipos de roscas não seriam adequadas.


Diferenças entre parafuso comum e o especial


Essencialmente, todo parafuso serve para fixar, unir e montar uma ampla variedade de materiais e estruturas. No entanto, os modelos especiais são chamados dessa forma devido ao processo de fabricação que se adapta para equipamentos nos quais os parafusos comuns não atendem os requisitos de aplicação.


Entre as vantagens, destacam-se: composição diferenciada (produtos de melhor qualidade são feitos em aço inoxidável, por exemplo); formato personalizado; confecção de acordo com a aplicação; e processo personalizado na fabricação.


Diante disso, um fabricante de parafusos especiais se preocupa não apenas com o corpo diferenciado do parafuso, mas também com o tipo de rosca, os furos e as dimensões da cabeça, de modo que tudo se encaixe perfeitamente no equipamento ao qual se destina.


Tipos de parafusos especiais


Parafuso francês: muito utilizado na fixação de metais em madeira, possui uma cabeça em formato de cogumelo, acompanhada de uma seção quadrada logo abaixo. Esta seção permite o travamento do parafuso quando colocado em furos quadrados ou redondos em madeiras. 


O parafuso francês pode ter sua rosca parcial, com parte do seu corpo formado por uma haste lisa, ou rosca inteira, onde há modelos com e sem porca sextavada, é um elemento de fixação bastante versátil e utilizado por indústrias, cooperativas agrícolas, construção civil e outros setores.

FOTO: Reprodução/ CRV Parafusos
FOTO: Reprodução/ CRV Parafusos

Parafuso sextavado: é um tipo de fixador com uma cabeça de formato hexagonal. Essa característica permite o uso de ferramentas como chaves de boca ou soquetes, facilitando o aperto e desaperto em diferentes tipos de superfícies. 


Ele pode ser encontrado em diversos materiais, como aço carbono, aço inoxidável e até ligas especiais, dependendo da necessidade. A principal vantagem desse tipo de parafuso está em sua durabilidade, por ser resistente ao torque, que o torna bem requisitado em obras mais robustas e que necessitam de alta pressão no aperto.


FOTO: Reprodução/ Boltinox
FOTO: Reprodução/ Boltinox

Parafuso allen: também conhecido como parafuso sextavado interno, ele tem como principal função fixar diversos tipos de itens através de uma fenda hexagonal. Sua fenda está localizada na parte interna, mais especificamente na cabeça ou haste do parafuso. 

É ideal para aplicação em locais com pouco espaço para manuseio, como maquinários, motores e peças. Na hora de fixá-lo, para que fique realmente apertado, é essencial usar a chave hexagonal, também popularmente tida como chave allen.

FOTO: Reprodução/ CRV Parafusos
FOTO: Reprodução/ CRV Parafusos

Parafuso para madeira: Este fixador é produzido particularmente para atuar em superfícies de madeira, cada peça é feita em metal resistente, já que o material é rígido e necessita de muita pressão para fixar as peças corretamente. Além disso, os parafusos com essa demanda têm a cabeça chata, sendo plana para permitir que a peça penetre no furo e permaneça abaixo da superfície depois de fixada. 


São responsáveis por unir itens e garantir firmeza às instalações. Geralmente são usados na montagem de móveis, objetos diversos, instalações de madeiras, portas, janelas e portões.

FOTO: Reprodução/ Parafuso Fácil 
FOTO: Reprodução/ Parafuso Fácil 

Parafuso autoatarraxante: Ao contrário dos tradicionais, que requerem uma pré-perfuração no material antes da fixação, os parafusos autoatarraxantes são capazes de criar sua própria rosca à medida que são inseridos, eliminando a necessidade de uma etapa de pré-perfuração. 


É um modelo que possui uma ponta afiada e uma rosca especial projetada para perfurar e cortar o material enquanto é inserido. Na construção civil, ele é empregado em uma variedade de aplicações, incluindo estruturas metálicas, telhados, decks e revestimentos.7


FOTO: Reprodução/ Boltinox
FOTO: Reprodução/ Boltinox

Parafuso autobrocante: ele leva esse nome por sua capacidade de perfurar, atarraxar e vedar em uma única operação. Tais características fazem dele um poderoso e completo fixador para os mais diversos tipos de instalações, sendo amplamente utilizado na construção civil e na construção a seco. É aplicado em fixação de coberturas e telhas, montagens de paredes divisórias, paredes drywall, placas de gesso, forros, estruturas metálicas, chapas e perfis metálicos e também em madeiras com aço e alumínio.

FOTO: Reprodução/ Inox-par
FOTO: Reprodução/ Inox-par

Tipos de roscas especiais


Rosca trapezoidal: tendo o perfil em forma de trapézio, ela é utilizada principalmente em aplicações que exigem movimento linear e transmissão de força, como em mecanismos de ajuste, posicionamento e movimentação. 


Esse modelo é caracterizado pelo ângulo de 30 graus entre os lados do trapézio e pela sua capacidade de autotravamento, o que significa que a rosca tende a permanecer na posição em que foi ajustada, mesmo sem a aplicação de força externa. É usada em fusos de máquinas, sistemas de ajuste em impressoras 3D, mecanismos de posicionamento em máquinas CNC e equipamentos de elevação.

FOTO: Reprodução/ Tubo Aço 
FOTO: Reprodução/ Tubo Aço 

Rosca quadrada: conhecida por seu perfil de forma quadrada e ângulos retos, essa configuração a torna ideal para aplicações que requerem uma alta resistência a cargas pesadas e torques elevados. Embora menos comum em comparação com outros tipos de roscas, esse modelo é frequentemente utilizado em equipamentos e máquinas robustas. 


Composta por um fuso com uma porca correspondente, que se movimenta ao longo do fuso quando este é girado, essa movimentação linear é utilizada principalmente para realizar o deslocamento preciso de componentes em máquinas e equipamentos.


FOTO: Reprodução/ Soluções industriais
FOTO: Reprodução/ Soluções industriais

Roscas soberba: projetada especialmente para fixações em materiais como madeira, sua forma e design exclusivos permitem uma fixação segura, evitando danos ao material ao mesmo tempo em que proporciona uma aderência firme. Disponível em uma variedade de formatos de cabeça, a rosca soberba é uma escolha popular em projetos de carpintaria e construção. 


Ela se destaca pela sua capacidade de criar a própria rosca no material em que é fixada, proporcionando uma fixação mais forte e segura. Geralmente, os parafusos com esse modelo são fabricados em materiais como aço carbono, aço inox ou aço liga, o que garante boa resistência à corrosão e desgaste. 

FOTO: Reprodução/ Troiagas 
FOTO: Reprodução/ Troiagas 

Rosca dente de serra: com perfil em forma de serra, com lados inclinados, ela é usada para que o parafuso resista a forças altas. Tem um perfil assimétrico, o que a torna adequada para o suporte de cargas axiais unidirecionais extremamente elevadas. Estes fusos roscados em dente de serra são normalmente utilizados como roscas de transmissão final para a abertura de vãos.

FOTO: Reprodução/ Projetec
FOTO: Reprodução/ Projetec


Colaborou: Leonardo Matias Simões (Estagiário). Com informações dos sites: Boltinox; CRV Parafusos; JW Engenharia; e Inox-Par



V&S Blog.jpg

 Receba notícias atualizadas no seu WhatsApp gratuitamente. 

bottom of page